Reciclar significa reaproveitar resíduos que antes seriam despejados na natureza. Cada material possui suas possibilidades de reuso e processos para este fim.
A reciclagem faz parte do conjunto: Reduzir, Reutilizar e Reciclar. Porém, podemos ir mais além com o desenvolvimento de mais 4R´s:
- Repensar nas nossas atitudes diárias que favoreçam o meio ambiente.
- Reintegrar os restos orgânicos à natureza pela compostagem.
- Reparar um produto estragado ou quebrado, a qual poderá trazer economia para o bolso e de impactos negativos ao meio ambiente.
- Recusar produtos que prejudicam o meio ambiente.

E é pensando exatamente nesse contexto, que na UNIFESP temos o projeto chamado UNIFESP RECICLA, que faz a gestão dos resíduos gerados no campus. Para os resíduos orgânicos são realizados a compostagem, já os resíduos recicláveis são encaminhados para uma cooperativa em Diadema.

Contato: MIRIAN CHIEKO SHINZATO
E-mail: mirianshinzato@hotmail.com

FEEDBACKS E INFORMAÇÕES SOBRE O PROJETO:

O Projeto atingiu em média 20 pessoas da comunidade externa, tendo uma estimativa de participação de 10 pessoas em situação de vulnerabilidade social. Da comunidade Unifesp teve participação de muitos estudantes de graduação, alguns estudantes de pós, equipe de docentes e também alguns técnicos em assuntos estudantis.

"Diante das dificuldades e limitações trazidas pela Pandemia, acredito que os resultados sejam bastante satisfatórios, uma vez que conseguimos realizar oficinas online e ainda atingir o público-alvo do projeto, ou seja, pessoas das comunidades de Diadema. Isso só foi possível graças à parceria realizada com a ONG Rede Cultural Beija-Flor onde realizamos oficinas presenciais de compostagem. Também participamos do Perifa Sustentável ? Ação socioambiental no Parque da consciência Negra."

Confira as fotos do projeto

2png.png
12496012_913087395474527_5834756179420379546_o.jpeg