Vídeo aulas são ferramentas de apoio para a divulgação de material acadêmico teórico e prático nas diversas áreas do conhecimento, sem, entretanto, substituir as aulas presenciais disponíveis na Universidade. O objetivo deste trabalho é a elaboração de vídeo aulas pelos alunos de graduação dos cursos de Ciências Biológicas e Farmácia e Bioquímica Integral da UNIFESP - campus Diadema, na Unidade Curricular (U.C.) Biologia Celular. A criação de uma página na Web onde serão disponibilizados gratuitamente esses vídeos proporcionará um ambiente de registro e de fácil acesso a esses materiais. Esta metodologia possibilitará a disseminação do conhecimento produzido pela Universidade na internet.

Resultado Esperável: No primeiro semestre letivo de 2019, na U.C. Biologia Celular para os cursosde graduação Ciências Biológicas e Farmácia e Bioquímica Integral, realizamos uma atividade onde os alunos desenvolveram vídeo aulas dos assuntos ministrados no decorrer da unidade curricular e apresentaram em sala de aula no fim do semestre. O material apresentado estava muito bem elaborado, original e didático. Os alunos têm facilidade em manusear ferramentas disponíveis na internet e também programas específicos para criação de vídeos. Visto isso, decidi que este poderia ser um material didático de boa qualidade e acessível para a comunidade, desde que fosse disponibilizado gratuitamente em uma página da Web. Acredito que, com a experiência que obtive no ano anterior, um ótimo material áudio visual será elaborado e disponibilizado na internet, podendo ser utilizado como recurso didático e ferramenta de ensino para alunos e Professores de cursos de graduação na área biológica de diferentes Instituições de Ensino Superior.

Responsável: Carla Cristina Lopes de Azevedo
Contato: cclazevedo@unifesp.br

FEEDBACKS E INFORMAÇÕES SOBRE O PROJETO:

O Projeto atingiu em média 1000 pessoas da comunidade externa.
Da comunidade Unifesp teve participação de muitos estudantes de graduação (165), alguns estudantes de pós, equipe de docentes e também alguns técnicos em assuntos estudantis.

"Devido à pandemia, as aulas da graduação foram ministradas de forma remota. Por isso, não conseguimos desenvolver as vídeo aulas com os alunos de graduação, já que são necessários grupos de estudo, utilização de laboratório de informática e encontros de trabalho presenciais para desenvolvimento do projeto"