PEPLES - Programa de Estudos e Pesquisas da Libras e Educação de Surdos

Esse programa pretende agregar, articular e potencializar as ações que envolvem a Libras e Língua Brasileira de Sinais, a educação de Surdos e a formação de professores no que tange o escopo desta proposta. Além disso, fomentar o desenvolvimento de projetos de extensão e pesquisa que envolva a Unifesp em parceria com outras instituições e atender a demandas externas e internas, da Universidade, de estudos, pesquisas e formação inicial e continuada de professores e profissionais de outras áreas de conhecimento, que estejam envolvidos com a comunidade Surda. O programa pode se beneficiar das experiências e da prática dos diversos projetos que veem sendo desenvolvidos nesta área, tais como: o Curso de Extensão de Libras que, desde 2015, está sento realizado no campus Diadema, da Unifesp e tem o objetivo de capacitar profissionais de diversas áreas com o aprendizado da Libras; as Unidades Curriculares de Introdução à Libras e Libras e Educação de Surdos, do Curso de Ciências e Licenciatura, as quais possuem projetos de extensão curricularizados, conforme a Lei Federal no 13.005/2014; o ESC ¿ Encontro dos Surdos com as Ciências, na sua quinta edição, é um evento que tem o objetivo de promover a acessibilidade da comunidade surda à conhecimentos das áreas da ciência; o Pibid - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência desenvolvido nas classes de Surdos do Ensino Fundamental II, na EMEE Olga Benário Prestes, em Didema; o Curso de Leitura e Escrita para Surdos; Banca da Ciência; dentre outros.

Objetivos:

Proporcionar aos participantes o contato com a Língua Brasileira de Sinais, e com a comunidade surda;

Conscientizar as pessoas sobre a importância da difusão da Libras para a promoção da acessibilidade dos surdos;

Conhecer aspectos culturais, históricos e psico-sócio- antropológicos dos surdos e da sua comunidade;

Contribuir para a qualificação dos profissionais da área da educação que atuam com Surdos ou que tem a intensão de atuar futuramente;

Discutir conceitos que envolvem a área da Libras e da Surdez; Ampliar a difusão da Libras, conforme Decreto n¿ 5626/2005.

Resultado Esperável: Este curso destina-se preferencialmente aos alunos, professores e funcionários da Unifesp-Diadema, alunos, professores e funcionários de outros campi da Unifesp professores da rede pública e comunidade em geral. Espera-se que o projeto em sua amplitude beneficie diretamente cerca de 500 pessoas e indiretamente, um número inestimável de pessoas da comunidade surda. Diante disso esperamos que esse programa possa contribuir com a qualidade da educação de Surdos.

Responsável: SILVANA ZAJAC
E-mail: silvana.zajac@unifesp.br