Esse programa pretende agregar, articular e potencializar as ações que envolvem a Libras e Língua Brasileira de Sinais, a educação de Surdos e a formação de professores no que tange o escopo desta proposta. Além disso, fomentar o desenvolvimento de projetos de extensão e pesquisa que envolva a Unifesp em parceria com outras instituições e atender a demandas externas e internas, da Universidade, de estudos, pesquisas e formação inicial e continuada de professores e profissionais de outras áreas de conhecimento, que estejam envolvidos com a comunidade Surda. O programa pode se beneficiar das experiências e da prática dos diversos projetos que veem sendo desenvolvidos nesta área, tais como: o Curso de Extensão de Libras que, desde 2015, está sento realizado no campus Diadema, da Unifesp e tem o objetivo de capacitar profissionais de diversas áreas com o aprendizado da Libras; as Unidades Curriculares de Introdução à Libras e Libras e Educação de Surdos, do Curso de Ciências e Licenciatura, as quais possuem projetos de extensão curricularizados, conforme a Lei Federal no 13.005/2014; o ESC ¿ Encontro dos Surdos com as Ciências, na sua quinta edição, é um evento que tem o objetivo de promover a acessibilidade da comunidade surda à conhecimentos das áreas da ciência; o Pibid - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência desenvolvido nas classes de Surdos do Ensino Fundamental II, na EMEE Olga Benário Prestes, em Didema; o Curso de Leitura e Escrita para Surdos; Banca da Ciência; dentre outros.

Objetivos:

Proporcionar aos participantes o contato com a Língua Brasileira de Sinais, e com a comunidade surda;

Conscientizar as pessoas sobre a importância da difusão da Libras para a promoção da acessibilidade dos surdos;

Conhecer aspectos culturais, históricos e psico-sócio- antropológicos dos surdos e da sua comunidade;

Contribuir para a qualificação dos profissionais da área da educação que atuam com Surdos ou que tem a intensão de atuar futuramente;

Discutir conceitos que envolvem a área da Libras e da Surdez; Ampliar a difusão da Libras, conforme Decreto n¿ 5626/2005.

Resultado Esperável: Este curso destina-se preferencialmente aos alunos, professores e funcionários da Unifesp-Diadema, alunos, professores e funcionários de outros campi da Unifesp professores da rede pública e comunidade em geral. Espera-se que o projeto em sua amplitude beneficie diretamente cerca de 500 pessoas e indiretamente, um número inestimável de pessoas da comunidade surda. Diante disso esperamos que esse programa possa contribuir com a qualidade da educação de Surdos.

Responsável: SILVANA ZAJAC
E-mail: silvana.zajac@unifesp.br

FEEDBACKS E INFORMAÇÕES SOBRE O PROJETO:

O Projeto atingiu em média 300 pessoas da comunidade externa, tendo uma estimativa de participação de 10 idosos, 60 professores de escola público, 100 estudantes de escolas públicas. Da comunidade Unifesp teve participação de muitos estudantes de graduação, alguns estudantes de pós, equipe de docentes e também alguns técnicos em assuntos estudantis.