PROJETO:

Articula Cursinhos

O projeto articula cursinhos é um dos 4 projetos do Programa Articul@ções - Pesquisa e Práticas na Educação Básica e Ensino Superior, a saber: (i) articula cursinhos, (ii) articula eventos, (iii) articula formação e (iv) articula escolas.
O nosso objetivo do projeto é gerir de forma colaborativa os cursinhos preparatórios para o ensino superior, ensino técnico-profissional, ENEM, SARESP e mercado de trabalho assentes nas parcerias com compartilhamento de saberes e recursos (humanos, financeiros e materiais didáticos).

O objetivo dos cursinhos ARTICULA é auxiliar os alunos de baixa renda e/ou que não podem pagar cursinhos particulares. As aulas pretendem auxiliar o estudo e não podem ser consideradas como suficientes para o objetivo pretendido pelo aluno.
No segundo semestre de 2019, o antigo cursinho Integra passa a chamar Cursinho Articula vestibular, com isso, busca consolidar a associação que sempre era feita entre o cursinho o nome do programa de extensão que utiliza sempre a inicial ARTICULA nos seus projetos, atividades e iniciativas.

Decidimos deixar de apoiar cursinhos e optamos por criar cursinhos em parceria:
(i) articula vestibular; (ii) articula vestibulinho e (iii) em fase de planejamento - articula tecnologias.

Modularização das disciplinas e inscrição por bimestre

As disciplinas oferecidas no cursinho são as mesmas do ENEM nos eixos temáticos: (i) Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, (ii) Redação, (iii) Ciências Naturais e suas Tecnologias, (iv) Ciências Humanas e suas Tecnologias e (v) Matemática e suas Tecnologias. A preparação para a redação incluiu também a discussão e a reflexão de temáticas de urgência social e que abrangem questões envolvendo ética, política, meio ambiente, cultura, artes, diversidade, entre outras, trabalhadas em formato de oficinas e ciclo de debates nos aulões abertos - 1 vez por mês - parceria com a Escola de Cidadania de Diadema - curso 1.
As aulas serão ofertadas por bimestres, e cada bimestre será composto por um pacote de aulas modularizadas.

A equipe pedagógica  é formada por:

- professores das redes estadual e municipal que fazem a jornada de trabalho semanal e se dispõem a participar de uma atividade extensionista nos finais de semana de maneira voluntária e não remunerada;
- graduandos dos cursos de licenciatura que utilizam o cursinho para a melhoria das práticas didático-pedagógicas e para fazerem horas complementares/créditos na graduação;
- professores da Unifesp e da FASB (Faculdade de São Bernardo) que participam das atividades no âmbito da extensão (dimensão integrada e remunerada na carreira do professor do ensino superior).

Coordenação: Débora Cordeiro
Contato: ecruz@unifesp.br

FEEDBACKS E INFORMAÇÕES SOBRE O PROJETO:

- Impacto social: entrada dos vestibulandos no ensino superior e valorização dos cursinhos populares.
- Alfabetização tecnológica.
- Formação Continuada de Professores da Escola Básica através do desenvolvimento Profissional (utilização da sala de aula invertida com momentos síncronos e assíncronos).
- Articulação das práticas com Pesquisa.
- Aproximação da UNIFESP aos escolas/serviços, poder público e sociedade. - Construção de conhecimento (publicação e participação em congressos).

O Programa atingiu em média 500 pessoas da comunidade externa, tendo uma estimativa de participação de 19 idosos, 164 professores de escola público, 105 estudantes de escolas públicas, 2 professores de escolas privadas, 18 estudantes de escolas privadas, 110 pessoas em situação de vulnerabilidade social. Da comunidade Unifesp teve participação de muitos estudantes de graduação, alguns estudantes de pós, equipe de docentes e também alguns técnicos em assuntos estudantis.

Acesse as redes sociais do programa que envolve o projeto:
www.facebook.com/ProgramaArticulacoes/