Conheça o projeto da UNIFESP Diadema!

O público em geral, e até mesmo estudantes de graduação e ensino fundamental e médio no Brasil, desconhecem em grande parte que o território brasileiro preserva depósitos fossilíferos de grande importância científica mundialmente conhecidos. Conhecer os fósseis é extremamente importante para entender o passado da vida na Terra e como a vida influenciou o meio ambiente e vice-versa, além de ajudar a entender os possíveis parâmetros que controlam as mudanças climáticas passadas e atuais. Este projeto visa desenvolver atividades de extensão em Paleontologia com alunos de graduação para serem aplicadas com alunos de Organização Não Governamental de Diadema e da rede pública de ensino fundamental de Santos, integrando ações em dois campi da UNIFESP para a curricularização da extensão em três unidades curriculares (cursos Ciências Biológicas e Ambientais, campus Diadema, e BI-CT, campus Baixada Santista). Adicionalmente, com o auxílio de dois monitores de cursos de graduação da UNIFESP, campi Diadema e Baixada Santista, irá criar conteúdos para serem divulgados pelo perfil do Laboratório Unifesp de Paleontologia de Invertebrados (LUPI) em mídias sociais.

No semestre 2022/2, os grupos de alunos das UCs estarão livres para aplicar diferentes tipos de atividades, com supervisão das docentes e de pelo menos um aluno monitor. Cada turma de alunos de graduação tratará de um tema em Paleontologia, com ênfase nos fósseis brasileiros.

Amostras de fósseis reais ou réplicas (do LUPI) serão apresentadas com imagens projetadas durante a atividade de extensão a ser desenvolvida com a Escola de Santos e a ONG de Diadema.

No semestre 2023/1, os monitores desenvolverão materiais a serem divulgados pelo LUPI, como informações sobre as amostras do LUPI, atividades do semestre anterior (extensão e campo), e temas gerais em Paleontologia.

O projeto será avaliado pelos alunos da ONG e escola, a partir de formulário de avaliação e sugestões.

Este projeto se propõe a levar aos estudantes e público em geral, de forma lúdica e integrada, temas de Paleontologia, a saber: 1- aspectos relacionados ao passado da vida e do planeta; 2- a identidade cultural do nosso país, a partir do conhecimento sobre o valor científico do conteúdo fossilífero em nosso território; 3- o entendimento de que o planeta é dinâmico e que mudanças intensas podem mudar o rumo evolutivo da vida; e 4- atividades de extensão alinhadas às Diretrizes Educacionais Brasileiras com jovens estudantes de uma zona de risco social no Brasil.

Coordenador: Fernanda Quaglio
Contato: quaglio@unifesp.br