Conheca mais sobre o projeto: DIA DE MAis - Vida e Ciência: divulgação de conteúdo sobre o universo acadêmico na Unifesp Diadema

Resumo:
A extensão universitária promove um ambiente de trocas culturais, científicas, sociais e políticas, que catalisam o desenvolvimento social e universitário. O Campus Diadema da Universidade Federal de São Paulo, dada sua recente implantação, necessita de ações de extensão para se consolidar no município de Diadema. Essa necessidade se dá, principalmente, pela ausência de reconhecimento social das ações da universidade, assim como a baixa influência social observada nas atividades do Campus. Notavelmente, esse cenário tem melhorado com o decorrer do tempo, o que não descarta a necessidade de novas ações. O presente projeto visa a implementação de atividades de divulgação científica em conjunto com a organização de um evento mensal sobre as atividades do Campus. As atividades serão conduzidas por pós-graduandos em redes sociais, utilizando diferentes recursos de mídia. Essas ações visam o reconhecimento social da universidade e o engajamento do corpo discente em atividades que vão além do ambiente universitário.

Visto que o número de alunos no campus aumenta a cada ano, este evento tem como resultado esperado divulgar as ações da comunidade científica e social de Diadema quanto às atividades exercidas pelos discentes e docentes dos cursos do Campus da Unifesp - ICAQF (Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas). Através dos eventos mensais com conteúdos diversificados através de palestras online e publicações em redes sociais, o intuito é promover informação sobre a concessão de bolsas, financiamento de pesquisas, boas práticas na pesquisa bem como incentivar os alunos na busca de novas possibilidades em: - projetos de extensão através da divulgação dos mesmos; - projetos de pesquisa com potencial transferência tecnológica junto a indústrias e centros de pesquisas; - criação de startups; - parcerias multi e interdisciplinares entre os diversos projetos de pesquisa realizados nos campi; - proteção de novas ideias e/ou know-how através da concessão de patentes e modelos de utilidade. Adicionalmente promover maior integração entre os programas de pós-graduação junto à graduação visando buscar o interesse dos mesmos em realizar mestrado e/ou doutorado na Unifesp Diadema. Essas atividades, além de incentivar ações que vão além do ambiente universitário, servirão de entrada para informações sobre as necessidades sociais em que a Universidade possa atuar.

Coordenação: Ricardo Alexandre Galdino
Contato: galdino.ricardo@unifesp.br

Acompanhe o projeto pelas redes sociais: https://www.facebook.com/diademais