A Extensão Universitária é uma das funções sociais da Universidade. Ações extensionistas podem contribuir para compartilhar o conhecimento adquirido por meio do ensino e da pesquisa com a sociedade. O campus Diadema da UNIFESP necessita de ações de extensão para se consolidar no município, dada a sua implantação relativamente recente. Este projeto tem como objetivo principal divulgar em formato eletrônico as pesquisas de iniciação científica desenvolvidas pelos estudantes de graduação em Ciências Ambientais da UNIFESP para o público em geral. A iniciação científica estabelece uma ponte entre o ensino e a pesquisa, de modo que a sua divulgação está de acordo com o princípio de indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. Além de promover a universidade pública como instituição produtora de conhecimento científico e catalisadora de desenvolvimento social, este projeto pretende divulgar o curso e a área de Ciências Ambientais para estudantes do ensino médio, de modo a atrair estudantes para esta área e para a universidade pública. Colocando os(as) estudantes de graduação como atores principais, adotamos uma estratégia de comunicação horizontal com estudantes do ensino médio e vestibulandos, de modo a aumentar a eficácia da divulgação científica. Os materiais de divulgação serão produzidos quinzenalmente, de maneira contínua, e publicados no site oficial do curso de Ciências Ambientais, nas redes sociais do centro acadêmico CACAU e da empresa júnior Sustentare Jr. Essas ações visam promover o reconhecimento social da universidade e o engajamento dos estudantes de graduação em atividades que vão além do ambiente universitário, em consonância com os objetivos do Programa Programa de Difusão Científica e Cultural da Unifesp.

Metodologia: A divulgação dos projetos de iniciação científica dos discentes do curso de Ciências Ambientais será realizada exclusivamente em meio eletrônico por meio de dois instrumentos: (i) texto curto elaborado em linguagem coloquial, com base em perguntas respondidas pelo discente a respeito da sua pesquisa e da sua rotina de trabalho e estudo, e ilustrado com imagens fornecidas pelo discente. Os textos serão divulgados no site do curso de Ciências Ambientais; (ii) vídeo de até 3 minutos gravado pelo discente utilizando um celular, onde ele(a) apresentará seu tema de pesquisa, suas motivações e sua rotina de trabalho. Os vídeos serão editados pelos membros do projeto e divulgado no YouTube do Centro Acadêmico de Ciências Ambientais Unifesp (CACAU), sendo que o link será divulgado no site oficial do curso e em redes sociais (Facebook, Instagram, Twitter). Todos os discentes do curso de Ciências Ambientais serão convidados a participar do projeto. Inicialmente, espera-se a divulgação de um vídeo/texto a cada duas semanas, mas a periodicidade pode mudar dependendo do engajamento dos alunos e da capacidade e produção da equipe. A promoção do projeto, as chamadas para o envio de conteúdos e a divulgação dos conteúdos produzidos serão realizadas por meio do site e mídias sociais do curso, do centro acadêmico CACAU e da empresa júnior Sustentare Jr. Em todos os meios de divulgação, haverá um canal para o envio de perguntas e sugestões (Pergunte ao Cientista Ambiental), possibilitando um meio para a interação dialógica com o público externo. Os conteúdos produzidos também serão divulgados em grupos e comunidades virtuais relacionados a vestibulandos e estudantes do ensino médio.

Resultados Esperados: Espera-se (i) produzir conteúdo de base científica para a população em geral, principalmente estudantes do ensino médio; (ii) promover a integração pesquisa - ensino - sociedade por meio da exposição das atividades acadêmicas em mídias de acesso livre; (iii) divulgar atividades de ensino e pesquisa desenvolvidas na universidade pública; (iv) aumentar a visibilidade das pesquisas produzidas por professores e estudantes do curso de Ciências Ambientais, assim como do campus Diadema da Unifesp; (v) promover treinamento dos estudantes de graduação em comunicação escrita e oral para o público em geral.

Envie o seu material através desse formulário: https://forms.gle/dBWjb3eSaaG4Acd38

Vídeo de apresentação do projeto: https://youtu.be/UeLkPWMLfXk

Conheça nossos cientistas em iniciação:

IC Caio Pestana

IC Viviane Leite