PROGRAMA

Conservação e usos pedagógicos dos objetos de educação em ciências da Escola Caetano de Campos

A preservação dos acervos escolares ainda apresenta grandes desafios políticos e técnicos para a sua realização. Embora ainda existam poucas iniciativas para a conservação desse patrimônio cultural, a sua realização contribui para a preservação da memória escolar, cria condições e materiais para a divulgação e o ensino das ciências e produz uma importante fonte de pesquisa para a história da educação, sobretudo das disciplinas escolares como as Ciências da Natureza, a História Natural, a Mineralogia, a Biologia, a Química e a Física.

O Programa de Extensão que está sendo submetido tem como objetivos apresentar e problematizar os procedimentos usados para a preservação do patrimônio cultural e histórico de objetos de educação em ciências da natureza da Escola Caetano de Campos do Estado de São Paulo que constituirão o Acervo Histórico da Escola Caetano de Campos (AHECC) sob custódia do Centro de Memória e Acervo Histórico (CEMAH)/Centro de Referência em Educação CRE Mario Covas/Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Professores Paulo Renato Costa Souza (EFAP) da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo.

Nesse sentido, esse Programa visa à conservação de um importante acervo da educação paulista e brasileira e o desenvolvimento de uma metodologia orientadora para que as demais instituições escolares também possam promover ações de preservação da sua cultura material escolar.

Coordenacão: REGINALDO ALBERTO MELONI
Contato:  meloni@unifesp.br

FEEDBACKS E INFORMAÇÕES SOBRE O PROJETO:

"Realizou-se uma apresentação para o Centro de Mídias da Educação de São Paulo com o título: "Memória Escolar: a preservação de objetos de educação em ciências"; Também acontecerão exposições: O ENSINO DE CIÊNCIAS NA ESCOLA CAETANO DE CAMPOS: Um recorte sobre os objetos de ensino adquiridos a partir do século XIX, organizado e coordenado pela Equipe do Centro de Referência em Educação Mario Covas/Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação- FAPE.

O Projeto atingiu em média 150 pessoas da comunidade externa, tendo uma estimativa de participação de 10 professores de escola público, 100 estudantes de escolas públicas.

Logo Preto e Laranja de Escola do Ensino Médio.png