Fortalecimento do conceito de sustentabilidade na política institucional do Brasil

Audius Soluções Energia Renovável Logo.png

PROJETO

O debate acerca da sustentabilidade depende da compreensão ampla, ao mesmo tempo que aprofundada, do estado da produção de conhecimento nacional e internacional sobre o tema. Nesse sentido, este Programa de Extensão, que iniciou seu trabalho em 2014 construindo um Mapa do Debate, que busca situar membros da Rede de Ação Política Pela Sustentabilidade (RAPS), e outros interessados neste importante tema de discussões. O Programa parte do pressuposto que a compreensão apropriada sobre a sustentabilidade é a base para o entendimento do cenário mundial atual, bem como para a formulação de horizontes e práticas desejáveis e possíveis, rumo à construção de uma Sociedade Sustentável. As ações decorrentes deste Programa, elaboradas a partir de metodologias preestabelecidas, poderão contribuir com nossos líderes nacionais na proposição de políticas públicas.

A Rede de Ação Política pela Sustentabilidade - RAPS objetiva contribuir para o fortalecimento e o aperfeiçoamento do processo político, da democracia e das instituições republicanas e colaborar com a transformação do Brasil em um país mais justo, próspero, solidário, democrático e sustentável. Para tal fim, busca identificar, atrair, selecionar, capacitar, apoiar e monitorar a ação política das lideranças participantes de sua rede.

A definição de uma metodologia que pretenda estruturar a forma como será feito o processo de discussão que avance na construção de uma visão compartilhada de desenvolvimento sustentável da rede inicialmente identificou e reconheceu quais são os documentos referenciais deste debate no Brasil e no exterior. Estes documentos acumulam o conhecimento construído sobre a evolução do conceito de sustentabilidade nas últimas décadas.

O passo seguinte, objetivo deste Programa, é identificar quais temas, diagnósticos e propostas são apresentados e as eventuais convergências existentes.

A fase posterior será a capacitação sobre esses temas para líderes políticos vinculados a todos os partidos do país.

Coordenação: Zysman Neiman
Contato: zneiman@unifesp.br