Campus Diadema • Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas
Câmara de Extensão Diadema

Fortalecimento do conceito de sustentabilidade na política institucional do Brasil

Audius Soluções Energia Renovável Logo.png

PROJETO

Fortalecimento do conceito de sustentabilidade na política institucional do Brasil

    O debate acerca da sustentabilidade depende da compreensão ampla, ao mesmo tempo que aprofundada, do estado da produção de conhecimento nacional e internacional sobre o tema. Nesse sentido, este Programa de Extensão, que iniciou seu trabalho em 2014 construindo um Mapa do Debate, que busca situar membros da Rede de Ação Política Pela Sustentabilidade (RAPS), e outros interessados neste importante tema de discussões. O Programa parte do pressuposto que a compreensão apropriada sobre a sustentabilidade é a base para o entendimento do cenário mundial atual, bem como para a formulação de horizontes e práticas desejáveis e possíveis, rumo à construção de uma Sociedade Sustentável. As ações decorrentes deste Programa, elaboradas a partir de metodologias preestabelecidas, poderão contribuir com nossos líderes nacionais na proposição de políticas públicas.

A Rede de Ação Política pela Sustentabilidade - RAPS objetiva contribuir para o fortalecimento e o aperfeiçoamento do processo político, da democracia e das instituições republicanas e colaborar com a transformação do Brasil em um país mais justo, próspero, solidário, democrático e sustentável. Para tal fim, busca identificar, atrair, selecionar, capacitar, apoiar e monitorar a ação política das lideranças participantes de sua rede.

A definição de uma metodologia que pretenda estruturar a forma como será feito o processo de discussão que avance na construção de uma visão compartilhada de desenvolvimento sustentável da rede inicialmente identificou e reconheceu quais são os documentos referenciais deste debate no Brasil e no exterior. Estes documentos acumulam o conhecimento construído sobre a evolução do conceito de sustentabilidade nas últimas décadas.

O passo seguinte, objetivo deste Programa, é identificar quais temas, diagnósticos e propostas são apresentados e as eventuais convergências existentes.

A fase posterior será a capacitação sobre esses temas para líderes políticos vinculados a todos os partidos do país.

Coordenação: Zysman Neiman
Contato: zneiman@unifesp.br


Azul Ciclo de Linha do Tempo Apresentação.jpg

 

© 2013 - 2022  Universidade Federal de São Paulo - Unifesp

Câmara de Extensão e Cultura • Campus Diadema

Rua Antônio Doll 105 - 2° Andar, Sala Extensão - Centro, Diadema - SP
Telefone: (11) 40440500 - Ramal 3465