Programa Estudos e Práticas em Ciências Ambientais

Trata-se de um Programa de Extensão para o curso de Ciências Ambientais (CA) da Unifesp, campus Diadema, destinado a atender as demandas originadas da Estratégia 12.7 da Meta 12 do Plano Nacional de Educação 2014-2024 (Lei Federal 13.005/2014). O programa propõe-se a nuclear projetos, atividades ou eventos extensionistas que tenham UCs do curso a si vinculadas, compreendendo: (a) projetos de extensão de temática socioambiental já existentes e cadastrados no SiEX, (b) projetos a serem criados por docentes envolvidos com o curso, e (c) atividades ou eventos extensionistas não diretamente vinculados a algum projeto de extensão.

Intenta-se o estímulo à criação de novos projetos e/ou atividades segundo quatro eixos principais:
I) Mapeamento de demandas da população: demandas em quaisquer das áreas abordadas no curso de Ciências Ambientais que sejam identificadas e/ou conhecidas dos docentes e/ou alunos, e que tenham a possibilidade de ser objeto de ações da universidade;
II) Projetos técnicos: correspondem à proposição de projetos de extensão que busquem trazer soluções para demandas que sejam identificadas e/ou conhecidas dos docentes e/ou alunos e que tenham a possibilidade de ser objeto de ações da universidade;
III) Formação em ciência ambiental: projetos que envolvam atividades formativas tais como minicursos, oficinas, atividades em escolas, feiras de ciências, atividades experienciais etc., dentro das áreas abrangidas pelas UCs do curso;
IV) Divulgação: divulgação de temas de estudo, projetos de pesquisa e/ou tópicos específicos das ciências ambientais através de vídeos, cartilhas, exposições, palestras, mesas redondas, canal Youtube, podcast etc.

Apresenta-se, a seguir, um cronograma anual para o programa, com desenvolvimento das atividades previstas ao longo de cada semestre letivo. Os produtos a serem gerados neste programa serão apresentados em evento específico, ao término de cada semestre.
As atividades previstas têm a seguinte distribuição no tempo:
1) Mapeamento de demandas: meses 1-2-3 e 7-8-9;
2) Elaboração de projetos técnicos: meses 2-3-4 e 8-9-10;
3) Elaboração de atividades formativas: meses 2-3-4 e 8-9-10;
4) Elaboração de atividades de divulgação: meses 2-3-4 e 8-9-10;
5) Evento semestral: meses 5 e 11;
6) Revisão dos objetivos de cada projeto/atividade visando seu aprimoramento: meses 5-6 e 11-12.
Os projetos vinculados a este programa seguem seus cronogramas de ações conforme previsto em suas propostas originais encaminhadas à ProEC.

Espera-se que este programa venha a sensibilizar e estimular que ideias e intenções, muitas das quais dormentes, encontrem a possibilidade de tornarem-se atividades ou projetos de extensão em ciência ambiental de grande proveito à comunidade externa à universidade, e, particularmente, à comunidade diademense.
Conforme indicado no cronograma, poderão ser realizadas possíveis readequações ou revisões das propostas de atividades/projetos que venham a ser criadas, no âmbito deste programa, dado seu possível ineditismo - tendo em vista que muitas delas venham a surgir sob a perspectiva de adequação das UCs do curso de Ciências Ambientais às necessidades da curricularização da extensão no campus.  Tais revisões são previstas ao término de cada semestre letivo, sempre com vistas à busca constante de melhorias e aprimoramentos.

PROJETOS VINCULADOS AO PROGRAMA:
Unifesp Recicla
Educação Ambiental Transpessoal (EAT)
Projeto Atlas Ambiental de Diadema

Coordenação: Jose Guilherme Franchi