O projeto de extensão "Divulgando as doenças tropicais negligenciadas (DTN) nas escolas de ensino médio" pretende, como o próprio nome sugere, divulgar a as doenças parasitológicas nas escolas e ensinar como os parasitas e patógenos são transmitidos ao homem (mecanismos de transmissão) e profilaxia.  Além disso, divulgar o curso de Farmácia da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) campus Diadema como uma interessante área de estudo e formação profissional aos jovens do ensino médio.

Ao mesmo tempo, em consonância com os preceitos da Extensão Universitária pretende desenvolver habilidades educativas e metodológicas  junto ao corpo discente. O presente projeto será desenvolvido em parceria com escolas públicas e privadas da cidade de Diadema, tendo como público-alvo alunos do ensino médio (1° a 3° ano) dessas escolas. Serão realizadas palestras expositivas e interativas, com participação do corpo docente e discente do curso de Farmácia da UNIFESP (bolsa será solicitada), em horários predeterminados juntamente à direção das escolas. O projeto "Divulgando as doenças tropicais negligenciadas nas escolas" tem um papel fundamental no meio acadêmico, já que se trata de um projeto educativo, visando divulgar o curso e as DTNs  e ao mesmo tempo em que amplia o interesse e o conhecimento sobre a profissão da Farmácia.
Um dos caminhos que a Universidade deve seguir é a aproximação com a sociedade e seu caráter fundamental que é o Ensino, a Pesquisa e a Extensão. A Universidade tem um papel social, científico e tecnológico, ampliando e aprofundando a formação do ser humano para o exercício profissional, a reflexão crítica, a solidariedade na população mais carente. Assim, construindo uma sociedade justa e democrática e na defesa da qualidade de vida. Assim o projeto Divulgando as doenças tropicais negligenciadas nas escolas de ensino médio é um momento ímpar para essa aproximação, uma vez que ele vai favorecer, a todos os cidadãos, o acesso ao conhecimento e o desenvolvimento de competências, ou seja, a possibilidade do conhecimento aprofundado na área de parasitologia.

O desenvolvimento ocorrerá na medida em que a realidade local for compreendida criticamente, e que procedimentos e técnicas de intervenção em parasitologia forem produzidos e disseminados, avançando aos modelos concebidos e propagados pelo senso comum. O desenvolvimento esperado deverá contemplar aos setores públicos e privados, ajudando e apoiando o melhor entendimento das causas e consequências das DTN à população. Este projeto de Extensão possui estreita relação com o Ensino e a Pesquisa. Em primeiro lugar, o mesmo será realizado com a participação de docentes e discentes participantes da disciplina obrigatória do Curso de Bacharelado em Farmácia, parasitologia. Nesta são apresentados elementos desta área, bem como o conhecimento das áreas e desenvolvimento científico das DTNs. O bolsista selecionado deve ter sido aprovado na disciplina. Desta forma, compreende-se que o projeto está diretamente relacionado ao Ensino. Em um segundo momento, pode-se dizer que está também vinculado à Pesquisa. Além de fazer parte da metodologia do projeto o estudo da realidade local e regional, assim como das demandas da comunidade, ao final do projeto está prevista a construção de um relato de experiência, na forma de artigo científico, que será submetido a eventos científicos e a revistas especializadas da área de parasitologia e ensino. Vale ressaltar que o presente projeto está alinhado com o conceito de Extensão, entendido como "processo educativo, cultural e científico para favorecer e ajudar os alunos articular o Ensino e a Pesquisa e conhecimento das DTNs.

Coordenacão: ANA CLAUDIA TROCOLI TORRECILHAS
Contato: ana.torrecilhas@unifesp.br