PROJETO INVERTEBRADOS EM AÇÃO

Considerando a importância de utilizar material didático como ferramenta de experimentação em Ciências e, também, a forma tradicional ministrada na maioria das escolas sobre o tema Zoologia, este projeto visa apresentar uma estratégia alternativa ao ensino de Zoologia tradicional para o Ensino Fundamental, por meio do empréstimo de modelos didáticos (artropodário), para que os alunos possam interagir e visualizar espécies e estruturas do corpo desses animais, evitando a aprendizagem tradicional. Além de proporcionar troca de experiências entre os professores e alunos, tanto das escolas públicas quanto da UNIFESP.

A proposta deste projeto é oferecer material didático e apoio aos professores das aulas de ciências Fundamental I (2º e 3º anos) das escolas públicas da cidade de Diadema em apoio às novas diretrizes da BNCC, conteúdos e habilidades referentes a Zoologia Ensino Fundamental) (Fonte: BRASIL, 2018).

Específicos:
- _Para o 2º ano do Fundamental, o artropodário irá auxiliar na abordagem sobre as características dos animais que fazem parte do seu cotidiano e relacionar com os ambientes em que eles vivem;
 - No 3º ano do Fundamental, o tema Características e desenvolvimento dos animais, exige dos professores abordar sobre o modo de vida, adaptações aos diferentes ambientes e características morfológicas como pernas, antenas de diferentes animais, sendo o artropodário um excelente material de diversidade para o tema.
- Discutir/articular/debater com alunos (graduação e ensino fundamentos) e professores da rede pública o papel e a importância das coleções cientificas para o desenvolvimento do conhecimento da biodiversidade;
- Propiciar aos professores e alunos da Universidade desenvolver habilidades em comunicação cientifica, apresentando o conhecimento científico em uma linguagem correta, mas que aproxime os participantes do projeto;
- Oferecer possibilidade dos alunos da UC de Zoologia desenvolver material de apoio com base no conteúdo desenvolvido nas UCs da área (vídeos, folders, manuais etc.) ou ainda pequena apresentação quando puder ser na forma presencial, com informações sobre os grupos de animais incluídos nas coleções, como dados ecológicos, evolutivos e importância, seja ecológica, econômica, médica ou veterinária.

Utilizaremos material que será coletado principalmente durante a saída de campo da UC Zoologia II, na qual os discentes têm uma experiência e coletam exemplares de artrópodes com diferentes equipamentos, depois levam esse material ao laboratório para análise das coletas. Assim, esse material mais o excedente coletado na UC eletiva Entomologia serão utilizados para a montagem dos artropodarios. E adicionalmente, teremos material de projetos vinculados ao Convênio Parque Ecológico Imigrantes com a Unifesp que resultará no levantamento dos invertebrados, e o material que for coletado e não for depositado nos museus, podem ser usados na reposição de material didático.
OFERECIMENTO DO MATERIAL DIDÁTICO: O material será oferecido na forma de empréstimo, apenas durante a aula específica do professor, devendo ser devolvido a Unifesp, no prazo de 5 dias.
O público-alvo inicialmente será com os professores e alunos da Escola Estadual Simon Bolivar, localizada a 4 quarteirões da Unidade José de Filippi. Já foram realizadas diversas atividades com a escola, e a demanda por material didático foi um pedido dos próprios professores.

Coordenação: Fabiana Elaine Casarin dos Santos
Contato: fabiana.casarin@unifesp.br