PROJETO

O Teste do Pezinho Para Todos

O Programa Nacional de Triagem Neonatal ou Teste do pezinho tem como objetivo o diagnóstico e tratamento precoce de doenças congênitas que podem levar a problemas graves de saúde, como retardo mental irreversível, se não tratadas precocemente e adequadamente.
O teste é gratuito e obrigatório para todos os recém-nascidos no Brasil, no entanto diversos problemas fazem com que "AINDA" não seja realizado em 100% dos recém-nascidos. Uma das formas de aumentar a cobertura é informar à população do direito que toda criança tem de realizar o teste que está atrelado à obrigação dos pais ou guardiões de levar a criança ao posto de saúde para coletar a amostra e às consultas médicas quando solicitado pelos profissionais de saúde, e de exigir que o serviço público realize o teste na data correta (primeira semana de vida).
Sendo assim, este projeto tem como primeiro objetivo divulgar O teste do pezinho nas comunidades de Diadema, e outros municípios através de eventos ou palestras ministradas pelos alunos da disciplina Genética Humana da Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP- Campus Diadema.

As palestras são destinadas a gestantes que fazem acompanhamento pré-natal no serviço público de saúde e seus familiares, agentes comunitários de saúde (ACS), alunos do ensino médio e público em geral. O segundo objetivo, na área de ensino, é desenvolver este projeto como uma das atividades obrigatórias da disciplina, pois aborda temas do seu conteúdo programático. Assim, este projeto é mais uma ferramenta para informar à comunidade sobre  o tema ¿saúde¿ e cria um novo vínculo Universidade-Comunidade.

O projeto será desenvolvido durante a UC Genética Humana da UNIFESP Diadema em duas etapas:

Primeira etapa: todos os alunos matriculados na UC Genética Humana, distribuídos em grupos, realizarão pesquisas sobre as seis doenças genéticas diagnosticadas no PNTN e sobre a epidemiologia do teste. Os alunos entregarão relatório científico e apresentarão seminários durante o horário de aula. Segunda etapa: com os conhecimentos adquiridos na primeira, os alunos prepararão e realizarão de três a quatro apresentações ou eventos sobre a importância do Teste do Pezinho. O público alvo serão gestantes que fazem acompanhamento pré-natal nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) ou que estão internadas para dar a luz em maternidades públicas e seus familiares, agentes comunitários de saúde (ACS), alunos do ensino médio e público em geral. As atividades serão realizadas utilizando material lúdico simples, como bonecos, maquetes e recursos audiovisuais e gráficos apropriados. Os alunos desenvolverão material informativo, como revistinhas, folhetos, banners, sites etc, em linguagem leiga e simples. Os locais dos eventos serão nas UBSs, maternidades, escolas, ONGs ou na própria UNIFESP o que permitirá que a população conheça melhor a Universidade. Os eventos/palestras poderão ser realizados ao longo do ano, ficando no segundo semestre do ano sob responsabilidades do monitores bolsistas e voluntários, que já participaram do projeto durante a disciplina Genética Humana.

Feedbacks do projeto:

"O projeto teve início em 2011, já foram realizadas mais de 18 eventos em escolas públicas, UBSs e ONGs dos municípios de Diadema e São Bernardo do Campo, em acampamento do Movimento dos trabalhadores Sem Teto (MTST) , no Amparo maternal de São Paulo com mais de 600 participantes (de 15 a 64 anos de idade)."

O projeto continua sendo desenvolvido através do Instagram e Facebook.  No primeiro semestre os alunos da UC genética humana prepararam o material informativo e no segundo semestre as monitoras vem divulgando de 1 a 3 post por semana e respondem as perguntas. Também foram feitas parcerias com  outros grupos de divulgação para repostar o material como "meia lua falciforme " para aumentar o alcance das informações."

Coordenação: ILEANA GABRIELA SANCHEZ DE RUBIO
Contato: ileana.rubio@unifesp.br
Página:  https://www.facebook.com/TesteDoPezinhoParaTodos
Conheça mais, clique aqui.

teste do pezinho.png