pratica docente

Título do programa: Programa de Formação Continuada de Professores: a prática docente em foco

Nome do coordenador do programa: Verilda Speridião Kluth

Resumo sobre o programa:

O programa intitulado Formação Continuada de Professores: a prática docente em foco é de cunho educacional-social-cultural-científico. Seu principal objetivo é realizar a formação de professores a partir da pesquisa da prática docente, que é efetuada pela parceria formada por professores da escola básica, aqueles que indagam sua prática e realizam a pesquisa sobre ela, e por professores universitários, aqueles que orientam a trajetória da investigação. Constitui-se, assim, conhecimento sobre a docência fundamentado em metodologias investigativas.

O programa é composto por projetos organizados em três módulos: Introdução aos fundamentos das pesquisas, Pesquisa sobre a prática docente e Socialização das pesquisas e de seus resultados. O primeiro é um curso presencial com apresentação de seminários, o segundo dá-se junto a grupos de pesquisa e do terceiro faz parte a realização de um Fórum, momento no qual os trabalhos concluídos são apresentados e discutidos com a comunidade escolar e acadêmica.

A primeira edição do programa deu-se de 2011 a 2013. A segunda edição, de 2015 a 2016, encerrou-se em três de setembro de 2016. Nesta ocasião ocorreu no Auditório José Alencar no Campus de Diadema os eventos II Fórum GEFOP - A prática docente em foco e a I Jornada de Educação Matemática, promovidos pela UNIFESP & CEFE & GEFOP e financiado pela CAPES. O II Fórum é o evento que finaliza o Programa de Formação Continuada de Professores de Ciência e Matemática: a prática docente em foco – 2ª edição, cuja finalidade é a socialização dos trabalhos desta edição. A I Jornada teve por objetivo fundamentar e promover reflexões sobre a Educação Matemática uma vez que essa 2ª edição teve como público alvo, preferencialmente, professores que lecionam matemática. Na ocasião, os eventos foram sucedidos pelo lançamento do livro A pesquisa da prática docente na formação continuada de professores: os caminhos de uma experiência, publicado pela Mais Editora, que retrata o desenrolar e os resultados da 2ª edição do programa de formação continuada de professores. Maiores informações sobre o Programa: http//gefop.unifesp.br.

Contato do coordenador: verilda@nlk.com.br

O Programa obteve vários resultados, desde o incentivo à formação continuada no nível do pós-graduação até resultados mais amplos como o envolvimento de escola pública na organização de evento, e já recebeu em média 50 professores de escola pública para participar do programa.

Informações em: http://www.gefop.pro.br