Veganismo prático - Alimentos.png

PROJETO

Conhecendo o que comemos

O presente projeto visa desenvolver a capacidade de diálogo dos discentes com jovens de escola pública e outros públicos (por exemplo alunos da UAPI Diadema) através da promoção de conteúdos trabalhados na graduação com enfoque nos diferentes grupos de alimentos relacionando-os com questões atuais de alimentação. Esse projeto também busca promover uma maior integração entre a universidade e a sociedade.

Os discentes irão preparar material e apresentar  para o público temas relacionados ao curso voltados para a alimentação e que se insiram no cotidiano dos indivíduos, focando no conhecimento científico que embase estas informações. O ideal da proposta é: 1) informar melhor os jovens sobre os diferentes grupos/tipos de alimentos fornecendo subsídios para que realizem decisões nutricionais mais conscientes; 2) promover a capacidade de comunicação dos alunos de graduação com a população leiga e; 3) promover a real integração da universidade e da sociedade, mostrando que o conhecimento científico está por trás das mais simples ações cotidianas.

O projeto terá duração anual, e será dividido em três etapas.

5.1. Primeira Etapa: Seminários da graduação
Será realizado contato prévio com a Diretoria Regional de Ensino Diadema e com as escolas locais para levantarmos as escolas que desejam participar. Realizaremos uma apresentação do projeto aos alunos de ensino médio dessas escolas e estes serão convidados a seguirem a nossa conta no Instagram.  Realizaremos também uma apresentação do projeto aos alunos da UAPI e estes também serão convidados a seguirem a nossa conta no Instagram.
Todos os alunos matriculados na graduação serão distribuídos em grupos para realizar trabalho de pesquisa sobre temas dos grupos de alimentos abordados no Guia Alimentar da População Brasileira (5) e seu paralelo com conceitos ministrados na UC de Bioquímica (exemplo: proteínas, carboidratos, lipídios e fermentação). A pesquisa deverá incluir diversos aspectos sobre um determinado tipo de alimento: papel estrutural no organismo, papel metabólico e principais questões abordadas em relação a saúde (exemplo: dietas, regulamentação pela ANVISA).
Neste primeiro estágio, os alunos entregarão relatório científico do tema abordado e realizarão apresentação em forma de seminário, englobando a apresentação de 10-20 minutos durante o horário de aula e um primeiro esboço do material que será posteriormente postado no Instagram. Esse material será discutido em sala e posteriormente aprimorado para que seja postado, divulgado, no Instagram.

Feedbacks do Projeto:

"O projeto foi desenvolvido durante a disciplina de Bioquimica para Ciências Ambientais e foi essencial para trazer aos alunos uma nova perspectiva sobre a Bioquímica, ajudando com que eles absorvessem os conceitos básicos de uma maneira mais leve e lúdica. Para o público atingido via aulas virtuais na UAPI e pelo instragram, devido a pandemia, as informações sobre a alimentação são importantes para a tomada de decisões mais conscientes sobre quais alimentos consumir".

Coordenação: Maria Isabel Cardoso Alonso Vale
Contato: alonso.vale@unifesp.br