PROJETO

Articula Escolas

O projeto articula escolas é um dos 4 projetos do Programa Articul@ções:
- Pesquisa e Práticas na Educação Básica e Ensino Superior, a saber: (i) articula cursinhos, (ii) articula eventos, (iii) articula formação e (iv) articula escolas.
O articula escolas pretende apoiar as escolas da Rede Pública e privada por várias razões:
- potenciar a articulação da pesquisa científica e a prática profissional das duas instituições através da participação conjunta em atividades propostas na educação básica e no ensino superior (pesquisas científicas, editais de bolsas e fomento, entre outros);
- incentivar os jovens do ensino médio a continuar o ensino superior, nomeadamente nas Ciências Exatas e da Terra (Química, Matemática, Física, entre outros) ou Ciências Biológicas (Biologia, entre outros).
Formatos:
- Projetos no âmbito do PIBIC (Programa de Iniciação científica) - Ensino médio (EM)
- Projetos locais nas escolas estaduais, municipais e particulares.

Na edição 2019/2020,das 27 bolsas disponibilizadas pela UNIFESP (CNPq e Institucional) no Programa PIBIC-Ensino médio, o Articul@ções conseguiu 11 bolsas (41%). Dos 50 alunos candidatos, inscrevemos 27 alunos (54%).

Os temas dos projetos PIBIC-EM são:

1.Construção de dispositivo e aplicativo para gerar alerta em smartphone do cuidador.
2.Construção de dispositivo para controle de prótese da mão.
3.Desenvolvimento de uma Babá Eletrônica para Pais Surdos.
4.As Mulheres nas Ciências
5.Percepções sobre a nanotecnologia e o ensino de Química dos alunos da educação básica.
6.Reúso de Garrafas PET no Plantio de Cultivos ¿ Uma Proposta de Educação Ambiental.
7.Gestão Ambiental na Escola: pesquisas e práticas de valorização de resíduos sólidos e sustentabilidade
8.A química dos salões de beleza
9.Percepção pública da Teoria da Evolução ¿ Evolução e Sociedade.
10.Feminicídio o último degrau da violência contra as mulheres.

Coordenação: Camila Destro Colaço
Contato: projetoarticula@gmail.com

FEEDBACKS E INFORMAÇÕES SOBRE O PROJETO:

O projeto vem contribuindo para a formação científica de alunos do ensino médio e apoio à entrada na universidade, para o desenvolvimento profissional dos orientadores das universidades e escolas, trocas de experiências e conhecimentos entre acadêmicos e práticos e formação em metodologia e escrita científica;
Impacto social: intervenções articuladoras e adaptadas ao contexto socioeconômico e cultural da Escola Básica; Construção de conhecimento articulado (publicação e participação em congressos).

O Projeto atingiu em média 150 pessoas da comunidade externa, tendo uma estimativa de participação de 17 professores de escola público, 109 estudantes de escolas públicas, 7 professores de escolas privadas, 8 estudantes de escolas privadas e 82 pessoas em situação de vulnerabilidade social. Da comunidade Unifesp teve participação de muitos estudantes de graduação, alguns estudantes de pós, equipe de docentes e também alguns técnicos em assuntos estudantis.

Acesse as redes sociais do programa que envolve o projeto:

www.facebook.com/ProgramaArticulacoes/
www.articulacoes.unifesp.br/articula/escolas/