Projeto da UNIFESP Campus Diadema

"As docentes Erika Suzuki e Katia Oliveira, ambas do Depto de Microbiologia e Imunologia da UNIFESP-SP, desenvolveram um jogo de tabuleiro onde parasitas de importância médica tentam dominar o mundo. Este jogo aborda de forma lúdica e muito criativa conceitos da área de parasitologia além de promover o ensino das doenças causadas por parasitas endêmicos no Brasil.
Neste projeto propomos usar o jogo Patógenos em Guerra em escolas públicas do município de Diadema para, através de partidas de jogo, ensinar sobre parasitologia e doenças parasitárias.
Atualmente, contamos com 5 jogos de tabuleiro que foram doados ao Campus UNIFESP-Diadema para darmos início a esta atividade nas escolas selecionadas. No momento somos dois docentes do Campus Diadema envolvidos no projeto e pretendemos contar coma participação dos alunos de graduação como parte da curricularização da extensão no ensino de parasitologia. Contamos ainda com o apoio das professoras que desenvolveram o jogo para nos dar suporte na aplicação dos jogos e condução das atividades em sala de aula."

Espera-se que o jogo possa contribuir para o conhecimento dos alunos sobre as doenças infecciosas e como preveni-las, em conjunto com a metodologia PBL aplicado no contexto pós-jogo, além de incentivar o desenvolvimento de outros instrumentos de ensino similares que possam vir a ser aplicados.

Coordenação: Renata Rosito Tonelli
Contato: renata.tonelli@gmail.com