Conheca um pouco mais sobre o projeto da UNIFESP Campus Diadema:

"Formação Interprofissional para a gestão do cuidado em rede: uma proposta articulada entre a Unifesp e a gestão municipal do SUS Diadema"

A colaboração interprofissional é uma parceria entre uma equipe de provedores de saúde e o usuário em abordagem colaborativa e coordenada para a tomada de decisão compartilhada em torno de questões sociais e de saúde. Tem como potenciais benefícios melhorar o acesso à assistência, a saúde das pessoas e reduzir custos para os sistemas de saúde. A dificuldade de articulação entre as profissões, no entanto, ainda é uma realidade e apresenta implicações sobre a integralidade do cuidado, o que exige a adoção de estratégias mediadoras e facilitadoras. A fim de impulsionar as mudanças necessárias para a implementação da formação e práticas interprofissionais nos serviços de saúde, o Ministério da Saúde lançou, em 2018, o edital 10/2018 (Pet-Interprofissionalidade), pelo qual está sendo viabilizado processo de implementação de formação interprofissional em nível de graduação de profissionais de saúde no país. Nesse contexto, o projeto é desenvolvido em quatro unidades básicas de saúde do SUS Diadema-SP. A pesquisa-ação é a opção metodológica para a articulação entre pesquisadores de várias áreas do conhecimento, professores dos cursos de graduação de Enfermagem, Farmácia e Medicina da Unifesp, profissionais das diversas áreas da saúde, estudantes de graduação e pós-graduação, gestores da Secretaria Municipal de Saúde e comunidade do território para a construção coletiva do planejamento estratégico e plano de ações para atuação nas UBSs incluídas no estudo. A partir de diagnóstico de situação de saúde no local serão definidos temas para o desenvolvimento das práticas. Espera-se inovar nos processos educativos e produzir avanços na implementação de práticas interprofissionais, mediados por processos de educação permanente de trabalhadores do SUS e da educação pelo trabalho de estudantes de graduação e de pós-graduação da Unifesp, também avaliados com indicadores específicos.

Objetivos: Desenvolver práticas de ensino e de assistência à saúde inovadoras, que favoreçam as práticas colaborativas interprofissionais e a obtenção de melhores processos e resultados
em saúde/educação.

Resultado Esperado
Produzir mudanças nas práticas de trabalho no SUS Diadema, Produzir processos de educação permanente para os trabalhadores do SUS, produzir processos
educativos para estudantes por meio do trabalho colaborativo em saúde, produzir mudanças em resultados em saúde decorrentes de práticas colaborativas.

Responsável: Claudia Fegadolli
contato: cfegadolli@unifesp.br