peixenarede

Uma vez que o indevido descarte de resíduos nas áreas continentais tem por destinos finais os mananciais nas áreas continentais e as áreas costeiras no ambiente marinho e sabendo que estes resíduos tendem a gerar impactos na qualidade e diversidade de organismos aquáticos como os peixes, o Projeto Peixe na Rede pretende promover e difundir ações de caráter educativo, social, cultural e científico para a pesca sustentável no município de Diadema, assim como a conexão bacia hidrográfica-áreas costeiras quanto ao descarte de lixo em áreas de mananciais e seu destino às áreas costeiras empregando práticas quali-quantitativas e aplicando mecanismos de conscientização da ciência cidadã.

Espera-se ainda promover o intercâmbio de informações quanto as estratégias de manejo e importância destas regiões, atuando de forma integrada quanto aos eventos e destinação de produtos manufaturados nos ambientes continentais até seu ingresso ao ambiente marinho, que interferem não apenas na qualidade da água continental para fins de consumo local, mas também geram efeitos negativos nos fins paisagísticos e impactos a fauna aquática. Dessa forma, esse estudo poderá orientar a comunidade a realizar suas atividades a utilizar de forma sustentável os recursos existentes em seu entorno.

Acompanhe o projeto pela página na rede social: https://www.facebook.com/peixenarede.unifesp

Coordenacão:
Juliana de Souza Azevedo
Contato: juliana.azevedo@unifesp.br

FEEDBACKS E INFORMAÇÕES SOBRE O PROJETO:

O Programa atingiu em média 148 pessoas da comunidade externa, tendo uma estimativa de participação de 12 idosos, 43 pessoas em situação de vulnerabilidade social. Da comunidade Unifesp teve participação de muitos estudantes de graduação, alguns estudantes de pós, equipe de docentes e também alguns técnicos em assuntos estudantis.

''Realização de um evento sobre pesca e conservação de mananciais com a participação de 148  pessoas, dentre eles lideranças da pesca na região da Billings. Publicação de 3 manuscritos, participação no 9° Congresso Brasileiro de extensão Universitária (com apresentação de trabalhos), produção de vídeos de divulgação sobre a pesca e os ODs da Agenda 2030 e posts sobre o tema para as mídias sociais e interação com pescadores via colônia de pesca (fotos - drive).''.