etme
A graduação em engenharia deixa ao final do curso, na maior parte dos estudantes, uma sensação de insegurança profissional, como se todo o conhecimento adquirido fosse insuficiente para uma atuação plena no mercado de trabalho.
Isso se justifica em parte pelo fato de que o curso de engenharia realmente tem uma abrangência muito grande em termos de área de conhecimento. Na prática, não é razoável imaginar que se exigirá profundos conhecimentos de todas as áreas envolvidas em apenas 5 ou 6 anos de graduação, mesmo que em alguns casos o estudante consiga direcionar sua área de interesse já durante sua formação. Há muitos relatos de jovens engenheiros que chegam ao mercado de trabalho já formados, mas sem todo o conhecimento e experiência necessários, e acabam se sentindo perdidos e inseguros.
Existem algumas oportunidades em que a aluno tem de exercitar a prática e consolidar seus conhecimentos acadêmicos como o estágio em empresas e/ou instituição de pesquisa, através de sua participação em Empresa Júnior, através de projetos de pesquisa e do Trabalho Final de Graduação. Outra maneira poderia ser através de projetos de extensão que envolvesse conhecimentos de engenharia. Muitas vezes nesses projetos os alunos têm contato com a rotina real de trabalho e tem a assessoria de seus professores para orientá-los. Neste sentido, se torna conveniente que houvesse um projeto de extensão de modo a criar um ambiente favorável para um bom exercício de integração dos conhecimentos teóricos aprendidos em sala de aula com a prática.

Nome do coordenador do projeto/programa:

Prof. Rogério de Almeida Vieira

Contato do coordenador:

rogerioavieira@gmail.com

Link para o projeto/programa:

FEEDBACKS E INFORMAÇÕES SOBRE O PROJETO:

"Nos primeiros anos foi projetado e montado um sistema eletrônico para controlar o protótipo de cadeira de rodas por voz.  Foi iniciado o projeto do design da cadeira mas a construção ficou um pouco prejudicado por conta da pandemia."

Mais informações: https://ppg.eq.unifesp.br/index.php?option=com_content&view=article&id=367