Projeto UNIFESP Diadema

Conhecendo o Sistema Imunológico


Educação em saúde pode ser contextualizada como um processo de formação crítica e de reflexão sobre a realidade, o qual contribui para promoção a saúde tanto individual quanto no âmbito coletivo. Dessa forma, a utilização de diferentes abordagens pedagógicas que possam contribuir para o esclarecimento de questões importantes relativas à saúde da população está em conformidade com a busca para o exercício pleno, autônomo e consciente da cidadania. Nesse contexto, ações educativas que viabilizem melhor entendimento da resposta imunológica, de conceitos de práticas de prevenção às doenças (como as vacinas) são abordagens relevantes para a promoção a saúde. O presente projeto tem por objetivo difundir conceitos básicos de imunologia para a população de forma a ser instrumento auxiliar na promoção a saúde, contribuindo para desmistificação de conceitos e ¿medos¿ relacionados as medidas de saúde pública, como o ato de se vacinar. Além disso, pretende-se também com este projeto contribuir para a formação discente pelo contato e trocas de experiências com a comunidade externa à Universidade.

O material será parcialmente produzido em sala de aula. Tudo o que for veiculado será criteriosamente avaliado pelos estudantes e professores das UCs Imunologia e Imunologia Básica e convidados. Para ampla divulgação das informações, serão produzidos vídeos e postagens para divulgação nas redes sociais da Universidade e do projeto. Também poderão ser produzidos conteúdos no formato de folder, manuais e outros materiais que podem ser baixados e usados como complemento em atividades de educação em saúde. O público-alvo principal serão estudantes do Ensino Fundamental II e Ensino Médio, sendo os conteúdos trabalhados para essa faixa etária. No entanto, por tratar-se de página aberta, qualquer interessado poderá acessar livremente os conteúdos. Importante destacar que haverá monitoramento das redes sociais para responder as questões que podem surgir pelo contato com o material. Professores e monitores da graduação e da pós-graduação (PAD) auxiliaram no monitoramento das redes e na confecção das respostas. Os professores sempre farão a orientação e avaliação das respostas antes da sua divulgação. Além disso, serão elaborados questionários para avaliação dos usuários das redes sobre o material liberado. Os usuários também serão convidados a participar de sugestões para novos tópicos a serem elaborados. Os conteúdos abordados e divulgados serão dinâmicos, interrelacionando-se com temas atuais como a importância das vacinação, pesquisa em imunologia, uso de fármacos imunomoduladores, entre outros. 
A aproximação com a comunidade poderá permitir aos estudantes o fortalecimento de vínculo com a sociedade, sensibilizando os futuros profissionais de sua importância como agentes transformadores e promotores de divulgação de informações corretas e precisas para promoção a saúde.

Com esse projeto, pretende-se ampliar a divulgação da ciência Imunologia para públicos não acadêmicos, especialmente estudantes do ensino fundamental II e ensino médio. Dessa forma, pretende-se divulgar informações corretas e precisas sobre o sistema imunológico e as inovações associadas a esse conhecimento, desmistificando conceitos errôneos e empoderando os indivíduos para autonomia nas decisões sobre a saúde

Coordenador: Prof. Patrícia Xander 
Contato: patricia.xander@unifesp.br

Green Yellow Patterns Healthy Balanced Diet Tips Presentation.jpg