Projeto de extensão dos alunos e ex alunos da UC de Bioquímica integrada da UNIFESP Diadema

Desde o início da pandemia temos nos dedicado a realização de projetos de divulgação científica nos Cursos de Química Bacharelado, Química Industrial, Farmácia Integral e Noturno e Ciências Biológicas. Esses projetos têm o objetivo de mostrar a bioquímica nos diferentes aspectos dos processos químicos, na bioquímica comparada das diferentes espécies e ainda nas doenças e ações de fármacos. Esses projetos possuem linguagem simples e motivadora, diferentes formatos (PodCast, Infográfico, Revista, Instagram, Tirinha etc) e muita criatividade. O resultado altamente satisfatório, o empenho dos estudantes e a contribuição para seu aprendizado nos motivou a transformar essa atividade em projeto de extensão. Assim, este projeto tem o intuito de informar e discutir temas de diferentes áreas com aplicação bioquímica, por meio de um perfil no Instagram.
O projeto de extensão será dividido em duas partes.
1) Projeto de divulgação científica: estudantes cursando a UC Bioquímica Integrada serão motivados a produzir material que possa se adequar ao Instagram na atividade projeto e suas produções serão selecionadas e adaptadas se necessário para esta finalidade. Esta atividade comporá 30 h, podendo contar como carga horária de curricularização de extensão. Este material será produzido ao longo da UC.
2) Instagram: estudantes que já tenham cursado a UC e queiram participar da criação de matérias para o Instagram também serão selecionados e participarão como alunos extensionistas. Esses estudantes atuarão produzindo material, organizando a agenda de publicação do Instagram e auxiliando estudantes da UC que estejam interessados em produzir conteúdo para o Instagram. Esses alunos terão dedicação de 4 h semanais.

Espera-se com isso produzir conhecimento científico de qualidade de maneira ampla e incluindo diferentes setores da sociedade.

Coordenação: Giselle Zenker Justo
Contato: giselle.zenker@unifesp.br