LEIA MAIS SOBRE O PROJETO!

O fomento e curricularização de atividades de Extensão realizadas por alunos da Unidade Curricular Botânica Sistemática do curso de Bacharelado em Ciências Biológicas da UNIFESP campus Diadema, constitui-se no principal foco deste projeto que tem como objetivo principal a divulgação de conteúdos de botânica para o público em geral em um canal do Youtube, que poderá ter o mesmo nome do Projeto. A necessidade da divulgação de conteúdos relacionados à importância da botânica para a sociedade é imprescindível em um planeta que enfrenta problemas ambientais tão sérios. Porém, não é possível conscientizar uma população que desconhece aspectos básicos do mundo natural, e dessa forma, essa proposta tentará colocar as plantas e as algas como elementos essenciais para o funcionamento desse planeta, mostrando sua importância em vídeos de poucos minutos. Os alunos deverão formar grupos e elaborar vídeos de 5 minutos que respondam questões relacionadas aos conteúdos da UC. Os vídeos serão discutidos e revisados no decorrer do semestre, antes de serem liberados no canal. A interação com a sociedade se dará de duas formas: no levantamento de questões visto que os alunos deverão fazer pesquisas com suas famílias ou em suas comunidades sobre determinado tópico do conteúdo, para entender quais as principais dúvidas ou interesses das pessoas sobre aquele tópico; e com o feedback no próprio canal, com os comentários, número de visualizações e as sinalizações de gostei e não gostei.

O objetivo deste projeto é capacitar os alunos da UC Botânica Sistemática do Curso de Bacharelado em Ciências Biológicas na elaboração de vídeos de curta duração com conteúdos de botânica, que esclareçam dúvidas da sociedade pertinentes a determinados temas, e que tenham uma linguagem acessível e formato criativo. Além de aproximar a sociedade com a botânica, o meio ambiente e a educação.

Os temas envolvidos serão desde algas, a cianobactérias até plantas vasculares. Os alunos deverão realizar uma pesquisa prévia com suas famílias/comunidades para entender quais são as principais dúvidas a respeito de temas específicos pré-discutidos. Algumas perguntas comuns da sociedade e que poderão ser respondidas pelos vídeos são: Quando o homem começou a domesticar as plantas? Planta carnívora não faz fotossíntese? Toda planta exótica é invasora? Tudo que faz fotossíntese é planta? O que são algas?
Qual o papel das algas nos ecossistemas? Qual o papel das algas na sua alimentação?
Esses temas serão discutidos nas primeiras semanas de aula e posteriormente os grupos terão 2 meses para consultar material bibliográfico e produzir os vídeos. Esses vídeos deverão conter imagens, áudios e animações que na¿o sejam protegidos por direitos autorais, preferencialmente de domínio público. Para a elaboração desses vídeos, os alunos poderão utilizar ambientes livres de criação de vídeos didáticos. Esses vídeos serão avaliados pelos demais grupos e pelas docentes pelo menos um mês antes do final do semestre para possíveis modificações. Ao final do semestre, os vídeos serão disponibilizados em um canal do Youtube, como acontece com o Canal Minutos de Botânica (https://www.youtube.com/channel/UCtaO-RBF2wor9kB3LWg5OGQ), alimentado por docentes da UFABC que também divulga conteúdos de Botânica, mas para um público-alvo diferente do deste projeto. O depto de comunicação da Universidade será consultado e deverá indicar se os alunos deverão assinar um termo de consentimento.

Coordenação: Carla Poleselli Bruniera
Contato: cpbruniera@gmail.com