PROJETO REPOSITÓRIO DE SINAIS DA LIBRAS DA UNIFESP

Este projeto vem atender a uma demanda de capacitação, tanto da comunidade acadêmica da Unifesp quanto da comunidade externa. A Libras: Língua brasileira de sinais foi reconhecida como um direito de comunicação e expressão das comunidades de surdos brasileiros, por meio da Lei 10.436/02, a qual foi regulamentada pelo decreto 5626/05. Este determina que o poder público, sobretudo por meio das instituições de ensino superior, seja responsável pela promoção e difusão da Libras. Assim, este projeto vem propor a criação de um repositório virtual de sinais da Libras da Unifesp. Essa ação se justifica pelo fato de que em diversas atividades que envolve o uso de sinais específicos das diversas áreas do conhecimento, tanto estudantes, quanto intérpretes acusaram a dificuldade de encontrar sinais da Libras para a comunicação com Surdos. Assim, além dos profissionais que trabalham com a Libras e estudantes, esse repositório beneficiará a comunidade surda em geral, a qual terá acesso livre aos materiais nele contidos.

Objetivos:
1. Criar um repositório de sinais da LIBRAS - Língua Brasileira de Sinais da Unifesp;
2. Pesquisar sinais da Libras para alimentar o repositório;
3. Desenvolver protocolos de análise e criação de sinais nas diversas áreas do conhecimento;
4. Promover e difundir a Língua Brasileira de Sinais.
5. Possibilitar acesso livre e divulgação dos conhecimentos produzidos na Universidade.

Metodologia:
Criação do ambiente virtual para o repositório: este será organizado pelos proponentes deste projeto junto ao setor de tecnologia da informação da Unifesp;
Pesquisa e eleição dos assuntos/conteúdos das diversas áreas do conhecimento;
Pesquisa e listagem dos vocabulários específicos de cada assunto/conteúdo escolhido;
Pesquisa dos sinais da Libras referentes aos vocábulos listados;
Gravação dos sinais encontrados para publicação no repositório;
Listagem dos vocábulos, os quais, não foram encontrados sinais da Libras referentes;
Organização de protocolos de criação de sinais.

Espera-se que o projeto cumpra os objetivos, principalmente, de promoção e difusão da Libras, também alavanque os estudos e pesquisas sobre a Língua e auxilie professores, intérpretes e demais pessoas da comunidade surda e comunidade em geral, que utilizam a Libras como meio de comunicação e trabalho.

Coordenação: Silvana Zajac
Contato: silvana.zajac@unifesp.br