MAtematica
O mundo se encontra em meio a uma pandemia de COVID-19 mobilizando bilhões de pessoas e sendo acompanhada em tempo real pelas mídias em geral, principalmente as mídias digitais. A maioria dos estudantes do mundo se encontra sem aulas presenciais, alguns com algumas atividades à distância e outros sem atividades ou com férias adiantadas. Diante deste cenário, no momento em que a atenção mundial está majoritariamente direcionada à pandemia de COVID-19, aproveitamos a oportunidade para levar informação de qualidade às pessoas através de um projeto de extensão que relaciona a Matemática com a pandemia de COVID-19.

Esse projeto não tem a intenção de criar modelos matemático
s preditivos porque já há um bom número deles sendo feitos por pesquisadores ao redor do mundo; nossa intenção é utilizar ferramentas matemáticas na compreensão dos dados de número de casos que têm sido divulgados diariamente, com objetivo principal de mostrar a utilização de Matemática na prática, como ferramenta de compreensão de um caso de saúde. Iremos trabalhar com dados do Brasil e de alguns outros países nos demais continentes, fazendo, sempre que possível, a conexão dos dados estatísticos com as medidas de contenção tomadas, ou não, nos países em questão.

Acreditamos que será uma boa ferramenta para professores de Matemática, do Ensino Médio e também dos anos iniciais de Ensino Superior, utilizarem como ilustração em suas aulas. Para os estudantes será uma boa oportunidade de ver uma aplicação direta da Matemática, de forma clara, direta, porém ainda mantendo o rigor matemático necessário.

Coordenadora: Leila Thieghi
Contato: leila.thieghi@unifesp.br

FEEDBACKS E INFORMAÇÕES SOBRE O PROJETO:

O Programa atingiu em média 1.221 pessoas da comunidade externa, tendo uma estimativa de participação de 27 idosos, 200 professores de escola pública, 100 estudantes de escolas públicas, 100 professores de escolas privadas, 100 estudantes de escolas privadas. Da comunidade Unifesp teve participação de muitos estudantes de graduação, alguns estudantes de pós, equipe de docentes e também alguns técnicos em assuntos estudantis.

''Projeto teve participação de + de mil pessoas, a maioria professores de ensino fund. e médio. Apesar do público grande, houve pouca interação entre as pessoas. Criação de 24 textos, 9 vídeos, 3 exercícios, divulgação de + de 88 artigos e reportagens, + de 10 divulgações científicas, 8 questões de vestibulares, 8 vídeos externos. Os coordenadores deram 1 entrevista e foram convidados para dar palestra em 2 eventos. Encontros semanais entre coordenadores e monitores (1 bolsista e 1 voluntário)''.

Acesse o grupo aqui!