Comprimidos - Educação para a promoção do uso racional de medicamentos e promoção da saúde

O projeto visa à construção de ações educativas junto à comunidade no campo do uso racional de medicamentos, promoção da saúde e prevenção de doenças. Tendo como fio condutor a interação universidade-comunidade e a compreensão de demandas e necessidades sociais no contexto da temática, o projeto desenvolve ações de formação profissional e educação em saúde. Uma das principais estratégias é a atuação por meio da unidade curricular (UC) "Dispensação e uso racional de medicamentos", em que os estudantes são orientados a construir intervenções em parceria com a comunidade. Desde 2016 o principal problema abordado tem sido a o uso de métodos contraceptivos com foco na prevenção da gravidez indesejada na adolescência e de infecções sexualmente transmissíveis, com a produção de conhecimento sobre percepções e comportamentos dos estudantes do ensino médio. A partir disso, são elaboradas ações em conjunto com a comunidade parceira protagonizadas pelos estudantes de graduação em farmácia e pelos adolescentes envolvidos.

Contato: CLAUDIA FEGADOLLI
E-mail: cfegadolli@hotmail.com