
PROJETOS DO PROGRAMA
Aprendendo Biologia na Unifesp
A extensão universitária tem proporcionado uma aproximação da Universidade de diversos setores da sociedade, sendo uma destes a comunidade escolar da educação básica. Professores e alunos do Ensino Fundamental e Médio, através da participação em projetos e programas de extensão, experimentam novos modos e contextos educativos, que possibilitam diferentes abordagens pedagógicas. O projeto Aprendendo Biologia na Unifesp visa promover uma espaço de visitas de estudantes da educação básica para aprenderem Biologia em um laboratório da universidade, mediante a vivencia de atividades práticas experimentais
Contato: Ana Maria Santos Gouw
E-mail: ana.gouw@unifesp.br
Aprendendo Química na Unifesp
Projeto de extensão vinculado ao programa Aprendendo Biologia na Unifesp coordenado pela Profa. Dra. Ana Maria Santos Gouw e se insere no campo de estudos e pesquisas da Educação Química, visando promover a interação de estudantes universitários e estudantes de educação básica em situações de aprendizagem no laboratório da Unifesp. Os alunos das escolas públicas do município de Diadema são convidados para participarem de atividades experimentais investigativas que são planejadas por estudantes do curso de Licenciatura em Ciências. Partindo-se do pressuposto de que as atividades extensionistas possam ser espaços de socialização e troca de saberes entre a Universidade e a sociedade, esperamos contribuir tanto com a comunidade participante, quanto com a formação dos licenciandos que terão oportunidade de refletir sobre práticas pedagógicas em situações reais de ensino.
Contato: Thiago Antunes Souza
E-mail: thg.asouza@gmail.com
ALGUMAS ATIVIDADES EXPERIMENTAIS - BIOLOGIA/QUÍMICA
Este vídeo foi produzido durante a Unidade Curricular Prática Pedagógica de Biologia I, no ano de 2021, como parte das atividades de curricularização da extensão. (Curso de Ciências, Universidade Federal de São Paulo). Link de Acesso: https://www.youtube.com/watch?v=7oOQPGySrC4 Compreender o processo de digestão como um todo e enfatizar o funcionamento da bile e seu papel na quebra de gorduras no duodeno e observar o processo de emulsificação. Este vídeo foi produzido durante a Unidade Curricular Prática Pedagógica de Química I, no ano de 2021, como parte das atividades de curricularização da extensão. (Curso de Ciências, Universidade Federal de São Paulo). Sinopse: Este vídeo tem o intuito de analisar um exemplo de transformação química por meio da reação de oxirredução. Para tal, são investigadas questões como: 1) a diferença entre os pregos apresentados; 2) o que pode ter ocasionado a alteração na cor do prego enferrujado; 3) a relação entre o prego enferrujado e 4) se o enferrujamento do prego ocorre somente com metais. Espera-se que os estudantes compreendam a transformação química através da reação de oxirredução. Autores: Thaís dos Santos Silva, Angeline Carvalho Pereira e Pedro Henrique dos Santos. Link de Acesso: https://www.youtube.com/watch?v=8Woe_XOdYhw&list=PLIkDZjBUeQEtHdVHvBgF_yVm2niJtBqOO&index=11 Analisar um exemplo de transformação química por meio da reação de oxirredução. Trazer outro objeto enferrujado que não tenha sido exposto diretamente ao ambiente e comparar com
Caracterizar reações de ácido e base e compreender como a poluição se efetiva.
Verificar as diferentes condições em que ocorre a corrosão do ferro e caracterizar a oxirredução como reação que ocorre por meio da transferência de elétrons. Este vídeo foi produzido durante a Unidade Curricular Prática Pedagógica de Química I, no ano de 2021, como parte das atividades de curricularização da extensão. (Curso de Ciências, Universidade Federal de São Paulo). Sinopse: Neste vídeo é trabalhado o conceito de densidade, exemplificando sua importância e aplicação do cotidiano, junto aos conceitos que estão atrelados a sua definição, como: volume, temperatura, massa e pressão, apresentando também as unidades de medida utilizadas. Autores: Rachel Helena Gachet Silva, Suellen Guerreiro Ruiz Santos e Erica Ferreira de Oliveira. Link de Acesso: https://www.youtube.com/watch?v=B6P_XJGr0bY&list=PLIkDZjBUeQEtHdVHvBgF_yVm2niJtBqOO&index=10
Etapa B: Etapa C: ETAPA D:
Demonstrar por meio da construção de um modelo experimental como o corpo humano se movimenta e quais são as estruturas do corpo responsáveis pela produção do movimento. Este vídeo foi produzido durante o programa de extensão Cientista por um Dia, no ano de 2020, como parte das atividades de curricularização da extensão. Sinopse: Neste vídeo é abordado o conceito de tensão superficial. Para tal, é discutido a respeito das forças intermoleculares/interações intermoleculares e a ligação de H. Além disso, é discutido acerca da estrutura química dos sabões e detergentes e demonstrado o que ocorre quando o detergente entra em contato com a tensão superficial. Organizador do Material: Sabrina Rodrigues, bolsista Pibex 2020. Link de Acesso: https://www.youtube.com/watch?v=YGSP14xmRuo&list=PLIkDZjBUeQEtHdVHvBgF_yVm2niJtBqOO&index=7 Demonstrar de forma simples e divertida, como funciona a tensão superficial da água e o que ocorre quando essa tensão é quebrada em contato com o detergente. Espera-se com a realização dessa atividade compreender o funcionamento do detergente, sua atuação, composição química e questões relacionadas a higiene, como o funcionamento de sabões e sabonetes. Espera-se também investigar a presença da química em nas mais diversas atividades cotidianas. Este vídeo foi produzido durante o programa de extensão Cientista por um Dia, no ano de 2020, como parte das atividades de curricularização da extensão. Sinopse: Este vídeo é realizado com o intuito de que os estudantes compreendam de que forma o ambiente atua selecionando os organismos mais adaptados a sobreviverem e se reproduzir. Para tal, o experimento é realizado utilizando diversos pegadores e grãos. Alem disso, são discutidos questões como a adaptação de organismos ao ambiente em que vivem e como essas adaptações surgiram, bem como o conceito de seleção natural e como ela está relacionada com a evolução biológica dos seres vivos.
Organizador do Material: Anderson Ricardo Júnior da Rocha Silva, bolsista Pibex 2020. Compreender de que forma o ambiente atua selecionando os organismos mais adaptados a sobreviverem e se reproduzir. Este vídeo foi produzido durante o programa de extensão Cientista por um Dia, no ano de 2020, como parte das atividades de curricularização da extensão. Sinopse: Este vídeo tem o intuito de investigar o processo de fermentação alcóolica, bem como verificar seus produtos finais, além de verificar a transformações químicas a partir da fermentação. Para tal, é investigado acerca das condições ideais para que a fermentação ocorra. Espera-se que os alunos discutam e investiguem as reações químicas geradas através do processo de fermentação alcoólica, as condições ideais para que ela ocorra bem como sua sua importância econômica e biológica. Organizador do Material: Anderson Ricardo Júnior da Rocha Silva, bolsista Pibex 2020. Investigar o processo de fermentação alcóolica, bem como verificar seus produtos finais (Álcool e CO 2). Verificar a transformações químicas a partir da fermentação.
Este vídeo foi produzido durante a Unidade Curricular Prática Pedagógica de Biologia I, no ano de 2021, como parte das atividades de curricularização da extensão. (Curso de Ciências, Universidade Federal de São Paulo). Sinopse: Nesse vídeo serão tratados, por meio de uma aula expositiva, os conceitos de estrutura da membrana plasmática, composição da membrana plasmática, osmose e concentração de soluções. Após, por meio de um experimento demonstrativo, será verificada a ocorrência da osmose em ovos de codorna em soluções com diferentes concentrações. Autores: Giovanna Tonzar dos Santos, Letícia Reis Oliveira e Nathalia Stein Nery. Link de Acesso: https://www.youtube.com/watch?v=luLr67ZPbSQ Trabalhar os conceitos de estrutura da membrana plasmática, osmose e concentração de soluções e verificar a ocorrência de osmose em ovos de codorna em soluções de diferentes concentrações. Este vídeo foi produzido durante a Unidade Curricular Prática Pedagógica de Biologia I, no ano de 2021, como parte das atividades de curricularização da extensão. (Curso de Ciências, Universidade Federal de São Paulo). Sinopse: Neste vídeo você encontrará um breve resumo do que é o DNA, do que ele é formado e quais são suas funções. Ao final, você também poderá fazer junto com a gente um experimento incrível de extração de DNA de uma cebola. Esse vídeo foi criado de forma lúdica, com desenhos, para facilitar e auxiliar a compreensão de um tema muito importante na biologia. Autores: Amanda Boriero Tanajura, Mariana do Nascimento Novaes Silva e Luana de Lima Maciel. Link de Acesso: https://www.youtube.com/watch?v=HWZ2npGIH3A&list=PLIkDZjBUeQEtHdVHvBgF_yVm2niJtBqOO&index=2 Discutir conceitos do DNA, bem como ele é formado e quais são suas funções, através da extração do DNA de uma cebola. Este vídeo foi produzido durante a Unidade Curricular Prática Pedagógica de Biologia I, no ano de 2021, como parte das atividades de curricularização da extensão. (Curso de Ciências, Universidade Federal de São Paulo). Sinopse: O vídeo se inicia relembrando o processo de reprodução nas angiospermas e os principais componentes que atuam na estrutura reprodutora. A nossa estratégia pedagógica é uma mistura de aula expositiva e investigativa pois além de expor para os alunos a matéria também é feito um experimento para que os mesmos possam ter um contato real com o conteúdo. Autores: Julia Eduardo, Laura Lopes e Lucas Vivot. Link de Acesso: https://www.youtube.com/watch?v=7TyA5HTz6kk&list=PLIkDZjBUeQEtHdVHvBgF_yVm2niJtBqOO&index=4 Discutir o processo de reprodução nas angiospermas e os principais componentes que atuam na estrutura reprodutora. Este vídeo foi produzido durante a Unidade Curricular Prática Pedagógica de Biologia I, no ano de 2021, como parte das atividades de curricularização da extensão. (Curso de Ciências, Universidade Federal de São Paulo). Sinopse: Este experimento científico explica o que é um peroxissomo. No final, as observaçõessão espumas nos copos em que havia água oxigenada (ocorre devido à quebra do peróxido de hidrogênio ocasionada por causa da catalase, que está contida no peroxissomo). Autores: Daiana Lima Costa, Giovanna Araujo Silva, John Lucas Alves e Marcello Franceschini. Link de Acesso: https://www.youtube.com/watch?v=aeQlV4XMD5o&list=PLIkDZjBUeQEtHdVHvBgF_yVm2niJtBqOO&index=3 Trabalhar o conceito de peroxissomo e observar que a formação de espumas nos copos em que contém água oxigenada ocorre devido a quebra do peróxido de hidrogênio. Este vídeo foi produzido durante a Unidade Curricular Prática Pedagógica de Biologia I, no ano de 2021, como parte das atividades de curricularização da extensão. (Curso de Ciências, Universidade Federal de São Paulo). Sinopse: Neste vídeo é demonstrado um processo muito importante para alguns seres vivos: a fermentação! É a partir dela que é possível comer queijo, um pão fofinho, um vinho (para os adultos), dentre tantos outros alimentos. Através deste experimento é possível conhecer mais sobre este processo biológico, não se restringindo apenas a olhar para os organismos que fazem isso, mas também como o fazem! Assistindo ao vídeo, você conhecerá um pouco sobre a história da fermentação, a bioquímica e termoquímica por trás do processo, organização biológica dos fungos e como extra será apresentado um experimento de fácil acesso para que você possa reproduzir em casa! Autores: Aretha, Estela Freitas, Letícia Godoy e Vitória Cristina. Link de Acesso: Disponível em breve! Discutir a respeiro da fermentação e conhecer mais sobre esse processo biológico. Espera-se discutir o processo biológico da fermentação, não se restringindo apenas a olhar para os organismos que fazem isso, mas também como o fazem, abordando a história da fermentação, a bioquímica e termoquímica por trás do processo, bem cmo a organização biológica dos fungos. Este vídeo foi produzido durante a Unidade Curricular Prática Pedagógica de Biologia I, no ano de 2021, como parte das atividades de curricularização da extensão. (Curso de Ciências, Universidade Federal de São Paulo). Sinopse: Um dos tipos de transporte é o processo de osmose, que é a passagem do solvente de um meio menos concentrado para um meio mais concentrado, sem o gasto de energia e também acontece com o objetivo de igualar a concentração de soluto e solvente no meio. O experimento demonstrado neste vídeo destaca esse processo quando ocorrer a comparação da batata controle que não está com nada em seu interior junto com as batatas que estarão com sal e açúcar, por meio desta experiência será explanado o conceito de osmose, assim com seu funcionamento tanto em células vegetais e animais, como também seus tipos de soluções, hipotônica, isotônica e hipertônica, explicando cada uma de maneira objetiva e ilustrativa, promovendo um ambiente mais interativo e assimilativo ao unir a prática com a teoria. Autores: Elina Bruna, Mayara Farias e Geisa Machado. Link de Acesso: https://www.youtube.com/watch?v=SjgOJ4FK_FA&list=PLIkDZjBUeQEtHdVHvBgF_yVm2niJtBqOO&index=5
Este vídeo foi produzido durante a Unidade Curricular Prática Pedagógica de Biologia I, no ano de 2021, como parte das atividades de curricularização da extensão. (Curso de Ciências, Universidade Federal de São Paulo). Sinopse: O vídeo presente tem como objetivo relacionar os fenômenos observados no experimentos com os conceitos de tecidos, sistemas, tecidos vasculares, transpiração e condução de água. Este vídeo não é comercial. As Cenas 3D foram extraídas do Mozaic Education (https://www.mozaweb.com/pt_BR/). Todos os direitos reservados a Mozaik Education. Autores: Thalita Guimarães Novais e Andreia Barreiros. Link de Acesso: https://youtu.be/QRVbRW3-lRI Relacionar os fenômenos observados no experimentos com os conceitos de tecidos, sistemas, tecidos vasculares, transpiração e condução de água. Pode ser inserida algumas variáveis, como, por exemplo, a utilização de um secador, um soluto (sal) em um dos copos para observar as seguintes questões:
Sinopse: Neste vídeo o intuito é produzir uma cola a partir do leite e refletir coletivamente sobre os materiais poliméricos presentes nos alimentos, como a caseína e suas propriedades físico-químicas. Para tal, são investigadas questões como os impactos da indústria de adesivos ao meio ambiente, além dos componentes presentes nas colas produzidas industrialmente, se são danosos ao meio ambiente e os efeitos sociais e ambientais do consumo sem crítica. Espera-se que os alunos sejam capazes de compreender o fenômeno. Organizador do Material: Alexandre Monteiro de Camargo, bolsista Pibex 2021. O objetivo deste experimento é produzir uma cola a partir do leite e refletir coletivamente sobre os materiais poliméricos presentes nos alimentos, como a caseína e suas propriedades físico-químicas. Espera-se que os alunos sejam capazes de compreender o fenômeno investigado a partir da discussão a seguir: As colas são utilizadas há milhares de ano para várias aplicações. As principais matérias-primas utilizadas no seu preparo eram de origem animal ou vegetal. Algumas das colas produzidas apresentam alto poder de adesão e a cola de carpetes, por exemplo, apesar de ser eficaz, pode apresentar problemas para a saúde por eliminar substâncias orgânicas voláteis. A caseína é a principal proteína presente no leite (aproximadamente 3% em massa), sendo um polímero natural muito solúvel em água por se apresentar na forma de um sal de cálcio. É utilizada para a fabricação de adesivos à base de água. As formulações de caseína são solúveis em soluções alcalinas e em água, porém sua solubilidade é afetada pela adição de ácidos que, pela diminuição do pH, reduz a presença de cargas na molécula, fazendo com que a sua estrutura terciária seja alterada, levando-a à precipitação. Com a redução do pH, ocorre a perda do cálcio na forma de fosfato de cálcio, que é eliminado no soro. A formação do caseinato de sódio ocorre com a adição de bicarbonato de sódio e possui propriedades adesivas. Na indústria, a precipitação da caseína é favorecida pela adição de ácido clorídrico ou ácido sulfúrico ou ainda pela adição da renina, que é uma enzima presente no estômago de bovinos. Quando a precipitação da caseína visa à produção de alimentos, como o queijo, são utilizados microrganismos que produzem ácido lático, a partir da lactose. Com esta atividade os alunos poderam observar que é possível produzir, eficientemente, produtos a partir de matérias-primas naturais, obtendo-se resultados comparáveis aos produtos industrializados. A interdisciplinaridade da atividade também deve ser enfatizada, para explicar os processos químicos e suas reações bem como os processos biológicos. Este vídeo foi produzido durante o programa de extensão Cientista por um Dia, no ano de 2020, como parte das atividades de curricularização da extensão. Sinopse: Este vídeo tem o intuito de demonstrar aos estudantes uma simulação do funcionamento do pulmão humano durante o processo de inspiração e expiração realizado pelo sistema respiratório, através da confecção de um modelo de pulmão artificial. Para tal, são investigadas questões como: 1) a forma que ocorre o movimento dos pulmõesque e 2) o significado de inspiração e expiração. Espera-se que os alunos simulem como partes do sistema respiratório funcionam para melhor compreendê-lo, além de compreenderem que a respiração humana consiste em um processo contínuo de inspiração-expiração, envolvendo o sistema respiratório.
Organizador do Material: Anderson Ricardo Júnior da Rocha Silva, bolsista Pibex 2020. Demonstrar aos alunos uma simulação do funcionamento do pulmão humano durante o processo de inspiração e expiração realizado pelo sistema respiratório, através da confecção de um modelo de pulmão artificial. Este vídeo foi produzido durante o programa de extensão Cientista por um Dia, no ano de 2020, como parte das atividades de curricularização da extensão. Sinopse: Neste vídeo é investigado acerca da constituição da matéria e a formação de substâncias a partir de reações de oxidação, introduzindo aspectos relativos ao cotidiano. Para tal, são investigadas questões como o motivo da mudança de coloração na solução com refrigerante, a adição de água oxigenada, além da diferença entre os íons de ferro existentes e o fenômeno da oxidação. Espera-se que os alunos consigam identificar se a composição de uma esponja de aço contém ferro e o que ocorre com ela na presença de determinados produtos. Organizador do Material: Sabrina Rodrigues, bolsista Pibex 2020. Investigar a constituição da matéria e a formação de substâncias a partir de reações de oxidação, introduzindo aspectos relativos ao cotidiano. Espera-se com a realização deste experimento, que os alunos consigam identificar se a composição de uma esponja de aço contém ferro, e o que ocorre com ela na presença de determinados produtos. Em meio ácido (refrigerantes de limão contém ácido cítrico) ocorre a dissolução de íons ferro. Com a adição da água oxigenada (H2O2), os íons ferro passam para íons Fe3+ o que é indicado pela coloração amarelada. Se adicionarmos soda cáustica à solução, esta irá adquirir tonalidade avermelhada pois os íons Fe3+ passarão a hidróxido de ferro. Fe2+ (aq) + 2H O (aq) + H+ →Fe3+ (aq) + (OH-) (l) + •HO (solução amarela) 3 Fe3+ (aq) + (OH-) (l) → Fe(OH) (aq) (solução avermelhada) Espera-se que o alunos, a partir de seu cotidian, possam identificar à presença de íons ferro na água, suas influências e efeitos na saúde humana. Também no dia-a-dia o escurecimento da maçã quando cortamos; a ferrugem do portão; o efeito da maresia etc.
Este vídeo foi produzido durante o programa de extensão Cientista por um Dia, no ano de 2020, como parte das atividades de curricularização da extensão. Sinopse: Neste vídeo as reações de combustão são retratadas, indagando os estudantes a pensarem na função do pavio da vela, bem como ocorre a combustão dentro do copo, entre outras questões. Espera-se que através deste experimento os estudantes compreendam o que é necessário pra que a combustão ocorra. Por fim, espera-se que os alunos sejam capazes de entender a técnica de abafamento. Organizador do Material: Sabrina Rodrigues, bolsista Pibex 2020. Link de Acesso: https://www.youtube.com/watch?v=sXA2XuhZuaM&list=PLIkDZjBUeQEtHdVHvBgF_yVm2niJtBqOO&index=6 Etapa 1: Acenda uma das velas e fixe-a sobre o suporte, em seguida escolha o copo médio e coloque sobre a vela acesa, utilize o cronômetro para marcar o tempo que a vela permanece. Quando a vela se apagar, prossiga para a etapa seguinte. Etapa 2: é basicamente igual a etapa 1, o que vai mudar é o tamanho da área. Acenda a outra vela, fixando-a no suporte, e cubra com o copo grande. Com o auxílio do cronômetro, marque o tempo em que a vela permanece em combustão. A explicação do fenômeno pode começar com a seguinte pergunta: Para acender uma chama na churrasqueira nós assopramos a chama, todavia, quando queremos apagar a vela nós assopramos para interromper a reação de combustão? Por quê? Parafina + oxigênio → gás carbônico + água 2 C22 H46 + 67 O 2 → 44 CO 2 + 46 H 2 O As velas são compostas por parafina, esta substância é um dos produtos do fracionamento do petróleo, dizemos então o vapor da parafina que é o combustível, por isso que ao assoprar apagamos a vela, pois deslocamos o vapor de parafina para longe e sem combustível a reação termina). Já o pavio exerce a função de ser queimado para produzir fogo, portanto é a fonte de CALOR. E como para haver combustão é preciso um COMBURENTE, o oxigênio presente no ar exerce esse papel.
Link de Acesso: Em breve Entender conceitos básicos de termoquímica e observar uma reação exotérmica.
Link de Acesso: Em breve Entender conceitos básicos de reações químicas, termoquímica e observar a formação de produto. Espera-se com a realização dessa atividade discutir e investigar o processo de geração de gás carbônico através da reação de vinagre com bicarbonato de sódio. Também é possível investigar o processo de absorção de energia na forma de calor, de forma que os estudantes adquiram conceitos básicos de uma reação química e termoquímica.
PODCASTS SOBRE FAKE NEWS - QUÍMICA, BIOLOGIA E FÍSICA Será que tudo que está por aí é verdade? O grupo do WhatsApp sempre mostra informações verdadeiras? Bora conversar um pouco sobre noticias compartilhadas nas redes sociais e a química de verdade por trás delas. Alexandre Monteiro de Camargo Ana Caroline Guedes de Sousa Camilla Turcci da Silva Rafaella Gogora Pereira Disponível em: https://anchor.fm/camilla-turcci/episodes/Alimentos-Alcalinos-Combatem-a-Covid-19-ennnql Discussão sobre as notícias falsas sobre o desenvolvimento da vacina do covid-19. Informações e detalhes de como está sendo o processo, a fim de imunizar a população brasileira. Disponível em: https://anchor.fm/lorrany-leal/episodes/As-substncias-da-vacina-do-covid-19-que-ocasionam-Alzheimer-e-fibromialgia-ent9qj Vamos conversar um pouco sobre vacinas, como elas agem no nosso corpo e porque não devemos acreditar nas informações falsas disseminadas pelo movimento antivacina. Divulgaremos informações respaldadas cineticamente através de artigos científicos e informações de órgãos de saúde e especialistas. No episódio "Vai uma Cloroquina aí?" do nosso podcast vamos trazer informações sobre o uso indevido de medicamentos como cloroquina e hidroxicloroquina no tratamento da Covid-19. Esses medicamentos não possuem eficácia comprovada no combate à doença e, em contrapartida, trazem efeitos adversos e prejudiciais aos pacientes. Reforçamos durante o podcast a importância de buscarmos fontes seguras para nos informarmos sobre as notícias que estão circulando nas redes, antes de compartilhar as mesmas e disseminar fake news por aí. Fique ligado! Disponível em: https://anchor.fm/leandro-nathalia/episodes/Vai-uma-Cloroquina-a-eo0cnc Duas colegas se encontram na cafeteria e levantam uma questão. Quando percebem que não encontraram nenhuma resposta para entender melhor aquilo. Resolvem ir atrás da professora na sala de aula! Neste podcast vamos falar sobre vacinas e sobre uma fake news que está circulando sobre os efeitos da vacina contra a COVID-19 no nosso corpo. Disponível em: https://anchor.fm/leticia-reis81/episodes/A-vacina-contra-o-coronavrus-altera-meu-DNA-enu51i Nesse episódio desmentidos a "fake news das máscaras" e falamos um pouco sobre fake news e legislação. Disponível em: https://anchor.fm/edsonedson/episodes/Usar-mscara-te-mata----eu-vi-no-WhatsApp-ens434 Neste episódio único para a Unidade Curricular Práticas Pedagógicas II, Felipe Guimarães e Miguel Rubio, da trajetória de Biologia do curso de Ciências da UNIFESP campus Diadema, trazem o jornalista e professor Fernando Geronazzo para um questionamento sobre a natureza das notícias falsas, as fake news, com foco em uma em particular: o consumo de álcool protege contra a COVID-19; e trazem ciência para o ataque às fake news. Disponível em: https://anchor.fm/felipe-souza-guimares/episodes/As-Fake-News--O-lcool-e-A-COVID-19-envlp8 “Médicos alemães descobriram que mortes por coronavírus são causadas por uma bactéria e que a Covid-19 é amplificada pelo 5G". Nesse podcast trataremos os conceitos científicos para desmistificar essas (des) informações que são amplamente compartilhadas nas redes sociais. Disponível em: https://anchor.fm/camila-ramalho14/episodes/Covid-19--transmitida-por-uma-Bactria-que-pode-ser-amplificada-pelo-5G-envs20 Podcast criado para abordar temas pertinentes ao nosso cotidiano com uma abordagem científica e acessível, voltado para o ensino de química. Disponível em: https://anchor.fm/henriqueleite/episodes/COVID-19-e-o-uso-de-dixido-de-cloro-envfnm Alertando você contra as receitas caseiras que não são a cura pro vírus mais temido do momento. Disponível em: https://anchor.fm/jessyca-nista/episodes/O-que-tenho-em-casa-pode-me-salvar-do-Covid-19--1-enuql6 Olá! Esse podcast pertence à Unidade Curricular Prática Pedagógica II, do curso de Licenciatura em Ciências, da Universidade Federal de São Paulo. Ele foi elaborado pelos discentes Lucas Vivot e Veridiana Bitencourt. Vamos falar de Ciências! Disponível em: https://anchor.fm/veridiana9/episodes/Ch-que-cura-a-COVID-entcc7 Tratamos da fake news que relaciona a vitamina D como um possível tratamento para a Covid-19. Disponível em: https://anchor.fm/beatriz-klahold-lippi/episodes/Vitamina-D-e-a-Covid-19-enqclb Gostaríamos de fazer um agradecimento especial ao Fernando J. Guilger, mestrando do programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, por ter ajudado ao grupo com algumas informações da área da saúde. Disponível em: https://padlet-uploads.storage.googleapis.com/692790294/aad0e4e319a8ef379b7d3d0ebc2cbc3e/PODCAST_PPF2.mp3 Nesse episódio desmentiremos a fake news que afirma que o vinagre é um agente antibacteriano melhor que o álcool. Disponível em: https://anchor.fm/nicole-santana26/episodes/lcool-ou-vinagre--Qual-substncia-tem-maior-ao-antibacteriana-enug42 Disponível em: https://anchor.fm/wslany-de-melo7/episodes/Fake-news-e-o-dixido-de-cloro-er52hlLâmpada de Lava
Sinopse e Organizador do Material:
Este vídeo foi produzido durante o programa de extensão Cientista por um Dia, no ano de 2021, como parte das atividades de curricularização da extensão.
Sinopse: Neste vídeo, inicialmente são abordados conceitos de solubilidade, mistura, densidade e reação química e, posteriormente, é investigado acerca das diferenças de misturas homogêneas e heterogêneas, bem como o motivo de a água não se misturar com o óleo e o funcionamento do detergente.
Organizador do Material: Alexandre Monteiro de Camargo, bolsista Pibex 2021.
Questões de Investigação:
Materiais Necessários:
Procedimentos:
Digestão dos alimentos
Sinopse, Autores e Link de Acesso:
Sinopse: Neste vídeo é realizado uma introdução ao processo de digestão dos alimentos, no sentido de como ocorre a degradação dos alimentos e absorção dos nutrientes pelo organismo, bem como os devidos processos de digestão mecânica e química e as enzimas e sucos necessários e que fazem parte do processo de digestão. Após a introdução do processo de digestão como um todo, o foco se dá em abordar o funcionamento da bile e seu papel na quebra de gorduras no duodeno, onde posteriormente é feito um experimento para se observar de maneira muito semelhante o processo de emulsificação responsável pela quebra dessas gorduras nessa porção do intestino delgado.
Autores: Alana Leite Catuzzati e Luciano Medina de Oliveira. Objetivos da atividade:
Questões de Investigação:
Materiais Necessários:
Transformações químicas - oxirredução
Sinopse, Autores e Link de Acesso:
Objetivos da atividade:
Questões de Investigação:
o prego enferrujado.
Materiais Necessários:
Procedimentos:
o terceiro 20 ml de água oxigenada;
que contém água até atingir a coloração roxa;
permanganato de potássio;Chuva ácida
Sinopse, Autores e Link de Acesso:
Este vídeo foi produzido durante a Unidade Curricular Prática Pedagógica de Química I, no ano de 2021, como parte das atividades de curricularização da extensão. (Curso de Ciências, Universidade Federal de São Paulo).
Sinopse: Neste vídeo é realizado uma contextualização de reações ácido-base e objetiva-se que os estudantes compreendam como a poluição se efetiva. Inicialmente é abordado conceitos como chuva ácida, reação química, além de ácidos e bases de Bronsted-Lowry. Posteriormente, após a realização do experimento investiga-se teoricamente o fenômeno da chuva ácida e o seu efeito destrutivo para a natureza.
Autores: Gabriel Ferreira Rocha, Hillary Victoria França de Souza e Luanna Madalena Lima Celestino.
Link de Acesso: https://www.youtube.com/watch?v=1dfFNrEUNQg&list=PLIkDZjBUeQEtHdVHvBgF_yVm2niJtBqOO&index=8
Objetivos da atividade:
Questões de Investigação:
Materiais Necessários:
Procedimentos:
Corrosão
Sinopse, Autores e Link de Acesso:
Este vídeo foi produzido durante a Unidade Curricular Prática Pedagógica de Química I, no ano de 2021, como parte das atividades de curricularização da extensão. (Curso de Ciências, Universidade Federal de São Paulo).
Sinopse: Neste vídeo, inicialmente é verificado as condições necessárias para que a corrosão do ferro aconteça, além de definir o que é uma reação de corrosão. Para tal, serão abordados conceitos de reações de oxirredução e o funcionamento de suas duas etapas (oxidação e redução). Posteriormente, o fenômeno da corrosão é investigado ao decorrer do experimento.
Autores: Brenda Bondezan e Juliana Dariva Morganti.
Link de Acesso: https://www.youtube.com/watch?v=jnVFIAxXQQc&list=PLIkDZjBUeQEtHdVHvBgF_yVm2niJtBqOO&index=9
Objetivos da atividade:
Questões de Investigação:
Materiais Necessários:
Procedimentos:
Entendendo a densidade em nosso dia a dia
Sinopse, Autores e Link de Acesso:
Questões de Investigação:
recipiente?Materiais Necessários:
Procedimentos:
Etapa A:
Sistema locomotor
Sinopse e Organizador do Material:
Este vídeo foi produzido durante o programa de extensão Cientista por um Dia, no ano de 2020, como parte das atividades de curricularização da extensão.
Sinopse: Neste vídeo, é demonstrado como um corpo se movimenta e quais estruturas responsáveis por sua movimentação, para que posteriormente seja investigado acerca do controle do movimento em determinadas partes do corpo, além das funções que os ossos, articulações, músculos e sistema nervoso exercem na produção do movimento.
Organizador do Material: Anderson Ricardo Júnior da Rocha Silva, bolsista Pibex 2020.
Objetivos da atividade:
Questões de Investigação:
Corrida brilhante
Sinopse, Organizador do Material e Link de Acesso:
Objetivos da atividade:
Questões de Investigação:
Materiais Necessários:
Procedimentos:
Resultados Esperados:
Seleção natural
Sinopse e Organizador do Material:
Objetivos da atividade:
Questões de Investigação:
Materiais Necessários:
Procedimentos:
Fermentação alcoólica
Sinopse e Organizador do Material:
Objetivos da atividade:
Materiais Necessários:
Procedimentos:
Osmose em ovos crus de codorna
Sinopse, Autores e Link de Acesso:
Objetivos da atividade:
Questões de Investigação:
Materiais Necessários:
Procedimentos:
DNA: conhecendo o que todos os seres vivos compartilham
Sinopse, Autores e Link de Acesso:
Objetivos da atividade:
Questões de Investigação:
Materiais Necessários:
Procedimentos:
Reprodução sexuada das Angiospermas
Sinopse, Autores e Link de Acesso:
Objetivos da atividade:
Questões de Investigação:
Quais tipos de células possuem peroxissomos?
Sinopse, Autores e Link de Acesso:
Objetivos da atividade:
Questões de Investigação:
Materiais Necessários:
Procedimentos:
Fermentação alcoólica e termoquímica: uma proposta interdisciplinar
Sinopse, Autores e Link de Acesso:
Objetivos da atividade:
Questões de Investigação:
Materiais Necessários:
Procedimentos:
Resultados Esperados:
Osmose na Batata
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Questões de Investigação:
Materiais Necessários:
Procedimentos:
Transporte de água nas plantas
Sinopse, Autores e Link de Acesso:
Objetivos da atividade:
Questões de Investigação:
Materiais Necessários:
Cola derivada do leite
Sinopse e Organizador do Material:
Este vídeo foi produzido durante o programa de extensão Cientista por um Dia, no ano de 2021, como parte das atividades de curricularização da extensão.
Objetivos da atividade:
Questões de Investigação:
Materiais Necessários:
Procedimentos:
Resultados Esperados:
Pulmão artificial
Sinopse e Organizador do Material:
Objetivos da atividade:
Questões de Investigação:
Materiais Necessários:
Procedimentos:
A esponja de aço contém ferro?
Sinopse e Organizador do Material:
Objetivos da atividade:
Questões de Investigação:
Materiais Necessários:
Procedimentos:
Resultados Esperados:
Combustão no copo
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Questões de Investigação:
Materiais Necessários:
Procedimentos:
Resultados Esperados:
No caso da churrasqueira nós assopramos e aumentamos com isso a concentração de um dos reagentes (comburente oxigênio) por isso assoprar ajuda a aumentar a chama. Ao colocar o copo sobre a vela, armazenamos uma porção de O2 entre o copo e o suporte. A vela permanece acesa até acabar o oxigênio existente dentro dele, a partir deste instante a vela se apaga. A vela fica por mais tempo acesa na etapa 2, pois o copo é maior e consequentemente abriga mais oxigênio. Quanto maior a área, mais longo será o período de combustão. Por fim, espera-se que os alunos sejam capazes de compreender a técnica de abafamento que consiste em diminuir ou impedir o contato do oxigênio com o material combustível. Não havendo combruente para reagir com o combustível, não haverá fogo.
Reação de Oxidação da glicerina
Sinopse e Organizador do Material:
Este vídeo foi produzido durante a Unidade Curricular Experimentação no Ensino de Química, no ano de 2022, como parte das atividades de curricularização da extensão. (Curso de Ciências, Universidade Federal de São Paulo).
Sinopse: Neste vídeo, inicialmente são abordados conceitos de termoquímica, entalpia e reação exotérmica. Após a explicação dos conceitos iremos observar a liberação de calor através de uma reação de permanganato de potássio e glicerina.
Organizador do Material: Pedro Henrique dos Santos, bolsista Pibex 2022.
Objetivos da atividade:
Questões de Investigação:
Materiais Necessários:
Produção de gás carbônico
Sinopse e Organizador do Material:
Este vídeo foi produzido durante a Unidade Curricular Experimentação no Ensino de Química, no ano de 2022, como parte das atividades de curricularização da extensão. (Curso de Ciências, Universidade Federal de São Paulo).
Sinopse: Neste vídeo, inicialmente são abordados conceitos de termoquímica, entalpia e reação endotérmica. Após a explicação dos conceitos iremos observar a produção de gás carbônico como produto da reação.
Organizador do Material: Pedro Henrique dos Santos, bolsista Pibex 2022.
Objetivos da atividade:
Questões de Investigação:
Materiais Necessários:
Procedimentos:
Resultados Esperados:
EPISÓDIO 1 - ALIMENTOS ALCALINOS COMBATEM A COVID-19? (QUÍMICA)
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AUTORES
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EPISÓDIO 2 - AS SUBSTÂNCIAS DA VACINA DO COVID-19 QUE OCASIONAM ALZHEIMER E FIBROMIALGIA (BIOLOGIA)
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EPISÓDIO 3 - EU DEVO TER MEDO DE ME VACINAR? (BIOLOGIA)
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EPISÓDIO 4 - SORRIA! VOCÊ ESTÁ SENDO ENGANADO (BIOLOGIA)
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EPISÓDIO 5 - RADIAÇÃO NOSSA DE CADA DIA: TERMÔMETRO INFRAVERMELHO CAUSA CÂNCER? (QUÍMICA)
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EPISÓDIO 6 - A VACINA DE RNA MENSAGEIRO CONTRA A COVID-19 ALTERA O MEU DNA? (BIOLOGIA)
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EPISÓDIO 7 - USAR MÁSCARA TE MATA... EU VI NO WHATSAPP (BIOLOGIA)
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EPISÓDIO 8 - AS FAKE NEWS, O ÁLCOOL E A COVID-19 (BIOLOGIA)
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EPISÓDIO 9 - COVID-19 É TRANSMITIDA POR UMA BACTÉRIA E SUA TRANSMISSÃO É AMPLIFICADA PELO 5G? (BIOLOGIA)
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EPISÓDIO 10 - MACACOS LADRÕES, MICROCHIPS E OUTRAS NOTÍCIAS (BIOLOGIA)
EPISÓDIO 11 - PODCAST DA MASSA: O DIÓXIDO DE CLORO PODE PREVENIR E CURAR COVID-19? (QUÍMICA)
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EPISÓDIO 12 - O QUE TENHO EM CASA PODE ME SALVAR DO COVID? (BIOLOGIA)
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EPISÓDIO 13 - CHÁ QUE CURA A COVID? (BIOLOGIA)
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EPISÓDIO 14 - VITAMINA D E A COVID-19 (BIOLOGIA)
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EPISÓDIO 15 - MÁSCARAS FAZEM MAIS MAL DO QUE BEM? (FÍSICA)
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EPISÓDIO 16 - ÁLCOOL OU VINAGRE? QUAL SUBSTÂNCIA TEM MAIOR AÇÃO ANTIBACTERIANA (BIOLOGIA)
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EPISÓDIO 17 - FAKE NEWS DIÓXIDO DE CLORO (QUÍMICA)
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