SOBRE O PROGRAMA
O programa de Extensão Cientista por um Dia visa tornar conhecida as ações do campus Diadema na região. Para isso, ele oferece um programa de visitas pré-agendadas para escolas da educação básica, públicas e privadas, onde os(as) estudantes podem interagir com a cultura científica por meio de atividades investigativas, experimentais e lúdicas, nas áreas de Biologia, Física, Química e Matemática, nos laboratórios da universidade.
Desde o ano de 2017 este programa já recebeu mais de 3000 alunos e professores de educação básica para realizarem atividades nos laboratórios, produzidas e implementadas pelos estudantes de graduação da Unifesp.
Ter contato com a universidade e, mais do que isso, ter a possibilidade de realizar atividades experimentais em um laboratório, tem sido uma experiência enriquecedora para os estudantes da educação básica e uma experiência formativa significativa para os estudantes de graduação. As visitas têm possibilitado a vivência das atividades possibilitam a aprendizagem de conceitos científicos, além de vislumbrarem as diversas perspectivas científicas que existem no nosso dia a dia. Além disso, as visitas permitem que os estudantes conheçam a universidade pública, e reconheça-a como possibilidade para a continuidade de seus estudos.
PROJETOS DO PROGRAMA
A extensão universitária tem proporcionado uma aproximação da Universidade de diversos setores da sociedade, sendo uma destes a comunidade escolar da educação básica. Professores e alunos do Ensino Fundamental e Médio, através da participação em projetos e programas de extensão, experimentam novos modos e contextos educativos, que possibilitam diferentes abordagens pedagógicas. O projeto Aprendendo Biologia na Unifesp visa promover uma espaço de visitas de estudantes da educação básica para aprenderem Biologia em um laboratório da universidade, mediante a vivencia de atividades práticas experimentais Vice-Coordenador: Prof. Dr. Renato Barboza E-mail: renato.barboza@unifesp.br
Projeto que se insere no campo de estudos e pesquisas da Educação Química, visando promover a interação de estudantes universitários e estudantes de educação básica em situações de aprendizagem no laboratório da Unifesp. Os alunos das escolas públicas do município de Diadema são convidados para participarem de atividades experimentais investigativas que são planejadas por estudantes do curso de Licenciatura em Ciências. Partindo-se do pressuposto de que as atividades extensionistas possam ser espaços de socialização e troca de saberes entre a Universidade e a sociedade, esperamos contribuir tanto com a comunidade participante, quanto com a formação dos licenciandos que terão oportunidade de refletir sobre práticas pedagógicas em situações reais de ensino. Coordenadora: Profa. Dra. Helga Gabriela Aleme E-mail: hgaleme@unifesp.br Vice-Coordenadora: Profa. Dra. Simone Alves de Assis Martorano E-mail: simone.martorano@unifesp.br O presente projeto encontra-se inserido no Programa "Cientista por um Dia", visando apresentar atividades que inter-relacionem a Física e a Matemática,em uma perspectiva investigativa, contribuindo na divulgação da articulação entre tais áreas. Para tanto, tais atividades serão realizadas com estudantes da educação básica, em visitas pré-agendadas aos espaços da Universidade Federal de São Paulo, com participação de licenciandos do curso de Ciências-Licenciatura e sob supervisão de docentes da Universidade. Coordenador: Prof. Dr. Leonardo André Testoni E-mail: leonardo.testoni@unifesp.br Vice-Coordenadora: Profa. Dra. Patrícia Rosana Linardi E-mail: linardi@unifesp.br ALGUMAS ATIVIDADES EXPERIMENTAIS - BIOLOGIA/QUÍMICA
{slider Lâmpada de Lava} Relacionar conceitos de mistura, solubilidade, densidade e reação química. Espera-se com a realização dessa atividade discutir e investigar a diferença entre misturas homogêneas e hetereogêneas, além de demonstrar o funcionamento de um detergente. {slider Digestão dos alimentos} Este vídeo foi produzido durante a Unidade Curricular Prática Pedagógica de Biologia I, no ano de 2021, como parte das atividades de curricularização da extensão. (Curso de Ciências, Universidade Federal de São Paulo). Link de Acesso: https://www.youtube.com/watch?v=7oOQPGySrC4 Compreender o processo de digestão como um todo e enfatizar o funcionamento da bile e seu papel na quebra de gorduras no duodeno e observar o processo de emulsificação. Espera-se com a realização dessa atividade discutir e investigar o processo de digestão total, para que os estudantes compreendam o funcionamento da bile e seu papel na quebra de gorduras no duodeno. {slider Transformações químicas - oxirredução} Este vídeo foi produzido durante a Unidade Curricular Prática Pedagógica de Química I, no ano de 2021, como parte das atividades de curricularização da extensão. (Curso de Ciências, Universidade Federal de São Paulo). Sinopse: Este vídeo tem o intuito de analisar um exemplo de transformação química por meio da reação de oxirredução. Para tal, são investigadas questões como: 1) a diferença entre os pregos apresentados; 2) o que pode ter ocasionado a alteração na cor do prego enferrujado; 3) a relação entre o prego enferrujado e 4) se o enferrujamento do prego ocorre somente com metais. Espera-se que os estudantes compreendam a transformação química através da reação de oxirredução. Autores: Thaís dos Santos Silva, Angeline Carvalho Pereira e Pedro Henrique dos Santos. Link de Acesso: https://www.youtube.com/watch?v=8Woe_XOdYhw&list=PLIkDZjBUeQEtHdVHvBgF_yVm2niJtBqOO&index=11 Analisar um exemplo de transformação química por meio da reação de oxirredução. Trazer outro objeto enferrujado que não tenha sido exposto diretamente ao ambiente e comparar com Espera-se que os estudantes compreendam a transformação química através da reação de oxirredução.
Aprendendo Biologia na Unifesp
Coordenadora: Profa. Dra. Ana Maria Santos Gouw
E-mail: ana.gouw@unifesp.br
Aprendendo Química na Unifesp
Aprendendo Física e Matemática na Unifesp
Sinopse e Organizador do Material:
Este vídeo foi produzido durante o programa de extensão Cientista por um Dia, no ano de 2021, como parte das atividades de curricularização da extensão.
Sinopse: Neste vídeo, inicialmente são abordados conceitos de solubilidade, mistura, densidade e reação química e, posteriormente, é investigado acerca das diferenças de misturas homogêneas e heterogêneas, bem como o motivo de a água não se misturar com o óleo e o funcionamento do detergente.
Organizador do Material: Alexandre Monteiro de Camargo, bolsista Pibex 2021.
Objetivos da atividade:
Questões de Investigação:
Materiais Necessários:
Procedimentos:
Resultados Esperados:
Sinopse, Autores e Link de Acesso:
Sinopse: Neste vídeo é realizado uma introdução ao processo de digestão dos alimentos, no sentido de como ocorre a degradação dos alimentos e absorção dos nutrientes pelo organismo, bem como os devidos processos de digestão mecânica e química e as enzimas e sucos necessários e que fazem parte do processo de digestão. Após a introdução do processo de digestão como um todo, o foco se dá em abordar o funcionamento da bile e seu papel na quebra de gorduras no duodeno, onde posteriormente é feito um experimento para se observar de maneira muito semelhante o processo de emulsificação responsável pela quebra dessas gorduras nessa porção do intestino delgado.
Autores: Alana Leite Catuzzati e Luciano Medina de Oliveira.
Objetivos da atividade:
Questões de Investigação:
Materiais Necessários:
Procedimentos:
Resultados Esperados:
Sinopse, Autores e Link de Acesso:
Objetivos da atividade:
Questões de Investigação:
o prego enferrujado.
Materiais Necessários:
Procedimentos:
o terceiro 20 ml de água oxigenada;
que contém água até atingir a coloração roxa;
permanganato de potássio;
Resultados Esperados:
{slider Chuva ácida}
Sinopse, Autores e Link de Acesso:
Este vídeo foi produzido durante a Unidade Curricular Prática Pedagógica de Química I, no ano de 2021, como parte das atividades de curricularização da extensão. (Curso de Ciências, Universidade Federal de São Paulo).
Sinopse: Neste vídeo é realizado uma contextualização de reações ácido-base e objetiva-se que os estudantes compreendam como a poluição se efetiva. Inicialmente é abordado conceitos como chuva ácida, reação química, além de ácidos e bases de Bronsted-Lowry. Posteriormente, após a realização do experimento investiga-se teoricamente o fenômeno da chuva ácida e o seu efeito destrutivo para a natureza.
Autores: Gabriel Ferreira Rocha, Hillary Victoria França de Souza e Luanna Madalena Lima Celestino.
Link de Acesso: https://www.youtube.com/watch?v=1dfFNrEUNQg&list=PLIkDZjBUeQEtHdVHvBgF_yVm2niJtBqOO&index=8
Objetivos da atividade:
Caracterizar reações de ácido e base e compreender como a poluição se efetiva.
Questões de Investigação:
- O que é a chuva ácida?
- Qual o efeito da chuva ácida no meio ambiente?
- O que acontecerá dentro do pote?
Materiais Necessários:
- 1 Pote de vidro com tampa;
- 1 Colher de sopa de metal;
- 1 Arame ou fita hellerman;
- 1 Prego;
- 1 Martelo;
- Fita isolante;
- 2 Pétalas de rosa vermelha;
- Cerca de 30mL de água;
- Enxofre (encontra-se em farmácia ou em casa de ração);
- 1 Indicador de Ph de repolho roxo;
- 1 Pinça;
- 1 Vela;
- 1 Caixa de palitos de fósforo.
Procedimentos:
- Entorte a colher deixando em formato de U;
- Com o auxílio de um prego e martelo faça dois furos na tampa do pote de vidro; na mesma direção com uma distância de 1,5 cm ou a largura do cabo da colher de sopa;
- Passe pelos furos o arame ou a fita hellerman para prender a colher na tampa;
- Acenda a vela;
- Coloque dentro do pote uma pétala de flor;
- Com o auxílio da colher de chá adicione uma pequena quantidade de enxofre dentro da colher de sopa;
- Coloque a colher contendo o enxofre em cima da vela até que solte bastante fumaça ou até que se espalhe uma chama pelo enxofre;
- Feche o pote com a colher presa à tampa e espere por 5 minutos;
- Abra o pote em um lugar arejado e retire rapidamente com o auxílio da pinça a pétala e a colher da tampa, tomando cuidado para não respirar a fumaça do pote;
- Adicione os 30mL de água dentro do pote e feche rapidamente para que a fumaça permaneça dentro do recipiente e agite vigorosamente por 3 minutos para que toda a fumaça reaja com a água;
- Abra o pote, coloque o indicador de pH na água e balance em movimento circular o pote até que seja possível observar alguma mudança.
Resultados Esperados:
Espera-se que os alunos identifiquem reações de ácido e base e compreendam como a poluição se efetiva.
{slider Corrosão} Verificar as diferentes condições em que ocorre a corrosão do ferro e caracterizar a oxirredução como reação que ocorre por meio da transferência de elétrons. Espera-se que os alunos analisem as condições em que a corrosão do ferro ocorre e identifiquem a oxirredução como uma reação que ocorre através da transferência de elétrons.
Sinopse, Autores e Link de Acesso:
Este vídeo foi produzido durante a Unidade Curricular Prática Pedagógica de Química I, no ano de 2021, como parte das atividades de curricularização da extensão. (Curso de Ciências, Universidade Federal de São Paulo).
Sinopse: Neste vídeo, inicialmente é verificado as condições necessárias para que a corrosão do ferro aconteça, além de definir o que é uma reação de corrosão. Para tal, serão abordados conceitos de reações de oxirredução e o funcionamento de suas duas etapas (oxidação e redução). Posteriormente, o fenômeno da corrosão é investigado ao decorrer do experimento.
Autores: Brenda Bondezan e Juliana Dariva Morganti.
Link de Acesso: https://www.youtube.com/watch?v=jnVFIAxXQQc&list=PLIkDZjBUeQEtHdVHvBgF_yVm2niJtBqOO&index=9
Objetivos da atividade:
Questões de Investigação:
Materiais Necessários:
Procedimentos:
Resultados Esperados:
{slider Entendendo a densidade em nosso dia a dia}
Sinopse, Autores e Link de Acesso:
Este vídeo foi produzido durante a Unidade Curricular Prática Pedagógica de Química I, no ano de 2021, como parte das atividades de curricularização da extensão. (Curso de Ciências, Universidade Federal de São Paulo).
Sinopse: Neste vídeo é trabalhado o conceito de densidade, exemplificando sua importância e aplicação do cotidiano, junto aos conceitos que estão atrelados a sua definição, como: volume, temperatura, massa e pressão, apresentando também as unidades de medida utilizadas.
Autores: Rachel Helena Gachet Silva, Suellen Guerreiro Ruiz Santos e Erica Ferreira de Oliveira.
Link de Acesso: https://www.youtube.com/watch?v=B6P_XJGr0bY&list=PLIkDZjBUeQEtHdVHvBgF_yVm2niJtBqOO&index=10
Objetivos da atividade:
Esclarecer o conceito de densidade e sua aplicação no cotidiano.
Questões de Investigação:
- Ao pesar um mesmo volume de diferentes alimentos, obtemos valores de massas diferentes. Qual seria o motivo desses valores de massa serem diferentes?
- Por qual motivo os alimentos de mesma massa não ocupam o mesmo volume dentro do
recipiente? - Descreva o que você observou em: arroz + óleo; farinha de trigo + água e farinha de trigo + óleo.
- O que acontece quando se mistura um líquido e um sólido no mesmo recipiente? Todas as misturas se comportam da mesma forma?
- O que ocorreu com a bexiga que foi resfriada? De acordo com o que foi observado, você acredita que existe alguma relação entre temperatura e densidade? Se sim, qual seria esta relação?
Materiais Necessários:
- 1 recipiente de volume conhecido;
- 1 Balança;
- 1 Copo medidor;
- Alimentos disponíveis em casa, como: grãos, sementes, cereais, farinhas e líquidos (lentilha, ervilha, soja, arroz, açúcar, farinha de trigo, feijão, aveia, água, óleo, leite e refrigerante);
- 2 Bexigas;
- Geladeira ou freezer;
- Caneta;
- Régua;
- Papel.
Procedimentos:
Etapa A:
- Pesar o recipiente, para descontar a massa deste nas próximas pesagens;
- Colocar os alimentos (sólidos ou líquidos) de diferentes densidades em um recipiente de volume único e conhecido, de forma que estes ocupem o mesmo volume;
- Pesar todos os alimentos em uma balança, anotando os valores obtidos. Com a variação da massa obtida, demonstrar a variação de densidade dos alimentos, relacionando à equação matemática.
Etapa B:
- Pesar o copo medidor, para descontar a massa deste nas próximas pesagens;
- Colocar a mesma massa (determinar valor (g)) dos elementos (sólido e líquidos) de diferentes densidades, no copo medidor;
- Anotar os volumes obtidos, e pesar para confirmar o valor das massas em cada caso. Com a variação de volumes obtida, demonstrar a variação de densidade dos alimentos, novamente relacionando à equação matemática.
Etapa C:
- Colocar alimentos de densidades diferentes e/ou iguais (sendo estas previamente conhecidas) num mesmo recipiente e verificar a forma como eles ocupam o espaço no interior do recipiente;
ETAPA D:
- Encher 2 bexigas, buscando deixá-las com tamanhos parecidos;
- Com auxílio de uma caneta e uma régua, traçar uma cruz em cada bexiga, de tamanho similar, com a régua medir o tamanho das retas e anotá-los nas bexigas;
- Colocar uma das bexigas no congelador ou freezer por aproximadamente 20min, enquanto a outra ficará em temperatura ambiente, podendo ser verificada pelo celular;
- Retirar a bexiga do congelador, comparar visualmente as 2 bexigas;
- Medir novamente com a régua as retas traçadas nas bexigas, anotar os valores obtidos.
Resultados Esperados:
Espera-se que os alunos compreendam o conceito de densidade, bem como a sua aplicação no dia a dia. Além disso, espera-se que compreendam os conceitos de volume, massa, temperatura e pressão.
{slider Sistema locomotor}
Sinopse e Organizador do Material:
Este vídeo foi produzido durante o programa de extensão Cientista por um Dia, no ano de 2020, como parte das atividades de curricularização da extensão.
Sinopse: Neste vídeo, é demonstrado como um corpo se movimenta e quais estruturas responsáveis por sua movimentação, para que posteriormente seja investigado acerca do controle do movimento em determinadas partes do corpo, além das funções que os ossos, articulações, músculos e sistema nervoso exercem na produção do movimento.
Organizador do Material: Anderson Ricardo Júnior da Rocha Silva, bolsista Pibex 2020.
Objetivos da atividade:
Demonstrar por meio da construção de um modelo experimental como o corpo humano se movimenta e quais são as estruturas do corpo responsáveis pela produção do movimento.
Questões de Investigação:
- O que é necessário para a gente conseguir se movimentar?
- Por que conseguimos controlar o movimento de determinadas partes do corpo e de outras não?
- Qual a função dos ossos, músculos, articulações e sistema nervoso na produção do movimento?
Materiais Necessários:
- Um pedaço de caixa de papelão.
- Estilete e tesoura
- Lápis
- Borracha
- Canudinho de papel ou plástico
- Uma bexiga
- Régua
- 1 Palito de churrasco
- 1 folha de caderno
Procedimentos:
Construção em conjunto de modelos que representem o sistema locomotor
Resultados Esperados:
Espera-se com a realização dessa atividade discutir e investigar a integração dos diversos tecidos envolvidos na movimentação do corpo humano.
{slider Corrida brilhante}
Sinopse, Organizador do Material e Link de Acesso:
Este vídeo foi produzido durante o programa de extensão Cientista por um Dia, no ano de 2020, como parte das atividades de curricularização da extensão.
Sinopse: Neste vídeo é abordado o conceito de tensão superficial. Para tal, é discutido a respeito das forças intermoleculares/interações intermoleculares e a ligação de H. Além disso, é discutido acerca da estrutura química dos sabões e detergentes e demonstrado o que ocorre quando o detergente entra em contato com a tensão superficial.
Organizador do Material: Sabrina Rodrigues, bolsista Pibex 2020.
Link de Acesso: https://www.youtube.com/watch?v=YGSP14xmRuo&list=PLIkDZjBUeQEtHdVHvBgF_yVm2niJtBqOO&index=7
Objetivos da atividade:
Demonstrar de forma simples e divertida, como funciona a tensão superficial da água e o que ocorre quando essa tensão é quebrada em contato com o detergente.
Questões de Investigação:
- Por que a purpurina “boia na água”?
- O que acontece quando colocamos o detergente na água ? Por que você acha que essa mudança ocorre?
Materiais Necessários:
- Detergente concentrado
- Água
- Purpurina (farinha de trigo ou fubá)
- 1 Recipiente transparente grande
Procedimentos:
- Coloque a água em um recipiente transparente para melhor visualização do experimento.
- Coloque a purpurina no recipiente com água aos poucos.
- Pingue o detergente no lugar onde há maior quantidade de purpurina.
- Descreva as mudanças observadas.
Resultados Esperados:
Espera-se com a realização dessa atividade compreender o funcionamento do detergente, sua atuação, composição química e questões relacionadas a higiene, como o funcionamento de sabões e sabonetes. Espera-se também investigar a presença da química em nas mais diversas atividades cotidianas.
{slider Seleção natural}
Sinopse e Organizador do Material:
Este vídeo foi produzido durante o programa de extensão Cientista por um Dia, no ano de 2020, como parte das atividades de curricularização da extensão.
Sinopse: Este vídeo é realizado com o intuito de que os estudantes compreendam de que forma o ambiente atua selecionando os organismos mais adaptados a sobreviverem e se reproduzir. Para tal, o experimento é realizado utilizando diversos pegadores e grãos. Alem disso, são discutidos questões como a adaptação de organismos ao ambiente em que vivem e como essas adaptações surgiram, bem como o conceito de seleção natural e como ela está relacionada com a evolução biológica dos seres vivos.
Organizador do Material: Anderson Ricardo Júnior da Rocha Silva, bolsista Pibex 2020.
Objetivos da atividade:
Compreender de que forma o ambiente atua selecionando os organismos mais adaptados a sobreviverem e se reproduzir.
Questões de Investigação:
- Por que os organismos são adaptados ao ambiente em que vivem
- Como essas adaptações surgiram?
- O que é seleção natural?
Materiais Necessários:
- Folha e lápis para registrar os dados.
- Objetos que representem diferentes tipos de bicos das aves (Exemplos: Pregadores de roupas, Pinça de sobrancelhas, Pegador de macarrão, Presilhas de cabelo, Hashi (palitos usados pelos orientais para comer))
- Tipos diferentes de grãos ou sementes (Exemplos: Grãos de feijão, Grãos de arroz, Grão de bico, Grão de milho, Semente de girassol, Semente de abacate)
- Um recipiente para dispor os grãos.
Procedimentos:
- Dispor todos os tipos de grãos em uma vasilha e misturar
- Escolher o objeto que representará o bico de um pássaro
- Em 30 segundos os alunos deverão pegar o máximo de grãos com o bico selecionado e reservar.
- Contar quantos grãos foram possíveis pegar com o bico escolhido e anotar os dados no na folha.
- Escolher outro bico (que ainda não tenha sido utilizado) repetir o procedimento anterior.
- Repetir a dinâmica de acordo com a quantidade de tipos diferentes de bicos providenciados pelos alunos.
Resultados Esperados:
Espera-se que os alunos sejam capazes de compreender de que forma o ambiente atua selecionando os organismos mais adaptados a sobreviverem se reproduzirem bem como compreender conceitualmente como a seleção natural está relacionado com a evolução biológica dos seres vivos.
{slider Fermentação alcoólica}
Sinopse e Organizador do Material:
Este vídeo foi produzido durante o programa de extensão Cientista por um Dia, no ano de 2020, como parte das atividades de curricularização da extensão.
Sinopse: Este vídeo tem o intuito de investigar o processo de fermentação alcóolica, bem como verificar seus produtos finais, além de verificar a transformações químicas a partir da fermentação. Para tal, é investigado acerca das condições ideais para que a fermentação ocorra. Espera-se que os alunos discutam e investiguem as reações químicas geradas através do processo de fermentação alcoólica, as condições ideais para que ela ocorra bem como sua sua importância econômica e biológica.
Organizador do Material: Anderson Ricardo Júnior da Rocha Silva, bolsista Pibex 2020.
Objetivos da atividade:
Investigar o processo de fermentação alcóolica, bem como verificar seus produtos finais (Álcool e CO 2). Verificar a transformações químicas a partir da fermentação.
Questões de Investigação:
Quais são as condições ideais para que a fermentação ocorra?
Materiais Necessários:
- Fermento biológico seco;
- Água em temperatura ambiente;
- Água Morna;
- Sal;
- Açúcar;
- Farinha de trigo;
- Amido de milho;
- Uma vasilha ou garrafa pet pequena;
- Bexigas.
Procedimentos:
- Escolher apenas 3 ingredientes para realizar o experimento (a escolha dos ingredientes deve ser justificada em momento posterior)
- Misture os ingredientes escolhidos na garrafa e coloque a bexiga na “boca” da mesma. Deixe a mistura descansando.
- Pergunte aos alunos o que cada grupo colocou e quais foram os motivos de sua escolha.
- Observar as transformações químicas identificadas a partir do experimento.
Resultados Esperados:
Espera-se discutir e investigar as reações químicas geradas através do processo de fermentação alcoólica, as condições ideais para que ela ocorra bem como sua sua importância econômica e biológica.
{slider Osmose em ovos crus de codorna}
Sinopse, Autores e Link de Acesso:
Este vídeo foi produzido durante a Unidade Curricular Prática Pedagógica de Biologia I, no ano de 2021, como parte das atividades de curricularização da extensão. (Curso de Ciências, Universidade Federal de São Paulo).
Sinopse: Nesse vídeo serão tratados, por meio de uma aula expositiva, os conceitos de estrutura da membrana plasmática, composição da membrana plasmática, osmose e concentração de soluções. Após, por meio de um experimento demonstrativo, será verificada a ocorrência da osmose em ovos de codorna em soluções com diferentes concentrações.
Autores: Giovanna Tonzar dos Santos, Letícia Reis Oliveira e Nathalia Stein Nery.
Link de Acesso: https://www.youtube.com/watch?v=luLr67ZPbSQ
Objetivos da atividade:
Trabalhar os conceitos de estrutura da membrana plasmática, osmose e concentração de soluções e verificar a ocorrência de osmose em ovos de codorna em soluções de diferentes concentrações.
Questões de Investigação:
- O que vocês esperam do primeiro resultado do experimento?
- Quais efeitos o vinagre terá sobre os ovos?
- Quais hipóteses vocês podem levantar sobre o que acontecerá com cada ovo (em solução hipertônica, hipotônica e isotônica)?
- Como podemos saber se a osmose realmente ocorreu nos ovos? O que precisamos observar?
- Por que, neste experimento, é necessário mergulhar os ovos no vinagre por 24 horas?
- De acordo com os resultados, a membrana que envolve o ovo é permeável à água? E ao açúcar?
Materiais Necessários:
- 3 ovos crus de codorna;
- Vinagre de vinho branco, de maçã ou de álcool;
- Açúcar;
- 1 recipiente de plástico transparente com tampa;
- 3 copos de plástico transparentes;
- 3 etiquetas ou fita crepe;
- 1 colher de sobremesa;
- Lápis;
- Água destilada ou de torneira;
- Soro fisiológico (solução salina a 0,9%).
Procedimentos:
- Colocar os três ovos no recipiente com tampa, colocar vinagre até cobrir os ovos, tampar e deixar por 24 horas;
- No outro dia, colocar em cada copo descartável água com açúcar, soro e água de torneira com as respectivas etiquetas nomeando cada solução;
- Retirar os ovos do vinagre e colocar um em cada copo. Aguardar por duas horas;
- Observar o que aconteceu em cada ovo de cordorna.
Resultados Esperados:
Espera-se discutir conceitos como a estrutura da membrana plasmática e sua composição e investigar a ocorrência da osmose em ovos de codorna em soluções com diferentes concentrações.
{slider DNA: conhecendo o que todos os seres vivos compartilham}
Sinopse, Autores e Link de Acesso:
Este vídeo foi produzido durante a Unidade Curricular Prática Pedagógica de Biologia I, no ano de 2021, como parte das atividades de curricularização da extensão. (Curso de Ciências, Universidade Federal de São Paulo).
Sinopse: Neste vídeo você encontrará um breve resumo do que é o DNA, do que ele é formado e quais são suas funções. Ao final, você também poderá fazer junto com a gente um experimento incrível de extração de DNA de uma cebola. Esse vídeo foi criado de forma lúdica, com desenhos, para facilitar e auxiliar a compreensão de um tema muito importante na biologia.
Autores: Amanda Boriero Tanajura, Mariana do Nascimento Novaes Silva e Luana de Lima Maciel.
Link de Acesso: https://www.youtube.com/watch?v=HWZ2npGIH3A&list=PLIkDZjBUeQEtHdVHvBgF_yVm2niJtBqOO&index=2
Objetivos da atividade:
Discutir conceitos do DNA, bem como ele é formado e quais são suas funções, através da extração do DNA de uma cebola.
Questões de Investigação:
- Por que amassar a cebola mesmo depois de corta-la?
- Por que adicionar álcool gelado no experimento?
- O que o detergente faz com o DNA?
- É possível observar a estrutura de dupla hélice do DNA? justifique.
Materiais Necessários:
- Álcool gelado (deixar de um dia para o outro no congelador);
- Água;
- Cebola pequena;
- Colher de sopa;
- Garfo e faca;
- 2 copos de vidro;
- Coador de café ou peneira;
- Detergente neutro;
- Sal de cozinha;
- Plástico filme ou outro objeto para tampar o copo;
- Pote com gelo.
Procedimentos:
- Cortar uma cebola em pedacinhos bem pequenos e depois amassar com um garfo até sair um suquinho;
- Esquentar um pouco de água e colocar em um copo de vidro. O volume da água deve ser de 1/3 do copo;
- Colocar uma colher de detergente neutro, duas pitadas de sal e a cebola picada com o caldinho;
- Tampar o copo com plástico filme, ou qualquer outra coisa que não deixe que o calor escape do copo. Deixar descansar por 20 minutos;
- Depois de 20 minutos, colocar o copo com a solução em uma panela com água e esquentar em fogo baixo por 5 minutos. (não esquentar a água antes) ;
- Com cuidado, retirar o copo da água e peneirar a solução em outro copo limpo;
- Colocar esse copo em um pote com gelo e colocar no congelador por 5 minutos;
- Devagar, adicionar o álcool gelado. A quantidade de álcool adicionada deve ser igual ao volume da solução do copo;
- Ver o que acontece.
Resultados Esperados:
Espera-se que os estudantes compreendam o que é o DNA, do que ele é formado e quais são suas funções.
{slider Reprodução sexuada das Angiospermas}
Sinopse, Autores e Link de Acesso:
Este vídeo foi produzido durante a Unidade Curricular Prática Pedagógica de Biologia I, no ano de 2021, como parte das atividades de curricularização da extensão. (Curso de Ciências, Universidade Federal de São Paulo).
Sinopse: O vídeo se inicia relembrando o processo de reprodução nas angiospermas e os principais componentes que atuam na estrutura reprodutora. A nossa estratégia pedagógica é uma mistura de aula expositiva e investigativa pois além de expor para os alunos a matéria também é feito um experimento para que os mesmos possam ter um contato real com o conteúdo.
Autores: Julia Eduardo, Laura Lopes e Lucas Vivot.
Link de Acesso: https://www.youtube.com/watch?v=7TyA5HTz6kk&list=PLIkDZjBUeQEtHdVHvBgF_yVm2niJtBqOO&index=4
Objetivos da atividade:
Discutir o processo de reprodução nas angiospermas e os principais componentes que atuam na estrutura reprodutora.
Questões de Investigação:
- Qual a diferença entre a reprodução sexuada e assexuada?
- Quais são as partes protetoras e reprodutoras da flor?
- Qual a especificação da parte feminina e masculina?
Materiais Necessários:
- Papel sulfite para anotações;
- Uma flor que possua as partes bem visíveis.
Procedimentos:
- Separar uma flor;
- Retirar as pétalas da flor e conforme for retirando demonstrar aos alunos o que são as sépalas, pétalas, componentes do androceu e a parte feminina da flor (gineceo);
- Relembrar cada uma das partes da flor e do que são compostas.
Resultados Esperados:
Espera-se discutir o processo de reprodução nas angiospermas e os principais componentes que atuam na estrutura reprodutora e possibilitar que os estudantes tenham um contato real com o conteúdo.
{slider Quais tipos de células possuem peroxissomos?}
Sinopse, Autores e Link de Acesso:
Este vídeo foi produzido durante a Unidade Curricular Prática Pedagógica de Biologia I, no ano de 2021, como parte das atividades de curricularização da extensão. (Curso de Ciências, Universidade Federal de São Paulo).
Sinopse: Este experimento científico explica o que é um peroxissomo. No final, as observaçõessão espumas nos copos em que havia água oxigenada (ocorre devido à quebra do peróxido de hidrogênio ocasionada por causa da catalase, que está contida no peroxissomo).
Autores: Daiana Lima Costa, Giovanna Araujo Silva, John Lucas Alves e Marcello Franceschini.
Link de Acesso: https://www.youtube.com/watch?v=aeQlV4XMD5o&list=PLIkDZjBUeQEtHdVHvBgF_yVm2niJtBqOO&index=3
Objetivos da atividade:
Trabalhar o conceito de peroxissomo e observar que a formação de espumas nos copos em que contém água oxigenada ocorre devido a quebra do peróxido de hidrogênio.
Questões de Investigação:
- O que acontece com as duas duplas? (Se for apontada a presença de espumas no copo com água oxigenada)
- Por qual motivo há a presença de espumas no copo com água oxigenada?
- Qual enzima está presente para que a espuma aconteça? Qual sua aplicação no experimento?
Materiais Necessários:
- 4 copos descartáveis e transparentes (para fácil visualização) de 200ml;
- Pedaços de fígado bovino ou de ave;
- 1 potinho de 100ml de água oxigenada de 10 volumes;
- Pedaços de batata crua;
- Água de torneira.
Procedimentos:
- Separar os copos em duplas;
- Na primeira dupla, colocar pedaços de batata em um copo e pedaços de fígado em outro; ocupar somente 1/3 do copos;
- Adicionar água de torneira em ambos os copos até a metade deles;
- Na outra dupla, adicionar os pedaços de batata em um copo e pedaços de fígado em outro; ocupar somente 1/3 dos copos;
- Adicionar água oxigenada em ambos os copos até a metade deles;
- Observar o que acontece com as duas duplas.
Resultados Esperados:
Espera-se discutir o conceito de peroxissomo e investigar que a formação de espumas nos copos em que contém água oxigenada ocorre devido a quebra do peróxido de hidrogênio, que é ocasionada por causa da catalase, que está contida no peroxissomo.
{slider Fermentação alcoólica e termoquímica: uma proposta interdisciplinar}
Sinopse, Autores e Link de Acesso:
Este vídeo foi produzido durante a Unidade Curricular Prática Pedagógica de Biologia I, no ano de 2021, como parte das atividades de curricularização da extensão. (Curso de Ciências, Universidade Federal de São Paulo).
Sinopse: Neste vídeo é demonstrado um processo muito importante para alguns seres vivos: a fermentação! É a partir dela que é possível comer queijo, um pão fofinho, um vinho (para os adultos), dentre tantos outros alimentos. Através deste experimento é possível conhecer mais sobre este processo biológico, não se restringindo apenas a olhar para os organismos que fazem isso, mas também como o fazem! Assistindo ao vídeo, você conhecerá um pouco sobre a história da fermentação, a bioquímica e termoquímica por trás do processo, organização biológica dos fungos e como extra será apresentado um experimento de fácil acesso para que você possa reproduzir em casa!
Autores: Aretha, Estela Freitas, Letícia Godoy e Vitória Cristina.
Link de Acesso: Disponível em breve!
Objetivos da atividade:
Discutir a respeiro da fermentação e conhecer mais sobre esse processo biológico.
Questões de Investigação:
- Ao realizar o experimento quais observações você pode constatar (cheiro, cor, temperatura, consistência)?
- Por que ambas as bexigas enchem, mas as espumas dos fracos são diferentes?
- A reação do experimento do frasco com temperatura da água inicial igual à temperatura ambiente ocorre de fato? Se sim, as propriedades visuais do experimento se tornaram iguais ao do outro frasco em algum momento?
- É possível extrair álcool a partir do substrato formado após a reação? Por que?
- Você acrescentaria algo no experimento? O quê?
- Por que a temperatura influencia na reação?
- Aumentar a temperatura vai ser ainda melhor para que a reação aconteça mais rápido?
Materiais Necessários:
- Duas garrafas de 200 ml;
- Um pacote de fermento biológico (fresco ou não) de no mínimo 10g;
- Quatro sachês de açúcar de 5g cada;
- 100 ml de água a temperatura ambiente (20 - 25º C);
- 100 ml de água a 30 - 40º C;
- Duas bexigas;
- Dois palitos ou colheres;
- Cronometro;
- Se possível, dois termômetros (opcional).
Procedimentos:
- Preparar dois sistemas com diferentes temperaturas acrescidos de açúcar e homogeneizados;
- Acrescentar as leveduras às duas soluções de açúcar;
- Fechar os sistemas com as bexigas;
- Passado algum tempo, observar o início do processo de fermentação em ambos os sistemas;
- Ao realizar o experimento, cronometre todas as alterações perceptíveis e se possível, meça a temperatura do sistema;
- Deixar os fracos reagirem por bastante tempo e observar se em algum momento a espuma para de crescer ou volta a diminuir.
Resultados Esperados:
Espera-se discutir o processo biológico da fermentação, não se restringindo apenas a olhar para os organismos que fazem isso, mas também como o fazem, abordando a história da fermentação, a bioquímica e termoquímica por trás do processo, bem cmo a organização biológica dos fungos.
{slider Osmose na Batata}
Sinopse, Autores e Link de Acesso:
Este vídeo foi produzido durante a Unidade Curricular Prática Pedagógica de Biologia I, no ano de 2021, como parte das atividades de curricularização da extensão. (Curso de Ciências, Universidade Federal de São Paulo).
Sinopse: Um dos tipos de transporte é o processo de osmose, que é a passagem do solvente de um meio menos concentrado para um meio mais concentrado, sem o gasto de energia e também acontece com o objetivo de igualar a concentração de soluto e solvente no meio. O experimento demonstrado neste vídeo destaca esse processo quando ocorrer a comparação da batata controle que não está com nada em seu interior junto com as batatas que estarão com sal e açúcar, por meio desta experiência será explanado o conceito de osmose, assim com seu funcionamento tanto em células vegetais e animais, como também seus tipos de soluções, hipotônica, isotônica e hipertônica, explicando cada uma de maneira objetiva e ilustrativa, promovendo um ambiente mais interativo e assimilativo ao unir a prática com a teoria.
Autores: Elina Bruna, Mayara Farias e Geisa Machado.
Link de Acesso: https://www.youtube.com/watch?v=SjgOJ4FK_FA&list=PLIkDZjBUeQEtHdVHvBgF_yVm2niJtBqOO&index=5
Objetivos da atividade:
Compreender o processo de osmose, como ocorre e qual o seu objetivo.
Questões de Investigação:
- O que aconteceu?
- De onde veio essa água?
- As batatas mudaram de cor e de consistência?
- Por que a batata, denominada controle, está normal ?
- O que realmente representa respectivamente cada coisa, batata, sal e o açúcar neste experimento?
Materiais Necessários:
- Duas batatas inglesas cruas;
- Uma faca sem ponta (ou uma faca de plástico);
- Uma colher de café (ou uma colher pequena);
- Sal;
- Açúcar;
- 5 pratos descartáveis;
- Guardanapos de papel (ou Papel toalha);
- Caneta de retroprojeção ou fita crepe.
Procedimentos:
- Corte as batatas ao meio;
- Faça um buraco, utilizando a colher, no centro de 3 metades de batata;
- Seque bem as metades de batata com papel toalha ou guardanapo;
- Marque 3 pratos, escrevendo com caneta de retroprojeção ou usando a fita crepe: "açúcar", "sal" e "controle". Os outros 2 pratos serão marcados com "açúcar" e "sal". Os pratos devem estar limpos e secos antes de começar a experiência;
- Coloque uma metade de batata em cada um dos pratos descartáveis, com o buraco voltado para cima. Se por acaso você não conseguir colocar as metades em pé, você pode fazer um corte plano no lado oposto ao buraco da batata para que ela fique equilibrada no prato;
- Adicione uma medida de açúcar no buraco da batata marcada "açúcar" e uma medida de sal no buraco da batata marcada "sal". Na batata marcada "controle", não coloque nada. É importante que você coloque dentro do buraco a mesma quantidade de açúcar e de sal, nós usamos uma colher de café, mas pode ser uma tampinha de refrigerante, por exemplo;
- Nos outros pratos sem batata, coloque uma medida de açúcar e uma de sal;
- Aguarde alguns minutos observando para ver o que vai acontecer.
Resultados Esperados:
Espera-se que os estudantes compreendam o processo de osmose, como ocorre, qual o seu objetivo e seu funcionamento, tanto em células vegetais e animais, como também seus tipos de soluções, hipotônica, isotônica e hipertônica.
{slider Transporte de água nas plantas}
Sinopse, Autores e Link de Acesso:
Este vídeo foi produzido durante a Unidade Curricular Prática Pedagógica de Biologia I, no ano de 2021, como parte das atividades de curricularização da extensão. (Curso de Ciências, Universidade Federal de São Paulo).
Sinopse: O vídeo presente tem como objetivo relacionar os fenômenos observados no experimentos com os conceitos de tecidos, sistemas, tecidos vasculares, transpiração e condução de água. Este vídeo não é comercial. As Cenas 3D foram extraídas do Mozaic Education (https://www.mozaweb.com/pt_BR/). Todos os direitos reservados a Mozaik Education.
Autores: Thalita Guimarães Novais e Andreia Barreiros.
Link de Acesso: https://youtu.be/QRVbRW3-lRI
Objetivos da atividade:
Relacionar os fenômenos observados no experimentos com os conceitos de tecidos, sistemas, tecidos vasculares, transpiração e condução de água.
Questões de Investigação:
Pode ser inserida algumas variáveis, como, por exemplo, a utilização de um secador, um soluto (sal) em um dos copos para observar as seguintes questões:
- A água sobe ou não?
- Se sim, sobe menos? Sobe mais rápido?
Materiais Necessários:
- 3 rosas ou folhas de acelga;
- 3 recipientes com água;
- 3 cores alimentícios de preferência com coloração forte (vermelho, azul, verde).
Procedimentos:
- Pegue a folha ou o caule da espécie escolhida e introduza na água;
- No mesmo recipiente, adicione o corante, uma cor em cada recipiente;
- Aguarde a transpiração ocorrer.
Resultados Esperados:
Espera-se que os alunos relacionem os fenômenos observados com os conceitos de tecidos, sistemas, tecidos vasculares, transpiração e condução de água.
{slider Cola derivada do leite}
Sinopse e Organizador do Material:
Este vídeo foi produzido durante o programa de extensão Cientista por um Dia, no ano de 2021, como parte das atividades de curricularização da extensão.
Sinopse: Neste vídeo o intuito é produzir uma cola a partir do leite e refletir coletivamente sobre os materiais poliméricos presentes nos alimentos, como a caseína e suas propriedades físico-químicas. Para tal, são investigadas questões como os impactos da indústria de adesivos ao meio ambiente, além dos componentes presentes nas colas produzidas industrialmente, se são danosos ao meio ambiente e os efeitos sociais e ambientais do consumo sem crítica. Espera-se que os alunos sejam capazes de compreender o fenômeno.
Organizador do Material: Alexandre Monteiro de Camargo, bolsista Pibex 2021.
Objetivos da atividade:
O objetivo deste experimento é produzir uma cola a partir do leite e refletir coletivamente sobre os materiais poliméricos presentes nos alimentos, como a caseína e suas propriedades físico-químicas.
Questões de Investigação:
- Quais os impactos da indústria de adesivos ao meio ambiente?
- Que componentes presentes nas colas produzidas industrialmente são danosos ao meio ambiente?
- Quais os efeitos sociais e ambientais do consumo sem crítica?
Materiais Necessários:
- Proveta de 50mL / ou seringa plástica / ou copo transparente.
- Pedaços de pano de aproximadamente 30 x 30 cm (malha de algodão fornece bons resultados).
- 1 g de bicarbonato de sódio (NaHCO3)
- 100 mL de leite desnatado
- 1 limão
- Papel toalha
Procedimentos:
- Esprema o limão e coe o suco utilizando um pedaço de pano.
- Adicione 30 mL do suco de limão á 100 mL de leite desnatado e agite bem.
- Sobre um segundo recipiente, coloque o outro pedaço de pano e coe mistura de caseína (proteína do leite) e o soro obtido. Adicione pequenas quantidades da mistura, sempre com a posterior retirada da caseína. As porções de caseína retiradas (quase secas) podem ser colocadas sobre um pedaço de papel toalha, para que seja reduzida a umidade da massa obtida.
- Após a separação da caseína, que deverá ter aparência semelhante a um queijo cremoso, adicione o bicarbonato de sódio e misture bem até que a mistura se torne homogênea.
- Acrescente 20 mL de água e agite até que toda a massa seja dissolvida. A reação do ácido restante (do limão) com o bicarbonato de sódio deverá produzir uma pequena quantidade de espuma (o processo de liberação de gás), que em pouco tempo se desfará.
- Utilize pequenos pedaços de papel para testar a sua cola. O resultado poderá ser observado em algumas horas.
Resultados Esperados:
Espera-se que os alunos sejam capazes de compreender o fenômeno investigado a partir da discussão a seguir:
As colas são utilizadas há milhares de ano para várias aplicações. As principais matérias-primas utilizadas no seu preparo eram de origem animal ou vegetal. Algumas das colas produzidas apresentam alto poder de adesão e a cola de carpetes, por exemplo, apesar de ser eficaz, pode apresentar problemas para a saúde por eliminar substâncias orgânicas voláteis. A caseína é a principal proteína presente no leite (aproximadamente 3% em massa), sendo um polímero natural muito solúvel em água por se apresentar na forma de um sal de cálcio. É utilizada para a fabricação de adesivos à base de água. As formulações de caseína são solúveis em soluções alcalinas e em água, porém sua solubilidade é afetada pela adição de ácidos que, pela diminuição do pH, reduz a presença de cargas na molécula, fazendo com que a sua estrutura terciária seja alterada, levando-a à precipitação. Com a redução do pH, ocorre a perda do cálcio na forma de fosfato de cálcio, que é eliminado no soro. A formação do caseinato de sódio ocorre com a adição de bicarbonato de sódio e possui propriedades adesivas. Na indústria, a precipitação da caseína é favorecida pela adição de ácido clorídrico ou ácido sulfúrico ou ainda pela adição da renina, que é uma enzima presente no estômago de bovinos. Quando a precipitação da caseína visa à produção de alimentos, como o queijo, são utilizados microrganismos que produzem ácido lático, a partir da lactose.
Com esta atividade os alunos poderam observar que é possível produzir, eficientemente, produtos a partir de matérias-primas naturais, obtendo-se resultados comparáveis aos produtos industrializados. A interdisciplinaridade da atividade também deve ser enfatizada, para explicar os processos químicos e suas reações bem como os processos biológicos.
{slider Pulmão artificial}
Sinopse e Organizador do Material:
Este vídeo foi produzido durante o programa de extensão Cientista por um Dia, no ano de 2020, como parte das atividades de curricularização da extensão.
Sinopse: Este vídeo tem o intuito de demonstrar aos estudantes uma simulação do funcionamento do pulmão humano durante o processo de inspiração e expiração realizado pelo sistema respiratório, através da confecção de um modelo de pulmão artificial. Para tal, são investigadas questões como: 1) a forma que ocorre o movimento dos pulmõesque e 2) o significado de inspiração e expiração. Espera-se que os alunos simulem como partes do sistema respiratório funcionam para melhor compreendê-lo, além de compreenderem que a respiração humana consiste em um processo contínuo de inspiração-expiração, envolvendo o sistema respiratório.
Organizador do Material: Anderson Ricardo Júnior da Rocha Silva, bolsista Pibex 2020.
Objetivos da atividade:
Demonstrar aos alunos uma simulação do funcionamento do pulmão humano durante o processo de inspiração e expiração realizado pelo sistema respiratório, através da confecção de um modelo de pulmão artificial.
Questões de Investigação:
- Como ocorre o movimento dos pulmões, levando à entrada e à saída do ar, quando respiramos?
- O que é Inspiração e expiração ?
Materiais Necessários:
- 3 balões ou bexigas.
- 3 canudos de plástico ou de papel.
- 1 garrafa de Politereftalato de etileno (PET) com tampa.
- Fita adesiva.
- Caneta.
- Estilete.
- 30 - 40 cm de arame (item dispensável)
Procedimentos:
- Cortar o fundo da garrafa PET com auxílio de um estilete;
- Encher os balões (bexigas) e prender a ponta com um pregador a fim de diminuir a tensão da borracha;
- Cortar um dos balões abaixo da saída de ar, esticando sua parte inferior e colocando-a na parte inferior da garrafa pet; (o arame pode ajudar a deixar a parte de baixo da garrafa mais rígida);
- Passar a fita adesiva na borda da garrafa vedando bem o balão;
- Fixar o outro balão em uma das extremidades do canudo com a fita adesiva;
- Colocar o canudo com o balão dentro da garrafa pela “boca”, fechando-a com sua tampa (que deverá ter um furo no meio que permita a passagem do canudo);
- Puxar a bexiga, que está na parte inferior da garrafa, para baixo, de forma que aumente o volume do balão contido no interior da garrafa.
Resultados Esperados:
Simular como partes do sistema respiratório funcionam para melhor compreendê-lo. Compreenderam que a respiração humana consiste em um processo contínuo de inspiração-expiração, envolvendo o sistema respiratório (os pulmões, o diafragma e outros músculos).
{slider A esponja de aço contém ferro?}
Sinopse e Organizador do Material:
Este vídeo foi produzido durante o programa de extensão Cientista por um Dia, no ano de 2020, como parte das atividades de curricularização da extensão.
Sinopse: Neste vídeo é investigado acerca da constituição da matéria e a formação de substâncias a partir de reações de oxidação, introduzindo aspectos relativos ao cotidiano. Para tal, são investigadas questões como o motivo da mudança de coloração na solução com refrigerante, a adição de água oxigenada, além da diferença entre os íons de ferro existentes e o fenômeno da oxidação. Espera-se que os alunos consigam identificar se a composição de uma esponja de aço contém ferro e o que ocorre com ela na presença de determinados produtos.
Organizador do Material: Sabrina Rodrigues, bolsista Pibex 2020.
Objetivos da atividade:
Investigar a constituição da matéria e a formação de substâncias a partir de reações de oxidação, introduzindo aspectos relativos ao cotidiano.
Questões de Investigação:
- Por que só ocorreu mudança de coloração na solução com refrigerante? (a cor indica a presença de íons ferro com uma determinada carga).
- Por que se adiciona a água oxigenada?
- Qual a diferença entre os íons de ferro existentes?
- Ocorreu uma reação de oxidação?
Materiais Necessários:
- 2 garrafas PET
- 1 esponja de aço
- Água oxigenada 10 volumes (podem ser usada outras concentrações)
- Refrigerante de limão
Procedimentos:
- Lave bem 2 garrafas PET e adicione em cada uma delas pedaços de esponjas de aço. Preencha a primeira com água suficiente para cobrir a esponja, feche a tampa da garrafa e agite por alguns instantes. Observe o que ocorre e anote os resultados.
- Em seguida, repita o procedimento anterior adicionando à segunda garrafa PET o refrigerante de limão, até cobrir totalmente a esponja de aço. Feche a garrafa e agite bem por alguns minutos. Deixe repousar e observe a coloração que se forma. Você pode decantar a solução para frasco transparente.
- Os alunos deverão anotar a mudança observáveis.
- Abra a garrafa e despeje uma pequena quantidade de água oxigenada. Novamente tampe a garrafa e agite por alguns minutos. Você pode decantar a solução para um frasco transparente para melhor observação. Verifique o que ocorre após deixar repousar. Observe a mudança da coloração da solução. Os estudantes devem pesquisar sobre a composição química do aço e as cores dos íons de ferro em soluções ácidas. Essa informação será dada no começo do experimento para que eles percebam que a cor indica a presença de um íon de carga diferente e que, portanto, essa reação envolveu transferência de elétrons. Assim caracteriza uma reação de óxido-redução como “reação em que ocorre transferência de elétrons”. Depois, devem responder se, de acordo com as observações, pode-se concluir que a esponja contém ferro.
Resultados Esperados:
Espera-se com a realização deste experimento, que os alunos consigam identificar se a composição de uma esponja de aço contém ferro, e o que ocorre com ela na presença de determinados produtos. Em meio ácido (refrigerantes de limão contém ácido cítrico) ocorre a dissolução de íons ferro. Com a adição da água oxigenada (H2O2), os íons ferro passam para íons Fe3+ o que é indicado pela coloração amarelada. Se adicionarmos soda cáustica à solução, esta irá adquirir tonalidade avermelhada pois os íons Fe3+ passarão a hidróxido de ferro.
Fe2+ (aq) + 2H O (aq) + H+ →Fe3+ (aq) + (OH-) (l) + •HO (solução amarela)
3 Fe3+ (aq) + (OH-) (l) → Fe(OH) (aq) (solução avermelhada)
Espera-se que o alunos, a partir de seu cotidian, possam identificar à presença de íons ferro na água, suas influências e efeitos na saúde humana. Também no dia-a-dia o escurecimento da maçã quando cortamos; a ferrugem do portão; o efeito da maresia etc.
{slider Combustão no copo} Este vídeo foi produzido durante o programa de extensão Cientista por um Dia, no ano de 2020, como parte das atividades de curricularização da extensão. Sinopse: Neste vídeo as reações de combustão são retratadas, indagando os estudantes a pensarem na função do pavio da vela, bem como ocorre a combustão dentro do copo, entre outras questões. Espera-se que através deste experimento os estudantes compreendam o que é necessário pra que a combustão ocorra. Por fim, espera-se que os alunos sejam capazes de entender a técnica de abafamento. Organizador do Material: Sabrina Rodrigues, bolsista Pibex 2020. Link de Acesso: https://www.youtube.com/watch?v=sXA2XuhZuaM&list=PLIkDZjBUeQEtHdVHvBgF_yVm2niJtBqOO&index=6 Caracterizar reações de combustão. Etapa 1: Acenda uma das velas e fixe-a sobre o suporte, em seguida escolha o copo médio e coloque sobre a vela acesa, utilize o cronômetro para marcar o tempo que a vela permanece. Quando a vela se apagar, prossiga para a etapa seguinte. Etapa 2: é basicamente igual a etapa 1, o que vai mudar é o tamanho da área. Acenda a outra vela, fixando-a no suporte, e cubra com o copo grande. Com o auxílio do cronômetro, marque o tempo em que a vela permanece em combustão. A explicação do fenômeno pode começar com a seguinte pergunta: Para acender uma chama na churrasqueira nós assopramos a chama, todavia, quando queremos apagar a vela nós assopramos para interromper a reação de combustão? Por quê? Parafina + oxigênio → gás carbônico + água 2 C22 H46 + 67 O 2 → 44 CO 2 + 46 H 2 O As velas são compostas por parafina, esta substância é um dos produtos do fracionamento do petróleo, dizemos então o vapor da parafina que é o combustível, por isso que ao assoprar apagamos a vela, pois deslocamos o vapor de parafina para longe e sem combustível a reação termina). Já o pavio exerce a função de ser queimado para produzir fogo, portanto é a fonte de CALOR. E como para haver combustão é preciso um COMBURENTE, o oxigênio presente no ar exerce esse papel.
Sinopse, Organizador do Material e Link de Acesso:
Objetivos da atividade:
Questões de Investigação:
Materiais Necessários:
Procedimentos:
Resultados Esperados:
No caso da churrasqueira nós assopramos e aumentamos com isso a concentração de um dos reagentes (comburente oxigênio) por isso assoprar ajuda a aumentar a chama. Ao colocar o copo sobre a vela, armazenamos uma porção de O2 entre o copo e o suporte. A vela permanece acesa até acabar o oxigênio existente dentro dele, a partir deste instante a vela se apaga. A vela fica por mais tempo acesa na etapa 2, pois o copo é maior e consequentemente abriga mais oxigênio. Quanto maior a área, mais longo será o período de combustão. Por fim, espera-se que os alunos sejam capazes de compreender a técnica de abafamento que consiste em diminuir ou impedir o contato do oxigênio com o material combustível. Não havendo combruente para reagir com o combustível, não haverá fogo.
{slider Reação de Oxidação da glicerina} Link de Acesso: Em breve Entender conceitos básicos de termoquímica e observar uma reação exotérmica. Espera-se com a realização dessa atividade discutir e investigar o processo de liberação de energia na forma de calor através de uma reação exotérmica, para que os estudantes adquiram conhecimentos básicos de termoquímica. {slider Produção de gás carbônico} Link de Acesso: Em breve Entender conceitos básicos de reações químicas, termoquímica e observar a formação de produto. Espera-se com a realização dessa atividade discutir e investigar o processo de geração de gás carbônico através da reação de vinagre com bicarbonato de sódio. Também é possível investigar o processo de absorção de energia na forma de calor, de forma que os estudantes adquiram conceitos básicos de uma reação química e termoquímica. {/sliders}
PODCASTS SOBRE FAKE NEWS - QUÍMICA, BIOLOGIA E FÍSICA {slider EPISÓDIO 1 - ALIMENTOS ALCALINOS COMBATEM A COVID-19? (QUÍMICA)} Será que tudo que está por aí é verdade? O grupo do WhatsApp sempre mostra informações verdadeiras? Bora conversar um pouco sobre noticias compartilhadas nas redes sociais e a química de verdade por trás delas. Alexandre Monteiro de Camargo Ana Caroline Guedes de Sousa Camilla Turcci da Silva Rafaella Gogora Pereira {/sliders} {slider EPISÓDIO 2 - AS SUBSTÂNCIAS DA VACINA DO COVID-19 QUE OCASIONAM ALZHEIMER E FIBROMIALGIA (BIOLOGIA)} Discussão sobre as notícias falsas sobre o desenvolvimento da vacina do covid-19. Informações e detalhes de como está sendo o processo, a fim de imunizar a população brasileira. Lorrany Leal Siqueira {/sliders} {slider EPISÓDIO 3 - EU DEVO TER MEDO DE ME VACINAR? (BIOLOGIA)} Vamos conversar um pouco sobre vacinas, como elas agem no nosso corpo e porque não devemos acreditar nas informações falsas disseminadas pelo movimento antivacina. Divulgaremos informações respaldadas cineticamente através de artigos científicos e informações de órgãos de saúde e especialistas. Ana Paula Carneiro Santana Letícia Santigado de Amorim Thalita Santiago {/sliders} {slider EPISÓDIO 4 - SORRIA! VOCÊ ESTÁ SENDO ENGANADO (BIOLOGIA)} No episódio "Vai uma Cloroquina aí?" do nosso podcast vamos trazer informações sobre o uso indevido de medicamentos como cloroquina e hidroxicloroquina no tratamento da Covid-19. Esses medicamentos não possuem eficácia comprovada no combate à doença e, em contrapartida, trazem efeitos adversos e prejudiciais aos pacientes. Reforçamos durante o podcast a importância de buscarmos fontes seguras para nos informarmos sobre as notícias que estão circulando nas redes, antes de compartilhar as mesmas e disseminar fake news por aí. Fique ligado! Leandro Barros de Sousa Nathalia Stein Nary {/sliders} {slider EPISÓDIO 5 - RADIAÇÃO NOSSA DE CADA DIA: TERMÔMETRO INFRAVERMELHO CAUSA CÂNCER? (QUÍMICA)} Duas colegas se encontram na cafeteria e levantam uma questão. Quando percebem que não encontraram nenhuma resposta para entender melhor aquilo. Resolvem ir atrás da professora na sala de aula! Bruna de Oliveira Menezes Erica Ferreira de Oliveira Queren Hapuque Ferreira Machado de Amorim {/sliders} {slider EPISÓDIO 6 - A VACINA DE RNA MENSAGEIRO CONTRA A COVID-19 ALTERA O MEU DNA? (BIOLOGIA)} Neste podcast vamos falar sobre vacinas e sobre uma fake news que está circulando sobre os efeitos da vacina contra a COVID-19 no nosso corpo. Letícia Reis Oliveira Sabrina Ferreira dos Santos {/sliders} {slider EPISÓDIO 7 - USAR MÁSCARA TE MATA... EU VI NO WHATSAPP (BIOLOGIA)} Nesse episódio desmentidos a "fake news das máscaras" e falamos um pouco sobre fake news e legislação. Edson Cardoso Morais Junior {/sliders} {slider EPISÓDIO 8 - AS FAKE NEWS, O ÁLCOOL E A COVID-19 (BIOLOGIA)} Neste episódio único para a Unidade Curricular Práticas Pedagógicas II, Felipe Guimarães e Miguel Rubio, da trajetória de Biologia do curso de Ciências da UNIFESP campus Diadema, trazem o jornalista e professor Fernando Geronazzo para um questionamento sobre a natureza das notícias falsas, as fake news, com foco em uma em particular: o consumo de álcool protege contra a COVID-19; e trazem ciência para o ataque às fake news. Felipe Guimarães Miguel Rubio {/sliders} {slider EPISÓDIO 9 - COVID-19 É TRANSMITIDA POR UMA BACTÉRIA E SUA TRANSMISSÃO É AMPLIFICADA PELO 5G? (BIOLOGIA)} “Médicos alemães descobriram que mortes por coronavírus são causadas por uma bactéria e que a Covid-19 é amplificada pelo 5G". Nesse podcast trataremos os conceitos científicos para desmistificar essas (des) informações que são amplamente compartilhadas nas redes sociais. Camila Freitas Gabriela Fernanda Brito de Oliveira Nathani Gabrielly Silva Negreiros {/sliders} {slider EPISÓDIO 10 - MACACOS LADRÕES, MICROCHIPS E OUTRAS NOTÍCIAS (BIOLOGIA)} Neste episódio desmentimos a notícia falsa de que Bill Gates estaria planejando implantar microchips através da vacina da covid. Além disso, explicamos de uma forma simples e didática sobre o que é uma vacina e como ela funciona. Raiany Silva de Sousa Andressa Luz Sampaio {/sliders} {slider EPISÓDIO 11 - PODCAST DA MASSA: O DIÓXIDO DE CLORO PODE PREVENIR E CURAR COVID-19? (QUÍMICA)} Podcast criado para abordar temas pertinentes ao nosso cotidiano com uma abordagem científica e acessível, voltado para o ensino de química. Bruna Gimenez Henrique Leite Luiz Weisheimer Renata Figueiredo {/sliders} {slider EPISÓDIO 12 - O QUE TENHO EM CASA PODE ME SALVAR DO COVID? (BIOLOGIA)} Alertando você contra as receitas caseiras que não são a cura pro vírus mais temido do momento. Bruna Letícia Daiane Machado Jessyca Nista {/sliders} {slider EPISÓDIO 13 - CHÁ QUE CURA A COVID? (BIOLOGIA)} Olá! Esse podcast pertence à Unidade Curricular Prática Pedagógica II, do curso de Licenciatura em Ciências, da Universidade Federal de São Paulo. Ele foi elaborado pelos discentes Lucas Vivot e Veridiana Bitencourt. Vamos falar de Ciências! Lucas Marino Veridiana Bitencourt {/sliders} {slider EPISÓDIO 14 - VITAMINA D E A COVID-19 (BIOLOGIA)} Tratamos da fake news que relaciona a vitamina D como um possível tratamento para a Covid-19. Beatriz Lippi Gabrielle Brunatti Nathalia Vitrio {/sliders} {slider EPISÓDIO 15 - MÁSCARAS FAZEM MAIS MAL DO QUE BEM? (FÍSICA)} Gostaríamos de fazer um agradecimento especial ao Fernando J. Guilger, mestrando do programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, por ter ajudado ao grupo com algumas informações da área da saúde. Marina Chacon Rodrigo dos Santos Yasmin dos Santos {/sliders} {slider EPISÓDIO 16 - ÁLCOOL OU VINAGRE? QUAL SUBSTÂNCIA TEM MAIOR AÇÃO ANTIBACTERIANA (BIOLOGIA)} Nesse episódio desmentiremos a fake news que afirma que o vinagre é um agente antibacteriano melhor que o álcool. Nicole Santana {/sliders} {slider EPISÓDIO 17 - FAKE NEWS DIÓXIDO DE CLORO (QUÍMICA)} Assunto importante sobre o que andou circulando sobre o uso de ClO2. Wslany de Melo {/sliders} {/sliders} {/sliders} {/sliders} {/sliders} {/sliders} {/sliders} {/sliders} © 2013 -
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Sinopse e Organizador do Material:
Este vídeo foi produzido durante a Unidade Curricular Experimentação no Ensino de Química, no ano de 2022, como parte das atividades de curricularização da extensão. (Curso de Ciências, Universidade Federal de São Paulo).
Sinopse: Neste vídeo, inicialmente são abordados conceitos de termoquímica, entalpia e reação exotérmica. Após a explicação dos conceitos iremos observar a liberação de calor através de uma reação de permanganato de potássio e glicerina.
Organizador do Material: Pedro Henrique dos Santos, bolsista Pibex 2022.
Objetivos da atividade:
Questões de Investigação:
Materiais Necessários:
Procedimentos:
Resultados Esperados:
Sinopse e Organizador do Material:
Este vídeo foi produzido durante a Unidade Curricular Experimentação no Ensino de Química, no ano de 2022, como parte das atividades de curricularização da extensão. (Curso de Ciências, Universidade Federal de São Paulo).
Sinopse: Neste vídeo, inicialmente são abordados conceitos de termoquímica, entalpia e reação endotérmica. Após a explicação dos conceitos iremos observar a produção de gás carbônico como produto da reação.
Organizador do Material: Pedro Henrique dos Santos, bolsista Pibex 2022.
Objetivos da atividade:
Questões de Investigação:
Materiais Necessários:
Procedimentos:
Resultados Esperados:
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