Campus Diadema • Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas
Câmara de Extensão Diadema

Como Credenciar Programas e Projetos

 

IMPORTANTE: Há um fluxo a ser seguido até a ação ser aprovada, portanto é de suma importância que o proponente sempre acompanhe no sistema o status, pois há caso que se faz necessário ajustes, com a ação sendo retornada ao proponente pelo sistema para a readequação de proposta.

Após a finalização do preenchimento do formulário é imprescindível clicar em ENVIAR, para que a ação seja recebida pelo sistema da Câmara e a mesma seja notificada, e após análise da Câmara, enviada para a PROEC analisar.


ACESSO AO GUIA COM O PASSO A PASSO + DEMAIS ORIENTAÇÕES
ACESSO AO REGIMENTO INTERNO DE PROGRAMAS E PROJETOS
CREDENCIAMENTO SIEX
COMO SOLICITAR AJUSTES APÓS APROVAÇÃO

 

 

 


 

 

Para saber como credenciar seu Programa/Projeto, acesse o guia com todas as orientações:

GUIA DO COORDENADOR

É imprescíndivel olhar o manual acima e o regimento para poder se embasar, assim como as orientações abaixo.

 


Se atente à definição de Programa e Projeto quando for elaborar sua ação:

Projeto de Extensão: o conjunto de ações processuais contínuas, de caráter educativo, social, cultural ou tecnológico, com objetivo específico e prazo determinado.

Programa de Extensão: o conjunto articulado de projetos e outras ações de extensão, de caráter multidisciplinar e integrado a atividades de pesquisa e de ensino. Tem caráter orgânico-institucional, integração no território e/ou grupos populacionais, clareza de diretrizes e orientação para um objetivo comum, sendo executado a médio e longo prazo por alunos orientados por um ou mais professores da instituição.
É obrigatório o Programa já possuir ao menos 2 projetos vinculados na hora do credenciamento.

A extensão tem como característica o envolvimento da comunidade externa.

 


O Programa e Projeto, deve constar relação com as políticas de extensão, que são:

• Impacto e transformação

• Interação dialógica

• Interdisciplinaridade

 • Indissociabilidade ensino – pesquisa – extensão

 

 

Sempre checar se seu Programa/Projeto:

  • Possui Vice-Coordenador (é obrigatório, Coordenador e Vice ser servidor ativo Unifesp)
  • Tem Coordenador técnico responsável no Campus respectivo à CAEC da qual você irá cadastrar o projeto/programa.
  • Possui um diálogo interativo entre a universidade e a comunidade para troca de saberes, estabelecer recursos/ferramentas onde seja possível o estabelecimento de tal relação, de tal modo que o público alvo da proposta, possa também contribuir e auxiliar na geração de conhecimento e participação UC que está dentro do projeto e não o projeto dentro de uma UC, portanto o projeto deve continuar mesmo após encerrar a UC. Deve se analisar se o proponente está mencionando os tipos de atividades que serão feitas também após o término da UC.

  • Possui conjunto de ações contínuas e pontuais em caso de Projeto, e conjunto articulado de projetos com conjunto de outras ações de extensão (cursos, eventos...) em caso de Programa.

  • Para Programa é obrigatório no mínimo vincular 2 projetos.

  • Em metodologia, se possível, colocar um cronograma estimado das etapas e/ou atividades. Sendo que para Programa é um cronograma geral, amplo, abrangendo semestres ou anos.

  • Projeto é algo mais específico, por esse motivo toda descrição pode ser exata ou específica, há uma previsão do que será feito, metodologia, resultados, atividades, porém com Programa, por ter duração característica de prazo longo, podendo chegar até 10 anos, requer uma flexibilização na elaboração da metodologia, resultados, estimativa de atividades, local onde será feito, cronogramas, e demais itens, pois terá que ser explicada de forma muito ampla, subjetiva, já que não dá para específicar algo com muitos anos de duração.

  •  Ao cadastrar um Programa, é necessário incluir os itens referentes ao Programa e não fazer um resumo dos projetos vinculados à eles.

  • Um ciclo de eventos ou de cursos, mensais, quinzenais, semestrais, semanais.. não é considerado Projeto nem Programa, apenas um cicle de evento/curso. Para que seja considerado um Projeto, por exemplo, deve abranger mais atividades diferentes, elaboração de material para exibição em escolas, elaboração de podcasts, elaboração de vídeos, elaboração de sites e páginas para acompanhamento e postagem de conteúdo contínuo do projeto..., visitas à escolas ou outros locais para apresentações do projeto ou ida à locais para elaboração de atividades junto à comunidade...

  • Conforme o formulário, há espaço para conteúdo de diversos itens, incluam o conteúdo respectivo à cada um , não troquem os conteúdos referentes aos itens. Exemplo: Não colocar o que é metodologia em resultados esperados..

  • É necessário que as pessoas da comunidade externa não participem apenas como equipe do projeto, pois não há fornecimento de conhecimento que elas possam replicar com outras pessoas externas. Caso tenha pessoas da comunidade externa no projeto, e elas participam da elaboração, podendo depois levar isso para fora, é considerado que já se tem a parte extensionista, mas caso essa pessoa externa apenas ajude na elaboração do projeto, como simples pessoa da equipe apenas, então não pode ser considerada como a característica extensionista.

  • Caso vá utilizar dados obtidos em seu Programa/Projeto de extensão para uma pesquisa futuramente, ou artigo científico, é necessário cadastrar esse projeto de pesquisa no CEP, e incluir o número do mesmo no formulário Siex, no seu Projeto/Programa de extensão.



    Sobre Programas e Projetos curricularizados:

  • Em projetos/programas curricularizados, lembrar que a UC é que precisa estar dentro do projeto e não o projeto dentro de uma UC, portanto o projeto deve continuar mesmo após encerramento da UC.

  • Pode-se usar mais de uma UC dentro de um projeto para que ele seja continuado nos próximos semestres com outras Ucs; Pode-se utilizar apenas uma UC com o projeto sendo continuado mesmo após o término da mesma, com outros tipos de atividades da equipe desse projeto (a equipe pode mudar depois, os Coordenadores podem ajustar projetos depois de aprovado, podem mudar equipe, podem fazer ajustes no projeto, adicionar atividades, tirar).

  • É um pouco mais difícil perceber a característica extensionista em um projeto curricularizado pois as atividades ocorrem nas UCs, o que fica explícitada a parte do ensino, porém toda a parte que é feita na UC que tem resultados para ser levados à comunidade, relação com a comunidade, como visita à outros órgãos, escolas, locais públicos para poder apresentar e elaborar o projeto com a comunidade, pode ser considerado extensão. É importante que o Projeto/Programa não fique muito focado em falar sobre a sala de aula e os alunos, e fale também sobre o envolvimento com a comunidade externa e objetivo do projeto com a mesma.

  • Geralmente os projetos/programas curricularizados utilizam o formato de desenvolvimento de material educativo, pesquisa, montagem em aula, na UC e levam esse resultado para a comunidade externa, por meio de palestras, apresentações, cursos, reuniões..

  • Se seu projeto/programa é curricularizado, não esqueça de marcar a opção "sim" na parte do formulário onde se pergunta se a ação tem vinculo com unidades curriculares.

 

 

 


Para credenciar no SIEX:
 

1. O proponente deverá entrar no SIEX e preencher todas as informações do Programa/Projeto dentro do que se pede no formulário e obedecendo as orientações para propor Programas e Projetos que foram informadas acima e no Guia do Coordenador.

2. Após a finalização do preenchimento do formulário é imprescindível clicar em ENVIAR, para que a ação seja recebida pelo sistema da Câmara e a mesma seja notificada, e após análise, enviada para a PROEC analisar como última instância.

Para acessar o Siex, clique aqui.


   

Solicitação de Ajustes:

Para solicitar ajustes no Projeto ou Programa, ao longo do percurso do mesmo, é necessário contatar a Coordenadoria de Projetos e Programas na PROEC.
Acesse o tutorial SIEX para edição de informações:

Tutorial Edição SIEX

© 2013 - 2022  Universidade Federal de São Paulo - Unifesp

Câmara de Extensão e Cultura • Campus Diadema

Rua Antônio Doll 105 - 2° Andar, Sala Extensão - Centro, Diadema - SP
Telefone: (11) 40440500 - Ramal 3465