Este projeto faz parte das atividades extensionistas das unidades curriculares eletiva de Introdução à Física Nuclear e Aplicações e de Física das Radiações e de Partícula.

O objetivo do projeto é contribuir para a curricularização da extensão nos cursos do campus Diadema e proporcionar uma experiência de popularização da ciência e divulgação de conteúdos didáticos em temas nas áreas de Física Nuclear e de Física das Radiações.
O projeto será apresentado aos alunos logo no início das aulas. A medida que o conteúdo programático avance, os alunos serão organizados em grupos para o desenvolvimento das atividades. O produto final dessas atividades consiste na produção de podcasts abordando temas de Física Nuclear relevantes e de curiosidade. Adicionalmente, o projeto propõe elaborar uma coletânea com questões do ENEM e da FUVEST relacionadas à área de Física Nuclear como parte da interface do Programa Articul@ções Coordenado pela Profa. Dra. Eliane de Souza Cruz. Trata-se de um projeto de divulgação científica e de conteúdos Didáticos que abrangerá a faixa etária de 16 a 30 anos da sociedade por meio de plataformas acessíveis por internet. Os ouvintes/usuários de internet e de smartphones poderão interagir com facilidade por meio do campo de comentários/sugestões oferecidas por tais plataformas.
Quanto aos conteúdos didáticos serão divulgados na plataforma do cursinho Articul@ções. Os indicadores de sucesso do projeto são o número de seguidores (contados pelas plataformas) e assiduidade do ouvinte.

O foco deste projeto está na produção de material de divulgação científica empregando a ferramenta de comunicação conhecida como podcast. A produção desse material contará com o envolvimento pleno dos alunos da UC-eletiva de IFNA e da UC de FRP. Adicionalmente, o projeto prevê a busca por questões do ENEM e FUVEST na área de Física Nuclear.
Os conteúdos abordados nas aulas serão suficientes para que os alunos possam escrever o roteiro específico de cada podcast e reconhecimento das questões do ENEM e FUVEST sobre o tema. Outro aspecto a ser considerado é a continuidade da participação desses alunos no projeto pós-oferecimento das UCs.

Coordenação: Marlete Pereira Meira
Contato: massuncao@unifesp.br