O projeto Matemática - ensino e relações com ciências exatas e naturais está inserido no contexto do Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT), oferecido pelo Campus em Diadema da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

Ele tem como principal objetivo o oferecimento de um ambiente onde o público poderá debater e atualizar seus conhecimentos em matemática, seu ensino e relações com as ciências exatas e naturais. Embora seja aberto ao público em geral, será preparado para professores atuantes na educação básica e estudantes universitários.

O projeto será desenvolvido por meio de eventos mensais, em forma de seminários, debates e entrevistas, sobre matemática em geral, podendo abordar tanto aspectos teóricos quanto seu ensino e relações com as ciências exatas e naturais. Esses eventos serão realizados em forma de videoconferências e ministrados por professores e pesquisadores convidados, a partir de agosto deste ano, 2021.

Espera-se que esse projeto contribua para aumentar a interação do PROFMAT com a comunidade externa, mais especificamente, com professores da educação básica, como divulgação para o público em geral e na formação dos próprios estudantes do programa de mestrado, bem como fomentar novas possibilidades de pesquisas e aplicações da matemática e o seu ensino. Além disso, esperamos que também sirva como divulgação do programa de mestrado entre os professores de matemática da região.

Mais detalhes sobre a realização e a programação do projeto, estarão disponíveis em https://ppg.profmat.unifesp.br/.

Coordenacão: Evaldo Araujo de Oliveira
Contato: evaldo.oliveira@unifesp.br