Conheça mais sobre o projeto BRISANDO SOBRE O CLIMA - UNIFESP Diadema:

Vivemos envoltos pela atmosfera, sendo que o tempo, o clima, as suas mudanças e a poluição do ar permeiam o nosso cotidiano. Por exemplo, o tempo, que é um retrato do estado da atmosfera no curto prazo, influencia até na escolha da roupa que vamos usar em um determinado dia. A segurança hídrica e energética em áreas urbanas depende do regime de chuvas, que é caracterizado pelo clima. Mudanças no clima provocam alterações na frequência de eventos climáticos extremos, muitas vezes associados a secas, inundações e deslizamentos, e que demandam ações de mitigação e adaptação por parte da sociedade e do poder público. A poluição do ar contamina um dos recursos naturais mais fundamentais à sobrevivência, causando danos à saúde e à qualidade de vida. Desta forma, todos percebemos, em alguma medida, o estado da atmosfera, e essa familiaridade facilita o intercâmbio de saberes científicos e tradicionais. De acordo com esses fundamentos, e com foco nas questões relacionadas ao tempo, clima, mudanças climáticas e poluição do ar, o presente projeto de extensão pretende estabelecer uma interlocução com a sociedade visando o intercâmbio de saberes tradicionais, científicos e de tecnologias, favorecendo a criação de um espaço de aprendizado mútuo, envolvendo a academia e a sociedade.
Para atingir este objetivo, será utilizada uma combinação de métodos e ações extensionistas, incluindo palestras, oficinas, rodas de conversa, eventos e preparação de materiais de divulgação científica.

As atividades extensionistas serão coordenadas e supervisionadas pelos docentes do Laboratório de Clima e Poluição do Ar (Labclip) da Unifesp, com a participação ativa de estudantes de iniciação científica e de pós-graduação, e de discentes das UCs de Ciências Atmosféricas 1 e 2 e de Física 2 do curso de graduação em Ciências Ambientais, em consonância com a política de curricularização da extensão.

Com o conjunto das ações extensionistas propostas, esperamos sensibilizar diferentes segmentos da população sobre as problemáticas ambientais das mudanças climáticas em escala local e global e da deterioração da qualidade do ar, contribuindo para conscientizar e preparar a população para ações de adaptação, prevenção e mitigação. Espera-se também contribuir para a formação continuada de profissionais da educação básica, no que se refere a temas relacionados às ciências atmosféricas. Por outro lado, espera-se poder assimilar o conhecimento e a percepção das comunidades a respeito das temáticas a serem tratadas, reconhecendo a importância da sua fala e dos seus direitos na construção de uma agenda sustentável. Através da atuação conjunta de docentes e estudantes de graduação da Unifesp, desenvolvendo atividades no âmbito de UCs do curso de Ciências Ambientais, espera-se promover uma maior integração entre pesquisa, ensino e extensão. Finalmente, espera-se que este projeto contribua para a promover a universidade pública como instituição produtora de conhecimento científico e catalisadora de desenvolvimento social no município de Diadema.

Coordenação: Luciana Rizzo
Contato: lrizzo@unifesp.br