Projeto UNIFESP Diadema. Conheça mais!

Grande parte da comunidade do bairro Jardim Damasceno (Brasilândia - SP) possui baixo nível socioeconômico e é inserida em um cenário precário de serviços de saúde, que contribui para um amplo uso popular das plantas medicinais. Neste contexto, e diante dos registros de intoxicações por plantas medicinais em pronto socorros de diversos municípios brasileiros, o presente projeto  visa levar até a comunidade deste bairro paulistano, os benefícios e riscos envolvidos nos usos das plantas medicinais, tóxicas e condimentares; sobretudo aquelas que fazem parte de seu dia-a-dia. Ainda, a partir das orientações cedidas pelos monitores, moradores do bairro capacitados no presente projeto, espera-se que o público experimente diversas visões e utilidades das plantas em apreço, de forma segura.
Dessa forma, mediante a colaboração entre o Centro de Estudos Etnobotânicos e Etnofarmacológicos (CEE) da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e o Coletivo Espaço Cultural Jardim Damasceno (espaço da Associação de Moradores do bairro), o presente projeto contará com a instalação e manutenção de canteiros de plantas medicinais, condimentares e tóxicas, incluindo material informativo (folders, cartilhas, banner e audiovisual) para cada um de seus grupos. Esta estrutura será destinada a atividades de educação sobre o uso racional destas espécies, para os moradores e alunos das escolas locais, e do público em geral que frequenta e utiliza as plantas disponíveis no Espaço.

Metodologia:

* Reuniões periódicas presenciais e virtuais e contato por e-mail ou WhatsApp.
* Implantação dos canteiros de plantas medicinais e tóxicas:
Serão implantados três canteiros, cada qual destinado ao cultivo de: 1) plantas tóxicas, selecionadas segundo a literatura, 2) plantas medicinais que constam na RENISUS, sendo seu uso portanto, seguro e eficaz, e 3) plantas condimentares/temperos, a serem escolhidos pelos envolvidos do Coletivo.
* Elaboração de materiais educativos:
Para que o público visitante do espaço dos canteiros possa abstrair o máximo de informações possível sobre os assuntos abordados, serão organizados materiais com as informações de cada planta cultivada nos canteiros: nomes populares e científicos, origem geográfica, parte utilizada, modo de preparo, dose, uso e riscos.

Coordenação: Eliana Rodrigues
Contato: hortamedicinal.brasilandia@gmail.com