Qual a diferença cactos e suculentas post do Instagram.jpg

A importância da curricularização da extensão vem sendo discutida há anos, e traz à universidade a educação popular como referencial. Dessa forma, considerando a escola como um importante espaço de saber, fundamental para o processo de popularização dos conhecimentos científicos, faz-se necessária a solidificação do processo de articulação entre escola e universidade. Com foco na melhoria do ensino, o de Botânica se apresenta fraco e fragmentado pela falta de aulas práticas e de atualização de conhecimentos dos professores das escolas. Considera-se que uma das maneiras de fortalecer o ensino nas escolas públicas, é o estabelecimento do elo escola-universidade, onde a universidade se torna a fonte de conhecimento complementar para o ensino de Botânica. Assim, o presente projeto tem como objetivo levar o saber (sobre Botânica) às escolas públicas e trazer o saber popular, da comunidade escolar, à universidade. Para tanto, as unidades curriculares relacionadas à Botânica da UNIFESP-Diadema, que possuem parte de suas cargas horárias voltadas à extensão universitária terão essas horas utilizadas na produção, pelos alunos da Unifesp, de oficinas pedagógicas.
Essas oficinas envolveram a criação/apresentação de modelos didáticos, aulas práticas e/ou de vídeos educativos de conteúdo específico. Nas oficinas será analisada a percepção dos temas pelos alunos da escola pública através de debate e questionário, possibilitando a troca de conhecimento entre os alunos da Unifesp e os da escola pública. Assim, a visão dos alunos da Unifesp, selecionando temas, e o ponto de vista trazido pelos alunos da escola pública sobre esses temas criará uma via de Mão dupla (troca de saberes acadêmico e popular), solidificando a democratização do conhecimento acadêmico, a produção científica e a captura da realidade dos alunos da escola em questão pelo seu entendimento dos temas abordados.
Busca-se fomentar a escola pública com conteúdo científico teórico/prático em Botânica. Espera-se que os alunos da Unifesp divulguem conhecimento científico, utilizando linguagem fácil, critica e criativa, nas oficinas. Busca-se avaliar as ações e impactos do projeto através de questionários e entrevistas com os participantes das escolas e compartilhar os resultados a comunidade escolar. Busca-se criar uma via de mão dupla entre a escola pública e a universidade, levando o conteúdo científico teórico/prático em Botânica e trazendo o conhecimento da comunidade escolar.

Coordenacão: Claudia Luizon Dias Leme
Contato: claudia.leme@unifesp.br