PROJETO UNIFESP DIADEMA!

O projeto tem como pressuposto o trabalho com a Educação Matemática de um ponto de vista social e político de maneira a tornar a relação teoria-prática menos fragmentada. A partir desta concepção, tem-se como objetivo o planejamento, elaboração de materiais didáticos e a divulgação de atividades de ensino envolvendo diferentes temas e conteúdos da matemática abordada nos diferentes níveis da Educação Básica. Tal processo visa contribuir com a formação dos licenciandos envolvidos na produção dos materiais e também oportunizar a professores da Escola Básica condições de reflexão sobre a prática pedagógica, seja por meio de discussões, estudo de artigos científicos e/ou elaboração de material pedagógico.
O planejamento das atividades de ensino envolverá momentos de estudo de referenciais teóricos da área da Educação Matemática de forma que as escolhas pelos temas, conteúdos e formas de abordá-los nas atividades de ensino possam ser realizadas com maior criticidade levando em consideração a realidade brasileira em relação ao ensino e à aprendizagem de matemática na educação básica. Da realização dos estudos e definidas as escolhas, será produzido o material necessário para realização e divulgação das atividades. Essa fase poderá incluir a produção de materiais manipuláveis, vídeos, podcast, entre outros.
A fase de divulgação/aplicação das atividades poderá ser realizada em escolas (principalmente públicas) a partir de parcerias estabelecidas e/ou disponibilizadas em formato aberto online.
As parcerias poderão ser estabelecidas desde o início do projeto de modo que alunos da graduação e comunidade (professores que ensinam matemática na educação básica entre outros) estejam envolvidos em todas as etapas do projeto: estudo, planejamento, produção de materiais, aplicação e divulgação.

1o. sem.: Estudos relacionados à área da Educação Matemática para a escolha do tema, conteúdo e metodologia a ser utilizada na atividade de ensino. Elaboração dos materiais necessários para realização da atividade e para a divulgação da mesma. Neste momento será realizado chamamento público para estabelecimento de parcerias entre universidade e comunidade/escola.
2o sem.: Acompanhamento da divulgação dos materiais. Acompanhamento e avaliação da divulgação dos materiais.
3o sem.: escrita de texto acadêmico visando divulgar dados do projeto; avaliação interna do produzido e elaboração de novos materiais.
4o sem.: escrita de texto acadêmico visando divulgar dados do projeto e relatório final.Os trabalhos de campo (aplicação/divulg materiais produzidos)terão início após aprovação do CEP.

RESULTADOS ESPERADOS:

- Materiais didáticos e paradidáticos de divulgação de atividades de ensino envolvendo diferentes temas e conteúdos da matemática abordada nos diferentes níveis da educação básica, embasados em reflexões da Educação Matemática, em formatos analógico (materiais impressos) e digital (vídeos, mini podcasts, etc).

- Materiais complementares que possam ser utilizados por professores que ensinam matemática e/ou alunos da educação básica visando ampliar possibilidades nos processos de ensino e de aprendizagem relacionados à matemática.

Coordenação: ROSILDA DOS SANTOS MORAIS
Contato: rosilda.morais@unifesp.br