PROJETO UNIFESP DIADEMA!

O presente Projeto de Extensão apresenta foco no componente voltado ao ensino e educação em áreas de atividade farmacêutica, uma vez que visa auxiliar na formação técnica e cidadã do estudante do curso de Farmácia da UNIFESP, integrando suas atividades àquelas relacionadas às Unidades Curriculares da graduação em farmácia, contribuindo assim, para a curricularização da extensão e formação interdisciplinar do aluno, com orientação docente.

Este Projeto prevê o desenvolvimento de um produto de extensão produzido pelos discentes das UCs, sob orientação docente, que visa a divulgação do conhecimento trabalhado na UC, podendo ser materiais de divulgação (panfletos), cartazes, apresentações públicas, rodas de conversa, vídeos, materiais didáticos, entrevistas, artigos, jogos, programas computacionais, entre quaisquer outras formas de divulgação planejadas e idealizadas pela própria UC geradora do conhecimento.
Ao término do semestre letivo, tais produtos deverão ser apresentados ao público-alvo através de plataformas digitais, desde que possibilite o contato entre alunos e comunidade, ou presencialmente, mediante visita in loco organizada pelos próprios docentes, ou através de eventos semestrais organizados pela Comissão de Extensão do Curso de Farmácia (CoEx).

Este projeto está organizado de forma a reunir e apoiar o oferecimento das atividades propostas nas Unidades Curriculares da Graduação em Farmácia, com foco em comunidades internas e externas a esta Universidade. Por apresentar caráter educativo e de ensino, prevê-se como público-alvo de tais ações os próprios estudantes de graduação ou de pós-graduação de toda a Unifesp, bem como profissionais de saúde e, principalmente, o público leigo, carente de informações de qualidade. Os alunos matriculados nas UCs participantes deverão desenvolver, ao longo do semestre letivo, um produto de extensão, o qual deverá ser exposto ou apresentado ao público-alvo específico através de plataformas digitais, desde que possibilite o contato entre alunos e comunidade, ou presencialmente, mediante visita in loco organizada pelos próprios docentes, ou através de eventos semestrais organizados pela CoEx. Estes produtos de extensão poderão ser materiais de divulgação, cartazes, apresentações públicas, rodas de conversa, vídeos, materiais didáticos, entrevistas, artigos, jogos, programas computacionais, entre quaisquer outras formas de divulgação planejadas e idealizadas pela própria UC geradora do conhecimento.
Na ocasião destes eventos, deverão ser coletadas informações da comunidade atendida as quais subsidiarão a temática a ser desenvolvida na próxima edição do evento, pautada na necessidade de conhecimento indicada pela própria comunidade, caracterizando-se, assim, o processo dialógico entre Universidade e Comunidade.
O projeto será periodicamente acompanhado pela Comissão do Curso de Farmácia (CCF), sendo avaliado com base nos Indicadores Brasileiros de Extensão Universitária (IBEU).

Através do desenvolvimento dos diversos projetos que compõe este projeto, pretendemos gerar impactos positivos na formação acadêmica de nossos alunos e na população em geral, tanto no âmbito regional, através da realização de eventos específicos de extensão, quanto no âmbito nacional, através da divulgação por meios eletrônicos de vídeos ou de outros recursos audiovisuais disponíveis, promovendo o uso racional de medicamentos, a adesão aos tratamentos farmacológicos propostos por profissional competente, e a minimização dos impactos ambientais gerado pelo consumo e descarte de resíduos inadequados.
A responsabilidade dos alunos em desenvolver um produto de extensão que será exposto ao público destinado, a partir dos conhecimentos adquiridos ao longo do semestre letivo, fomentará um maior engajamento destes acadêmicos em seu próprio aprendizado, além de propiciar uma vivência extramuros, confrontando-os com a realidade de sua futura profissão e da população em seu entorno, tornando-os cidadãos socialmente responsáveis e conscientes de sua importância enquanto efetivos profissionais da saúde.

Coordenação: RENATO FARINA MENEGON
Contato: renato.farina@unifesp.br