O Congresso Acadêmico 2023 foi sediado pela Universidade Federal de São Paulo contando com a participação de seus espaços físicos: os campi (Baixada Santista, Diadema, Guarulhos, São José dos Campos, São Paulo, Osasco e Zona Leste). Tendo como tema base: Universidade na (re)construção da Nação.

O evento conteceu entre os dias 19-23/06 de forma híbrida, ou seja, a programação se desenvolveu tanto no âmbito físico e na internet. Contou com uma série de atividades de ensino, artísticas e culturais, assim como apresentações de trabalhos realizados pelos discentes dos campus.

Veja como foi algumas das atividades no Campus Diadema:

Oficina Aquarela Botânica: Tratou-se de um evento que promoveu o ensino da técnica de aquarela aplicada ao ensino. Além disso, contou com a parceria da Pentel, a empresa forneceu inúmeros materiais de pintura aos inscritos da oficina (pincel aquash brush, cartela de tinta de 12 cores, papel de alta gramatura...).

7.png

Exposição de Artes Visuais e Digitais: Um espaço que somente foi dedicado às exposições de artes de variados tipos dos discentes e servidores do Campus Diadema.

8.png9.png

Show de Talentos Acústicos: Os docentes e discentes puderam soltar a voz e mostrar suas habilidades musicais com inúmeros instrumentos e músicas cantadas.

10.png11.png

Recital de Piano Digital com Luis Fernando Cirne

12.png 13.png

Espetáculos - Tesouros da África da ONG Beija-Flor: A instituição tem como principal intuito o investimento de programas e projetos preventivos, favorecendo a estabilização de vínculos familiares, promovendo ambiente seguro e sociável para crianças, jovens e suas famílias moradoras em áreas de vulnerabilidade e risco social na região sul de Diadema e bairros vizinhos em São Paulo e São Bernardo do Campo. No Congresso realizou uma apresentação fantástica com o tema Tesouros da África.

5.png6.png

Perdendo o Medo: Os discentes do curso de Ciências Biológicas pertentences do PET BIO, programa de tutoria, criaram uma oficina com o intuito de desmistificar o medo que as pessoas têm perante a inúmeros seres vivos (cobras, sapos, aranhas...). E, ocorreu no dia 22/06.

1.png

Feirinha de Agroecologia e Economia Sustentável: No congresso também aconteceu a Feirinha de Agroecologia e Economia Sustentável, feira que é realizada mensalmente no Campus Diadema e tem a participação de vários empreendedores locais realizando a venda de doces, salgados, artesanatos, artes e muito mais!

3.png 4.png

Oficina de Recursos Didático-Pedagógicos para Ensino Ativo: A Oficina teve por público-alvo professoras/professores de todas as áreas do conhecimento, e estudantes de graduação, e de pós-graduação, que têm ministrado ou cursado UCs com diferentes práticas pedagógicas. Assim, proporcionou trocas de experiências, auxiliando no desenvolvimento de estratégias e conteúdos, para a criação ou adaptação de recursos pedagógicos pra o ensino ativo.

Design sem nome (13).png