O presente projeto encontra-se inserido no Programa "Cientista por um Dia", visando apresentar atividades que inter-relacionem a Física e a Matemática,em uma perspectiva investigativa, contribuindo na divulgação da articulação entre tais áreas. Para tanto, tais atividades serão realizadas com estudantes da educação básica, em visitas pré-agendadas aos espaços da Universidade Federal de São Paulo, com participação de licenciandos do curso de Ciências-Licenciatura e sob supervisão de docentes da Universidade.

OBJETIVOS

Apresentar atividades que inter-relacionem a Física e a Matemática, em uma perspectiva investigativa, contribuindo na divulgação da articulação entre tais áreas.

ESPECÍFICOS

a) realizar experimentos e atividades investigativas com estudantes da educação básica de Diadema.

b) construção de experimentos e sequências didáticas, pelos estudantes da licenciatura em Ciências da UNIFESP Diadema, envolvendo temas relacionados as áreas de Matemática e Física.

c) divulgar as áreas científico-matemáticas entre estudantes e professores da educação básica.

METODOLOGIA:

Realização de visitas pré-agendadas aos espaços da Universidade Federal de São Paulo, por parte de estudantes da educação básica. Em tais visitas, os alunos/as realizarão, ativamente, experimentos e atividades de cunho investigativo nas áreas de Física e Matemática.

Continuidade das ações: Em um viés mais geral e contínuo, será estabelecida uma rede com as escolas de educação básica de Diadema e região para, conjuntamente com os gestores e professores, compreender as interações ocorridas no tocante à educação científica e matemática.
Proposta de Análise e Curricularização: A validação do diálogo interativo será avaliado através de questionários, entrevistas e discussões entre os estudantes participantes, professores e gestores das escolas básicas. A curricularização do projeto será atrelada às UCs de Práticas Pedagógicas e Estágios Supervisionados, nas quais os licenciandos produzirão experimentos/ sequências didáticas para aplicação no projeto em epígrafe. Tal aplicação, do ponto de vista formativo, promove trocas de experiências, vivência profissional e experiência de imersão distintas das realizadas nas UCs, conforme já observado em pesquisas anteriores, inclusive publicadas no recente e-book da Universidade Federal de São Paulo (GOUW; SANTOS, 2021).

Supervisão da Proposta e Rede de Contatos: O contato entre os licenciandos da Unifesp e os estudantes da educação básica será intermediado/ supervisionado pelos docentes da universidade, bem como os professores da escola.
No tocante ao contato com as escolas que realizarão as visitas, vale salientar que o Programa "Cientista por um dia", onde o presente projeto encontra-se inserido, já apresenta um rede de comunicação com escolas da região, através de telefonia, e-mails e redes sociais, bem como divulgação realizada pelo site oficial da CAEC.

Espera-se contribuir com a diminuição da rejeição encontrada pelas disciplinas de Física e Matemática em estudantes da educação básica e contribuir com o acesso de estudantes da educação básica ao espaço universitário e à área científico-matemática.

Coordenação: LEONARDO ANDRE TESTONI
Contato: leonardo.testoni@unifesp.br