WhatsApp Image 2023-05-29 at 07.27.18.jpeg

O presente projeto versa sobre a divulgação de conceitos e informações sobre a química analítica ao público por meio de vídeos interativos e outros materiais a serem disponibilizados em um canal criado pela área de Química Analítica no Youtube para agrupar e dar acesso aos demais canais (facebook, instagram, etc.) onde serão disponibilizados os materiais produzidos pelos graduandos, permitindo o compartilhamento e a troca de conhecimentos com a comunidade. O objetivo principal é a comunicação dos discentes das unidades curriculares (UCs) da química analítica, com um público amplo, divulgando conceitos fundamentais da química analítica e sobre o seu papel em diferentes setores da nossa sociedade em uma linguagem simples. A proposta visa trabalhar o mesmo tema nas UCs envolvidas durante um ano de projeto, abordando os conteúdos próprios de cada UC. O tema central a ser trabalhado será definido pelos coordenadores das UCs daquele semestre. Os alunos serão divididos em grupos e haverá um acompanhamento mensal dos projetos. Ao final do semestre, os grupos disponibilizarão o material produzido (vídeos, painéis, etc) no canal criado pela área de Química Analítica, o qual o link será devidamente divulgado na homepage da Câmara de Extensão e Cultura do campus Diadema/UNIFESP, no sítio dos cursos de química da UNIFESP e nas páginas de redes sociais das escolas de Diadema, uma vez que várias delas não tem homepage própria. Os comentários deixados pelos usuários das plataformas utilizadas para a postagem dos conteúdos produzidos serão considerados e devidamente analisados. No canal criado, haverá também um espaço para que o público-alvo faça seus comentários, apresente suas dúvidas e deixe sugestões sobre temas a serem abordados pela área. É importante destacar que as produções criadas pelos estudantes para o canal farão parte do critério de avaliação de cada UC.

Objetivo:
Apresentar material educativo com linguagem simples de autoria dos discentes dos cursos de química da UNIFESP visando a popularização da ciência e disseminação de conhecimentos de química analítica básica e análise química, envolvendo assuntos relacionados ao interesse da comunidade externa e assuntos presentes no nosso cotidiano. Ainda, o projeto visa trabalhar a extensão em nível acadêmico e para a sociedade em geral, utilizando os conceitos aprendidos nas unidades curriculares dos cursos de química. Entre os conteúdos a serem abordados pode-se citar os conceitos de equilíbrio químico, com a construção de diagramas de distribuição de espécies em solução (equilíbrio ácido-base e de complexação) em função do pH e de curvas de titulação, usando programas como Excel® ou Google planilhas, ou ainda aplicativos de celular. A apresentação adequada e a compreensão completa de como estes diagramas e curvas podem ser construídos consiste em ferramenta importante para estudantes de ensino médio e universitário no entendimento do conceito de equilíbrio químico e titulações. Ainda, métodos analíticos e apresentação de dados de análise química (tratamento de dados) também serão conteúdos abordados. Neste sentido, pode-se apresentar problemas ambientais, de saúde, tecnologia e controle de qualidade de produtos comumente consumidos pela sociedade. A proposta visa trabalhar problemas do cotidiano para que os discentes consigam propor estratégias analíticas, envolvendo os conceitos teóricos, para a sua resolução.

METODOLOGIA:
Os docentes da área de Química Analítica criarão um canal no Youtube, com link divulgado nas homepages da Câmara de Extensão e Cultura do Campus Diadema, na homepage dos cursos de química da UNIFESP, nas páginas das redes sociais das escolas de Diadema, bem como nas redes sociais dos graduandos e docentes da área. Destaca-se ainda que no canal criado haverá espaço para que o público-alvo faça seus comentários e críticas, apresente suas dúvidas e deixe sugestões sobre temas a serem abordados pela área. As unidades curriculares (UCs) da química analítica trabalharão em conjunto de forma que haja uma sequência no conteúdo do semestre anterior. Os discentes do primeiro semestre serão divididos em grupos e cada grupo receberá um tema a ser trabalhado durante todo o semestre. Haverá um acompanhamento mensal dos projetos e ao final do semestre terão que apresentar material multimídia (em linguagem simples) sobre o assunto. No segundo semestre, o mesmo tema será abordado nas UCs vigentes da química analítica, dando outro enfoque sobre o mesmo assunto, garantindo continuidade ao projeto. Os acessos ao canal, bem como a tabulação dos comentários, críticas e sugestões dadas pelos usuários poderão ser realizadas por um bolsista de extensão, sob a supervisão de um docente da área.

Os principais impactos esperados com o desenvolvimento desse projeto são: a divulgação científica para a comunidade externa à UNIFESP com material de qualidade sobre a química analítica e a troca de saberes entre os discentes dos cursos de química e o público interessado. Espera-se que essa troca contribua para a formação dos discentes e que o público, principalmente, alunos de ensino médio e universitários, possa se beneficiar desses materiais

Coordenação: ALINE SORIANO LOPES
Contato: as.lopes@unifesp.br