As disciplinas escolares do campo das ciências da natureza vêm sofrendo as influências de várias propostas educacionais desde a sua inserção nos programas ensino no século XIX. Entre essas propostas as mais recentes estão, por exemplo, a metodologia da redescoberta de inspiração cognitivista, as ideias vinculadas à educação tecnicista e as propostas de formação cidadã.

No entanto, a história da educação no Brasil ainda se ressente de investigações que interpretem a relação entre essas propostas e o ensino das ciências e auxiliem na compreensão das mudanças e permanências que moldaram esse campo do ensino e um dos motivos dessa falta é a ausência de fontes de pesquisa organizadas e públicas.

Este projeto tem como objetivo organizar um acervo digital institucional aberto com documentos relacionados ao ensino das ciências, tais como: planos de ensino, planos de aula, periódicos antigos, atas dos eventos científicos das áreas de ensino das ciências (especialmente dos eventos antigos), cadernos de alunos, etc. O trabalho de construção do repositório consistirá em selecionar e catalogar documentos produzidos pelos professores que atuaram no ensino de ciências, digitalizá-los, classificá-los e disponibilizá-los em um repositório digital público. Espera-se com esse trabalho contribuir com a preservação da memória da educação em ciências e com as investigações que buscam compreender a formação de professores nesta área do conhecimento.

Ações:

- Levantamento junto à comunidade acadêmica paulista dos documentos produzidos no processo de constituição do campo, tais como: projetos de ensino, propostas curriculares, materiais de formação inicial e continuada, atas de reuniões dos grupos de pesquisa, registros de grupos de pesquisas e demais materiais bibliográficos relacionados ao ensino das ciências.

- Levantamento nas escolas e junto aos professores de Diadema/SP de materiais produzidos nas práticas de ensino de ciências, tais como: materiais produzidos em aulas experimentais, planos de aula, relatos de visitas de campo, cadernos escolares, etc.

- Localização e sistematização dos documentos dos eventos científicos da área, tais como: atas de encontros e periódicos antigos.

- Sistematização de entrevistas com os professores (algumas entrevistas já foram realizadas no âmbito do projeto aprovado pelo Comitê de Ética - Projeto CEP/UNIFESP: 0385/2021).

- Construção de um repositório digital aberto e gratuito constituído por documentos relacionados ao ensino de ciências. Trata-se do repositório da Unifesp que já está disponível para o grupo de pesquisa e pode ser acessado pelo link: https://repositoriodedados.unifesp.br/dataverse.xhtml.

- Criação de um espaço de divulgação dos dados do repositório no site do Grupo de Pesquisa em História da Educação em Ciências (http://hedciencias.sites.unifesp.br/index.php/pt/).

O trabalho de construção do repositório consistirá em consultar as escolas (especialmente as de Diadema/SP) e os professores que atuaram no ensino de ciências em São Paulo em busca de materiais de interesse deste projeto.

O projeto será integrado ao ensino de graduação e pós-graduação e nos dois níveis vislumbramos grandes possibilidades de envolvimento dos estudantes. Além disso, a construção de um repositório institucional aberto oferecerá à comunidade científica um acervo documental para análises nas mais diversas perspectivas, o que poderá mobilizar outros grupos de pesquisa para as ações de preservação da memória ou para investigações sobre história da educação em ciências, tema ainda pouco estudado em nosso campo.

Prevê-se, ainda, uma segunda fase desse projeto com a ampliação do repositório por meio da inclusão de materiais produzidos também fora do estado de São Paulo.

Coordenação: REGINALDO ALBERTO MELONI
Contato: meloni@unifesp.br