Campus Diadema • Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas
Câmara de Extensão Diadema

Como credenciar seu curso Lato Sensu

O processo de credenciamento de Cursos Lato Sensu e de Aperfeiçoamento é feito pelo SEI
Para saber documentos necessários, normas, prazos e demais informacões para credenciamento, é necessário acessar o Regimento Interno de Cursos de Lato Sensu e Aperfeiçoamento e as Orientações Gerais 2021 nos links abaixo:

Orientações Gerais 2021 para Oferta de Cursos

Regimento Interno dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu e Cursos de Aperfeiçoamento

(Se atente aos prazo exigidos)
 

OBS: Para credenciamento é necessário enviar um email de manifestação de interesse para a Coodenadoria de Especializacão, antes de iniciar o processo. No mesmo email é necessário pedir o modelo do Projeto Pedagógico para incluir no Processo SEI que irá você abrir. Email: especializacao@unifesp.br
Para recredenciamento
é utilizado o formulário de recredenciamento, não é necessário incluir o Projeto Pedagógico, somente o formulário da Intranet já basta para esse tipo de documento

OBS II: Pedimos que o período de matrícula seja de ao menos 4 dias para turmas até 60 alunos, para que a secretária consiga conciliar as matrículas com as demais atividades da secretaria da Câmara.

 

  • PARA ABRIR O PROCESSO NO SEI:

Clique em "novo processo", ao abrir o processo escolha: "Lato Sensu: Cadastro e Recadastro de Curso de Especialização e Aperfeiçoamento" 
Na especificação pode colocar o nome do seu curso. Na Classificação de assunto escolha o "141.2 Criação de Cursos (Pós Graduação Lato Sensu).
Nível de acesso público e salve, depois inclua os documentos e formulários exigidos.

 

  • PARA OBTER O FORMULÁRIO DE CREDENCIAMENTO / RECREDENCIAMENTO:

exintranet.png
Ao clica em "Oferta Lato Sensu" escolha a opção "recredenciamento" ou " credenciamento" e preencha o que se pede no formulário.

Após o preenchimento será gerado um documento do formuláio, paa ser assinado pelo chefe de departamento, chefe de disciplina (se houver) e o coordenador do curso.
Eles poderão assinar eletronicamento pelo SEI, para isso siga abaixo:
* Anexar este documento (fomulário na Intranet) no processo do SEI.
* Depois clique em "criar novo documento" clique em + e pesquise por "Lato Sensu", clique na opção "LATO SENSU: CREDENCIAMENTO" e salve.
* Preencha o documento com as informações do curso, salve, assine eletronicamente e encaminhe o processo para os chefes, coordenadores e diretor assinarem eletrônicamente o mesmo.

 

  • APÓS INCLUSÃO DO FORMULÁRIO DE RECREDENCIAMENTO E FORMULÁRIO DE ASSINATURAS, É NECESSÁRIO ADICIONAR OS DEMAIS DOCUMENTOS E PARECERES QUE ESTÃO NO CAPÍTULO III, ART. 14 DO REGIMENTO INTERNO DE CURSOS LATO SENSU E APERFEIÇOAMENTO


OBS: Na documentação que pede a relação do corpo do curso, inclua na lista: Nomes completo, E-mail, CPF, RF se for da Unifesp, Departamento que atua, Nome da instituição de vínculo, Titulação, Função dele no curso, Nome da disciplina ou do módulo que ele está vinculado no curso (caso for ministrante ou Coord de disciplina e Coord de módulo), e links de acesso ao currículos lattes de cada um deles, ou incluir no processo, em uma lista separada, os links dos lattes e nomes.

OBS II: Caso tenha pessoas externas no corpo do curso, é necessário, além de todos os documentos requeridos no regimento, incluir um Oficio justificando a importância e razão de pessoas externas no curso.


ÚLTIMO PASSO:

Após a adição de todos os documentos, pareceres, e recolhimentos de todas as assinaturas necessárias, realize um check list dos itens que você incluiu em seu processo, comparando com a lista constante no Capit. III, Art. 14 do Regimento, para ver se adicionou tudo que é exigido. Após realizar o check list, faça um Oficio para a Câmara de Extensão, solicitando o parecer do credenciamento, e encaminhe o processo para "Camara de extensão DIA". Se atente aos prazos exigidos no Regimento e no Orientações Gerais para o envio. 

Aguarde a análise da Câmara, caso necessário algum ajuste, a Câmara enviará o processo de volta especificando os ajustes a serem realizados.
A ùltima instância de avaliacão será a PROEC.
Após aprovação, as inscrições serão abertas na data qe consta no formulário de credenciamento (se o credenciamento tiver obedecido ao prazo de envio da oferta)


Veja demais legislações de cursos de especialização e aperfeiçoamento aqui.

 

GERENCIAMENTO E ORIENTAÇÃO DE INSCRIÇÕES E MATRÍCULA:


Para os candidatos terem acesso às inscrições do curso, eles precisam acessar o link da área do candidato e consultar os cursos disponíveis para inscrição: https://www.unifesp.br/reitoria/proec/lato-sensu-informacoes/920-candidato
Eles deverão realizar a inscrição e pagar o boleto para a inscrição ser validada.

Para você consultar os inscritos validados, e visualizar os dados, documentos anexados e contato dos mesmos, basta entrar na Intranet: Intranet > Unifesp > Oferta Lato Sensu > Recredenciameto > aba inscrições.
Com o acesso ao contato deles, você pode se organizar e comunicar o processo seletivo da forma que achar melhor.

Após o fim do processo seletivo, será necessário entrar na Intranet e alterar o status dos candidatos para "Aprovado", "Suplente", "Reprovado", "Desistente". Para isso é necessário verifica se possui acesso liberado para mudar o status, caso não tenha, envie um email para especializacao@unifesp.br pedindo para habilitar a intranet para alteração do status dos candidatos.

Depois que ajustar o status de todos os candidatos da intranet, será necessário gerar o documento da lista de aprovados, anexar esse documento no processo SEI do seu curso e encaminhar o processo para a Coordenadoria de Cursos de Especialização (Cursos Espec e Aperf). Com a lista em mãos eles liberarão a lista de aprovados no site de matrícula na data prevista.

Os candidatos deverão entrar no link abaixo para conferir se foram aprovados, e clicar em seus nomes para realizar a matrícula:
Cursos de Aperfeiçoamento: https://sistemas.unifesp.br/acad/inscricao-lato-sensu/index.php?page=RSL&tipo=A
Cursos de Especialização: https://sistemas.unifesp.br/acad/inscricao-lato-sensu/index.php?page=RSL&tipo=E

Os candidatos deverão ler o edital de matrícula que está no site na área do candidato e realizar sua matrícula.

A matrícula é feita pela Secretaria da Câmara de extensão no período determinado no credenciamento.
Em necessidade de ajustar o cronograma, é necessário realizar um Oficio no processo do curso pedindo a alteração, e enviar para a Coordenadoria de Especalização.

A matrícula será feita remotamente, com os candidatos enviando os documentos exigidos digitalizados, via email para a Extensão, enquanto o trabalho remoto durar ou em caso de Teletrabalho.

O acompanhamento de matrículas e demais trocas de informações entre Coordenacão de Curso e Câmara poderá ser realizada através do email extensao.diadema@unifesp.br


 

 

© 2013 - 2022  Universidade Federal de São Paulo - Unifesp

Câmara de Extensão e Cultura • Campus Diadema

Rua Antônio Doll 105 - 2° Andar, Sala Extensão - Centro, Diadema - SP
Telefone: (11) 40440500 - Ramal 3465

Please publish modules in offcanvas position.