Campus Diadema • Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas
Câmara de Extensão Diadema

Como credenciar seu curso Lato Sensu

O processo de credenciamento de Cursos Lato Sensu e de Aperfeiçoamento é feito pelo SEI
Para saber documentos necessários, normas, prazos e demais informacões para credenciamento, é necessário acessar o Regimento Interno de Cursos de Lato Sensu e Aperfeiçoamento e as Orientações Gerais 2021 nos links abaixo:

Orientações Gerais 2021 para Oferta de Cursos

Regimento Interno dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu e Cursos de Aperfeiçoamento

Resolução de isenção de taxa de inscrição e matrícula

(Se atente aos prazo exigidos)

 

PARA ORIENTAÇÃO SOBRE INSCRIÇÕES E MATRÍCULAS, CLIQUE AQUI


 

CREDENCIAMENTO


OBS: Para credenciamento é necessário enviar um email de manifestação de interesse para a Coodenadoria de Especializacão, antes de iniciar o processo. E-mail: especializacao@unifesp.br. Logo após, é necessário entrar na Intranet e preencher os dados do curso na parte "Oferta Lato Sensu" da intranet, e salvar o documento para anexar ao processo SEI
Para recredenciamento
é utilizado o formulário de recredenciamento, que é retirado da Intranet, em "Oferta Lato Sensu", após, é necessário salvar o documento de recredenciamento para incluir no processo SEI.

OBS II: Pedimos que o período de matrícula seja de ao menos 5 dias para turmas até 60 alunos, para que a secretária consiga conciliar as matrículas com as demais atividades da secretaria da Câmara.

 

  • PARA ABRIR O PROCESSO NO SEI:

Clique em "novo processo", ao abrir o processo escolha: "Lato Sensu: Cadastro e Recadastro de Curso de Especialização e Aperfeiçoamento" 
Na especificação pode colocar o nome do seu curso. Na Classificação de assunto escolha o "141.2 Criação de Cursos (Pós Graduação Lato Sensu).
Nível de acesso público e salve, depois inclua os documentos e formulários exigidos.

 

  • PARA OBTER O FORMULÁRIO DE CREDENCIAMENTO / RECREDENCIAMENTO E SUAS ASSINATURAS:

exintranet.png
Ao clica em "Oferta Lato Sensu" escolha a opção "recredenciamento" ou " credenciamento" e preencha o que se pede no formulário.

Após o preenchimento será gerado um documento do formulário, para ser assinado pelo chefe de departamento, chefe de disciplina (se houver) e o coordenador do curso.
Eles poderão assinar eletronicamento, por meio de um formulário do próprio SEI, para isso siga o passo abaixo:
* Anexar este documento (fomulário na Intranet) no processo do SEI.
* Depois clique em "criar novo documento" clique em + e pesquise por "Lato Sensu", clique na opçãode documento"LATO SENSU: CREDENCIAMENTO" e salve.
* Preencha o documento com as informações do curso, salve, assine eletronicamente e encaminhe o processo para os chefes, coordenadores e diretor assinarem eletrônicamente o mesmo.

*É necessário adicionar também o formulário de informações E-MEC, para isso, clique em  "criar novo documento",  clique em + e pesquise por emec, e clique na opção "LATO SENSU: INFORMAÇÕES DA ESPECIALIZAÇÃO EMEC", e salve, após, preencha o documento e assine-o eletronicamente (apenas o coordenador).

 

  • APÓS INCLUSÃO DO FORMULÁRIO DE RECREDENCIAMENTO, FORMULÁRIO DE ASSINATURAS E FORMULÁRIO E-MEC, É NECESSÁRIO ADICIONAR OS DEMAIS DOCUMENTOS E PARECERES QUE ESTÃO NO CAPÍTULO III, ART. 14 DO REGIMENTO INTERNO DE CURSOS LATO SENSU E APERFEIÇOAMENTO


OBS: Na documentação que pede a relação do corpo do curso, inclua na lista: Nomes completo, E-mail, CPF, RF se for da Unifesp, Departamento que atua, Nome da instituição de vínculo, Titulação, Função dele no curso, Nome da disciplina ou do módulo que ele está vinculado no curso (caso for ministrante ou Coord de disciplina e Coord de módulo), e links de acesso ao currículos lattes de cada um deles, ou incluir no processo, em uma lista separada, os links dos lattes e nomes.

OBS II: Caso tenha pessoas externas no corpo do curso, é necessário, além de todos os documentos requeridos no regimento, incluir um Oficio justificando a importância e razão de pessoas externas no curso.


ÚLTIMO PASSO:

Após a adição de todos os documentos, pareceres, e recolhimentos de todas as assinaturas necessárias, realize um check list dos itens que você incluiu em seu processo, comparando com a lista constante no Capit. III, Art. 14 do Regimento, para ver se adicionou tudo que é exigido. Após realizar o check list, faça um Oficio para a Câmara de Extensão, solicitando o parecer do credenciamento, e encaminhe o processo para "Camara de extensão DIA". Se atente aos prazos exigidos no Regimento e no Orientações Gerais para o envio. 

Aguarde a análise da Câmara, caso necessário algum ajuste, a Câmara enviará o processo de volta especificando os ajustes a serem realizados.
A ùltima instância de avaliacão será a PROEC.
Após aprovação, as inscrições serão abertas na data qe consta no formulário de credenciamento (se o credenciamento tiver obedecido ao prazo de envio da oferta)


Veja demais legislações de cursos de especialização e aperfeiçoamento aqui.

 



GERENCIAMENTO E ORIENTAÇÃO DE INSCRIÇÕES E MATRÍCULA:


INSENÇÃO DE TAXA DE INSCRIÇÃO E MATRÍCULA:

Os candidatos possuem isenção de taxas de inscrição e matrícula, portanto para os candidatos que solicitarem, é necessário verificar se atendem os requisitos necessários para solicitação e observar os prazos e demais regularidades à serem adotadas:
Resolução de isenção de taxa de inscrição e matrícula 
Manual de Instruções para Isenção de Taxas 


ACESSO ÀS INSCRIÇÕES DO CURSO:

Para os candidatos terem acesso às inscrições do curso, eles precisam acessar o link da área do candidato e consultar os cursos disponíveis para inscrição: https://www.unifesp.br/reitoria/proec/lato-sensu-informacoes/920-candidato
Eles deverão realizar a inscrição e pagar o boleto para a inscrição ser validada.


CONSULTA AOS CANDIDATOS INSCRITOS:

Para você consultar os inscritos validados, e visualizar os dados, documentos anexados e contato dos mesmos, basta entrar na Intranet: Intranet > Unifesp > Oferta Lato Sensu > Recredenciameto > aba inscrições.
Com o acesso à lista, você pode se organizar e ver as documentações em anexo
**Para obter o acesso ao contato dos candidatos para envio de informações e comunicar o processo seletivo, é necessário pedir a lista de contato à CAEC por e-mail: extensao.diadema@unifesp.br



ALTERAR O STATUS DO CANDIDATO NO SISTEMA (APÓS PROCESSO SELETIVO):

Após o fim do processo seletivo, será necessário entrar na Intranet, ir até sua área de "lato sensu" e clicar em alterar o status dos candidatos para "Aprovado", "Suplente", "Reprovado", "Desistente". Para isso é necessário verificar o acesso está liberado para mudança de status, caso perceba que não há como selecionar a mudança, envie um email para especializacao@unifesp.br pedindo para habilitar a intranet para alteração do status dos candidatos.


GERAR LISTA DE APROVADOS PARA DIVULGAR:

Depois que ajustar o status de todos os candidatos da intranet, será necessário gerar o documento da lista de aprovados (no próprio local da intranet onde se tem a lista de candidatos), anexar esse documento no processo SEI do seu curso e encaminhar o processo para a Coordenadoria de Cursos de Especialização (Cursos Espec e Aperf). Com a lista em mãos eles liberarão a lista de aprovados no site de matrícula na data prevista no cronograma, e você pode orientar aos candidatos que vejam o resultado na data combinada e nos links abaixo, assim como eles já podem realizar a matrícula, ao ver o nome deles na lista de aprovados.


ORIENTAR SOBRE COMO SE MATRICULAR:

Os candidatos deverão entrar no link abaixo para conferir se foram aprovados, e clicar em seus nomes para realizar a matrícula:
Cursos de Aperfeiçoamento: https://sistemas.unifesp.br/acad/inscricao-lato-sensu/index.php?page=RSL&tipo=A
Cursos de Especialização: https://sistemas.unifesp.br/acad/inscricao-lato-sensu/index.php?page=RSL&tipo=E

Os candidatos deverão ler o edital de matrícula que está no site na área do candidato e realizar sua matrícula.

REALIZAÇÃO DA MATRÍCULA:

A matrícula é feita pela Secretaria da Câmara de extensão no período determinado no credenciamento.
Em necessidade de ajustar o cronograma, é necessário realizar um Oficio no processo do curso pedindo a alteração, e enviar para a Coordenadoria de Especialização e CAEC.
Entre em contato com a Câmara de Extensão para que possa ajustar os detalhes sobre a matrícula e comunicar com antecedência o período da mesma. A CAEC irá enviar à todos os aprovados, um e-mail com orientações de como realizar matrícula e os documentos à serem enviados.

(A matrícula será feita remotamente, em caso de curso à distância e híbrido, com os candidatos enviando os documentos exigidos digitalizados, via e-mail para a extensão)

O acompanhamento de matrículas e demais trocas de informações entre Coordenacão de Curso e Câmara poderá ser realizada através do email extensao.diadema@unifesp.br


 

 

© 2013 - 2024  Universidade Federal de São Paulo - Unifesp

Câmara de Extensão e Cultura • Campus Diadema

Funcionamento presencial nas Terças, Quartas e Sextas / Remoto: Segundas e Quintas
Avenida Conceição, 515 - 2° Andar - Em frente à Sala 28 - Centro, Diadema - SP
Telefone: (11) 4044-0500 - Ramal 3465