O evento consiste em uma série de encontros formativos com atividades teorico-praticas para interessados no tema. Ao longo de 2023, ocorrerão 10 encontros presenciais. Objetivos específicos: - Formação prática em manejo agroflorestal. - Manejo da área de SAF do El Dorado. - Divulgação dos conceitos de SAF e da existência da área no Campus. - Formação de um grupo de alunos interessados em agrofloresta. - Promover um ciclo de encontros na área. - Produção de sementes e propágulos para doação na Teia dos Povos. - Uso dos restos de poda do Campus, em colaboração com o projeto de compostagem. No VIII Encontro LabSAF de 2023, serão realizadas atividades de colheita das batatas doces e serão feitas novas mudas utilizando as ramas coletadas. Depois da colheita, será avaliada a necessidade de redefinição de canteiros do meio, com possibilidade de retirada do lado interno da cerca e criação de dois canteiros novos sem formato linear, o que permitiria trabalhar na área o conceito dos formatos que podem ser utilizados para maximizar o uso do dolo e aproveitar a produtividade potencial das bordas, com criação de mais espaço de plantio de mudas por canteiro. Em função do tempo disponível, serão realizadas algumas das atividades de manutenção e manejo, que devem ser frequentes no verão, sendo estas: capina seletiva e poda de manutenção. Reforço da cobertura do solo em caminhos e canteiros. Rega de mudas arbóreas. Acompanhamento de mudas plantadas e da germinação das sementes inseridas no canteiro novo.

O encontro ocorre na área do LabSAF, que está localizado em área verde frente ao restaurante universitário (descendo a rampa) na Unidade da Unifesp Diadema no ElDorado. Venham com roupa confortável que possa sujar, pois vamos mexer na terra. Sugerimos trazer água, boné, repelente e luvas de jardinagem (se tiver).

Período Inscrição   30/11/2023 a 07/12/2023
Local Inscrição   https://sistemas.unifesp.br/acad/proec-siex/index.php?page=INS&acao=2&code=24730
Período de Realização   07/12/2023
Horário   Das 13h00 às 16h00