O evento consiste em uma série de encontros formativos com atividades teorico-praticas para interessados no tema. Ao longo de 2023, ocorrerão 10 encontros presenciais.

Objetivos específicos:

- Formação prática em manejo agroflorestal;

- Manejo da área de SAF do El Dorado;

- Divulgação dos conceitos de SAF e da existência da área no Campus;

- Formação de um grupo de alunos interessados em agrofloresta;

- Promover um ciclo de encontros na área;

- Produção de sementes e propágulos para doação na Teia dos Povos.

- Uso dos restos de poda do Campus, em colaboração com o projeto de compostagem.

No VII Encontro LabSAF de 2023, serão realizadas as atividades descritas a seguir. No segundo canteiro de árvores (que foi implantado em minicurso nos dias 28 e 29 de outubro de 2023), a semeadura de feijão e adubação verde foi realizada no dia 09/11/2023. Nesse canteiro, serão plantadas mais espécies, tais como: peixinho, inhame (nos berços das três novas bananeiras) e gengibre. Será reforçada novamente a cobertura do novo canteiro e os caminhos e será utilizado o material de poda de margaridão alocado em pilha de compostagem durante o minicurso.

Além disso, será realizada a rega, avaliado o uso do material de poda de margaridão alocado em pilha de compostagem durante o minicurso e acompanhada a germinação das sementes inseridas no canteiro.

No resto da área (plantada a partir de outubro de 2022) serão iniciadas as atividades de manejo agroflorestal necessárias (que devem ser frequentes no verão), sendo:

- Capina seletiva e poda;

- Reforço da cobertura em caminhos e canteiros;

- Rega de mudas;

- Avaliação de plantas prontas para colheita (batata doce).

Será feito o replantio e substituição de muda de uvaia morta. Definição do planejamento de troca de canteiros até fim de 2023.

OBSERVAÇÃO

O encontro ocorre na área do LabSAF, que está localizado em área verde frente ao restaurante universitário (descendo a rampa) na Unidade da Unifesp Diadema no ElDorado. Venham com roupa confortável que possa sujar, pois vamos mexer na terra. Sugerimos trazer água, boné, repelente e luvas de jardinagem (se tiver).

Período Inscrição   20/11/2023 a 27/11/2023
Local Inscrição   https://sistemas.unifesp.br/acad/proec-siex/index.php?page=INS&acao=2&code=24729
Período de Realização   27/11/2023 a 30/11/2023
Calendário de Realização