O evento consiste em uma série de encontros formativos com atividades teorico-praticas para interessados no tema. Ao longo de 2023, ocorrerão 10 encontros presenciais. No IX Encontro LabSAF de 2023, será realizada a redefinição dos canteiros do meio, com provável retirada do lado interno da cerca. Serão feitos os novos canteiros sem formato linear, o que permitiria trabalhar na área o conceito dos formatos que podem ser utilizados para maximizar o uso do dolo e aproveitar a produtividade potencial das bordas, com criação de mais espaço de plantio de mudas por canteiro.

Posteriormente, serão realizadas as atividades de preparo dos canterios não lineares com definição e delineamentos dos novos canteiros, elevação e adição de composto nos mesmos, formação e cobertura dos caminhos com matéria orgânica morta de difícil manuseio. Finalmente, será adicionado composto e feito o plantio dos canteiros com plantas de sombra e meia sombra, de estrato baixo e médio, dando preferência para espécies próprias das florestas tropicias e subtropicais, como batata doce, inhame, gengibre e cúrcuma. Em função do tempo disponível, serão realizadas as atividades de manutenção e manejo, que devem ser frequentes no verão, dando prioridade para o reforço da cobertura do solo e rega de mudas arbóreas.

Acompanhamento visual de mudas plantadas e da germinação das sementes inseridas no canteiro novo. A presente proposta consiste em um encontro formativo com atividades teórico-práticas em agrofloresta. Assim, serão abordados temas centrais à implantação e manejo agroflorestal, tais como: - Apresentação sucinta da área para novos participantes. - Embelezamento e identificação da área com fins educativos (finalização de palbcas de identificação e colocação das mesmas, manutenção da cerca, etc.). - Acompanhamento, adubação e rega das mudas arbóreas plantadas (pitanga, jerivá, cerejeira da mata)

O encontro ocorre na área do LabSAF, que está localizado em área verde frente ao restaurante universitário (descendo a rampa) na Unidade da Unifesp Diadema no ElDorado. Venham com roupa confortável que possa sujar, pois vamos mexer na terra. Sugerimos trazer água, boné, repelente e luvas de jardinagem (se tiver).

Período Inscrição   04/12/2023 a 13/12/2023
Local Inscrição   https://sistemas.unifesp.br/acad/proec-siex/index.php?page=INS&acao=2&code=24732
Período de Realização   13/12/2023
Horário   Das 9h00 às 16h00