INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O ll COLETIVO DA CIÊNCIA ONLINE!

EMENTA
O estudo da biologia no nível molecular - biologia molecular - é focado na estrutura e função do material genético e seus produtos de expressão, as proteínas, investigando as interações bioquímicas entre os diversos sistemas celulares, bem como o modo de regulação dessas interações. Esta é uma área de estudos que abrange outras áreas como a química, a genética e a bioquímica. Os avanços científicos e o desenvolvimento de novas técnicas tornam necessária a reciclagem de conhecimentos por parte dos profissionais do ensino, propiciando o uso de metodologias adaptadas à sua realidade, aprimorando o desenvolvimento desses temas junto a seus alunos. Diante da importância destes fatos, o Curso de Atualização para Professores do Ensino Básico da rede pública de ensino ¿II Coletivo da Ciência Online: Renovando Práticas Educacionais no Ensino de Ciências¿ tem o intuito de informar e discutir os avanços na área e suas aplicações por meio de vídeo-aulas e aulas práticas virtuais, além de discussões virtuais. Além disso, pretende-se que os professores possam aplicar os conceitos discutidos, posteriormente, em suas próprias aulas. Neste curso, serão abordados diferentes temas, incluindo, cultura de células, células-tronco, reprogramação celular e células induzidas à pluripotência, tecnologia do DNA recombinante e clonagem, CRISPR, câncer, técnicas de diagnóstico: Real-time PCR, ELISA e pesquisa de antígenos, sequenciamento NGS, RNAseq, Zebrafish como modelo experimental, nanomedicina, COVID-19: uso indiscriminado de medicamentos e rotulagem de alimentos.

Observação:
Serão oferecidas 200 vagas aos professores do Ensino Básico (Fundamental e Médio) que atuam na rede Pública de Ensino.
Pré-requisitos para a inscrição: - ser professor no Ensino Básico da Rede Pública de Ensino. - ser indicado pelo diretor e/ou coordenador pedagógico de sua Unidade Escolar. Caso o número de candidatos ultrapasse o número de vagas, os candidatos remanescentes serão cadastrados para oportunidade futura em uma lista de espera. Os candidatos serão selecionados conforme encaminhamento de comprovante dos pré-requisitos ao e-mail coletivodaciencia2020@gmail.com. Os participantes serão comunicados pela equipe responsável pelo curso.

Carga Horária Total: 24 horas

Local de Realização: os encontros síncronos serão realizados pelos aplicativos Google Meet/YouTube e o material (vídeo-aulas, quizz, links) será disponibilizado pelo GoogleClassroom
Período de Realização: o material será disponibilizado durante as 4 semanas de outubro e novembro, com início em 25/10/2021 e término em 19/12/2021 e os encontros síncronos
serão realizados nos dias 30/10; 06/11; 13/11 e 27/11/2021;

Período Inscrição 20/09/2021 a 24/10/2021