O curso tem por objetivo o estudo das economias políticas do conhecimento que não necessariamente são visíveis pelas instâncias dominadas pela ideia de propriedade científica. Isso significa compreender variados espaços de produção de conhecimento produzidos em diferentes circunstâncias sociais. Busca, uma discussão sobre a relação entre os conhecimentos experimentais e experienciais na relação entre a produção científica e o universo fora dos ambientes acadêmicos ilustrados. Antes, procura compreender na História da Ciência, a parte invisibilizada de produção de conhecimento que diz respeito aos ¿amateurs¿, ou seja, grupos ou pessoas experimentadas por conhecimentos práticos e tácitos que foram apagadas do histórico, mediante à edificação histórica da ciência profissional.
Pretende mostrar essa relação como elemento decisivo para a constituição de espaços do conhecimento, e para o entendimento da própria história das ciências.

O plano prevê palestras abertas com posteriores debates. As atividades serão divididas em seis módulos com 3 parcelas.

Os módulos estão separados nos seguintes subtemas: Ciência, Revolução Científica, Ilustração/ Ciência comum, aberta, sem fronteiras; 2) Ciência e sua história diante de catástrofes (Three Miles Island, Chernobil, Furacão Katrina, Usina de Fukushima, Coronavírus); 3) Ciência Popular, conhecimentos públicos, administrações e usuários em diferentes espaços: cidades, escolas, movimentos sociais; 4) Ciência militante (direito a saber, direito a investigar, ciência local); 5) Ciência informal (extitucional, leiga, aberta); 6) Ciência colateral (novos ecossistemas de conhecimento no mundo atual).

MAIS INFORMAÇÕES

Número Vagas   100