The development of high energy and high-power energy storage devices, such as supercapacitors, is fundamental for reducing fossil fuel dependence and for the successful implementation of zero emission energy technologies (nuclear, solar, wind, marine, etc.).

Carbon materials having large specific surface areas and good electrical conductivity are highly desirable for energy storage applications. Recently, a time and cost-effective preparation of nanoporous carbons via an ionothermal synthesis involving fluidic ionic liquids (ILs) and task specific ionic liquids (TSILs) has been demonstrated.

Such advancements in the ionothermal synthesis of carbons are promising for future developments in the field of energy storage and in the design of supercapacitor electrodes for uses in portable electronic devices, transportation, and energy grids. 

O desenvolvimento de dispositivos de armazenamento de energia de alta potência e elevada potência, como os supercapacitores, é fundamental para a redução da dependência dos combustíveis fósseis e para o sucesso da implementação de tecnologias energéticas com emissões zero (nuclear, solar, eólica, marítima, etc.).

Materiais de carbono com grandes áreas superficiais específicas e boa condutividade elétrica são altamente desejáveis para aplicações de armazenamento de energia. Recentemente, uma preparação rápida e econômica de carbonos nanoporosos por meio de uma síntese ionotérmica envolvendo líquidos iônicos fluídicos (ILs) e líquidos iônicos específicos para tarefas (TSILs) foi mostrada.

Tais avanços na síntese ionotérmica de carbonos são promissores para desenvolvimentos futuros no campo do armazenamento de energia e no projeto de eletrodos supercapacitores para uso em dispositivos eletrônicos portáteis, transporte e redes de energia.

Período Inscrição   20/10/2023 a 21/11/2023  
Local Inscrição   https://sistemas.unifesp.br/acad/proec-siex/index.php?page=INS&acao=2&code=24607  
Período de Realização   21/11/2023  
Horário   Das 11h00 às 13h00  
Local de Realização   https://www.youtube.com/watch?v=60qkUbMZkpM

 

POST - CAEC (69).png