Campus Diadema • Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas
Câmara de Extensão Diadema

Orientações para credenciar Cursos e Eventos

IMPORTANTE: É de suma importância que o proponente sempre acompanhe no sistema o status, caso se faz necessário ajustes, com a ação sendo retornada ao proponente pelo sistema para a readequação de proposta.
Após a finalização do preenchimento do formulário é imprescindível clicar em ENVIAR


Os cursos e eventos não podem ser cadastrados e credenciados após a realização dos mesmos.
RESOLUÇÃO_180-CURSOS E EVENTOS
REGIMENTO CURSOS E EVENTOS

ATUALMENTE É OBRIGATÓRIO POSSUIR UM VICE COORDENADOR (SERVIDOR ATIVO UNIFESP) EM TODA ACÃO.


 

 

PARA CREDENCIAR UM CURSO
PARA CREDENCIAR UM EVENTO

 

ORIENTAÇÃO PARA CURSOS E EVENTOS PAGOS

 

 

 


 

 

CURSOS:

Acesse: MANUAL CREDENCIAMENTO E CERTIFICAÇÃO DE CURSOS
(Índices importantes: Planejamento; Plano de Ensino; Inscricões; Instrucões para preenchimento do formulário de cadastro)

Acesse: ROTEIRO PLANO DE ENSINO
(
Obrigatório anexar no Formulário do Siex em caso de Cursos)
(Obrigatório conter no Plano de Ensino: Objetivos; Justificativa; Metodologia; conteúdo programático; cronograma com responsáveis pedagógicos; referências bibliográficas; estratégias de divulgação e critérios de avaliação do aproveitamento)

PARA O CORRETO PREENCHIMENTO DA AÇÃO NO FORMULÁRIO, É NECESSÁRIO:

  • Cadastrar Vice Coordenador (servidor ativo Unifesp) na equipe (Obrigatório: Resolução Consul 180)

  • Cadastrar toda a Equipe Unifesp e Equipe Externa envolvida no evento/curso, para que posteriormente consiga emitir os certificados.

  • A Secretaria (Suporte Administrativo) do curso/evento deve ser alguém da equipe, incluído no formulário: Se trata de alguém convidado pelo coordenador para secretariar o curso ou evento, podendo ser também o próprio coordenador. Não se trata da Secretaria da Câmara de Extensão, se trata da secretaria específica do curso/evento ofertado.

  • O responsável pelas inscricões deve ser alguém da equipe do curso/evento ou o próprio coordenador (Não é a secretária da Câmara de Extensão, ao menos que convidada e faça parte da equipe)

  • Em caso de ações com palestras, os títulos das palestras que constam na programação devem ser inseridas no formulário no campo "Deseja adicionar alguma palestra para esse evento?" e os nomes dos palestrantes devem ser incluídos em Equipe Unifesp ou Equipe Externa e posteriormente atribuir o nome do palestrante ao título da palestra adicionada no formulário.
  •  O número de vagas do evento/curso deve ter conformidade com a capacidade máxima do local que ocorrerá a ação, ou o proponente deverá justificar o número ultrapassado do limite no campo "observação aos pareceristas" indicando também como fará a administração dos participantes neste caso.
  • Se o local do evento/curso for fora de estabelecimento da Unifesp, é necessário uma carta de aceite, do estabelecimento onde o evento será realizado, anexada no campo "convênio,termo de cooperação,carta de aceite" do formulário.
  • A carga horário total do curso/evento incluído no formulário, não pode ser maior do que a soma da carga horária que consta na programação/aulas.
  • As inscrições que serão feitas fora do site da Proec, devem constar no formulário selecionando "Em endereço Específico" e em caso de inscrição presencial, incluir o endereço. Em caso de inscrição pela internet ou e-mail, escolher a opção "Internet- área restrita" no formulário e acrescentar o link de inscrição no campo "Observação aos interessados"
  • Em caso de cursos que não possuem dias consecutivos, é necessário colocar data e hora de cada dia no campo de calendário do formulário.
  • Eventos e Cursos que possuem algum tipo de parceria, deverá ser relatado no formulário, ainda que não envolva recursos financeiro
  • Em caso de pré requisitos para se inscrever no evento/curso, o proponente deve colocar como será feita a filtragem das inscrições ou o processo seletivo. Deve se especificar isso em "observação aos pareceristas" e colocar os critérios para os interessados saber em "observação aos interessados" além de poder usar a parte do formulário onde se trata de processo seletivo, caso tenha.

  • PARA EVENTOS/CURSOS PRESENCIAIS EM PERÍODO DE PANDEMIA: É necessário um parecer da Comissão de Retorno Gradual do Campus, para isso, antes do cadastro no Siex, é necessário entrar em contato com a Comissão para pegar orientacões sobre como solicitar parecer: comissao.retorno2020@gmail.com(É necessário para eventos dentro e fora da Unifesp).

Para credenciar, acesse o formulário no SIEXclique aqui.

 


 
 
É necessário anexar o documento do Programa Preliminar no formulário SIEX, que deve conter:
  • Ementa
  • Objetivo
  • Cronograma (Com data, hora, títulos das apresentacões e os nomes de seu respectivos apresentadores)

No formulario Siex, preencha tudo que se pede, e caso o evento conte com mais de uma palestra/apresentacão, inclua os títulos e víncule os nomes dos palestrantes aos títulos de suas palestras, veja como aqui.

Todos os participantes do evento, fazem parte da equipe Unifesp ou Externa, é necessários incluir até mesmo os palestrantes.
Acesse o manual de inclusão de equipe.
Acesse o manual de inclusão de palestras e palestrante.


PARA O CORRETO PREENCHIMENTO DA AÇÃO NO FORMULÁRIO, É NECESSÁRIO:

 

  • Cadastrar Vice Coordenador (servidor ativo Unifesp) na equipe (Obrigatório: Resolução Consul 180)
  • Cadastrar toda a Equipe Unifesp e Equipe Externa envolvida no evento/curso, para que posteriormente consiga emitir os certificados.
  • A Secretaria (Suporte Administrativo) do curso/evento deve ser alguém da equipe, incluído no formulário: Se trata de alguém convidado pelo coordenador para secretariar o curso ou evento, podendo ser também o próprio coordenador. Não se trata da Secretaria da Câmara de Extensão, se trata da secretaria específica do curso/evento ofertado.
  • O responsável pelas inscricões deve ser alguém da equipe do curso/evento ou o próprio coordenador (Não é a secretária da Câmara de Extensão, ao menos que convidada e faça parte da equipe)
  • Em caso de ações com palestras, os títulos das palestras que constam na programação devem ser inseridas no formulário no campo "Deseja adicionar alguma palestra para esse evento?" e os nomes dos palestrantes devem ser incluídos em Equipe Unifesp ou Equipe Externa e posteriormente atribuir o nome do palestrante ao título da palestra adicionada no formulário.
  • O número de vagas do evento/curso deve ter conformidade com a capacidade máxima do local que ocorrerá a ação, ou o proponente deverá justificar o número ultrapassado do limite no campo "observação aos pareceristas" indicando também como fará a administração dos participantes neste caso.
  • Se o local do evento/curso for fora de estabelecimento da Unifesp, é necessário uma carta de aceite, do estabelecimento onde o evento será realizado, anexada no campo "convênio,termo de cooperação,carta de aceite" do formulário.

  • A carga horário total do curso/evento incluído no formulário, não pode ser maior do que a soma da carga horária que consta na programação/aulas.

  • As inscrições que serão feitas fora do site da Proec, devem constar no formulário selecionando "Em endereço Específico" e em caso de inscrição presencial, incluir o endereço. Em caso de inscrição pela internet ou e-mail, escolher a opção "Internet- área restrita" no formulário e acrescentar o link de inscrição no campo "Observação aos interessados"

  • Em caso de cursos que não possuem dias consecutivos, é necessário colocar data e hora de cada dia no campo de calendário do formulário.

  • Eventos e Cursos que possuem algum tipo de parceria, deverá ser relatado no formulário, ainda que não envolva recursos financeiro

  • Em caso de pré requisitos para se inscrever no evento/curso, o proponente deve colocar como será feita a filtragem das inscrições ou o processo seletivo. Deve se especificar isso em "observação aos pareceristas" e colocar os critérios para os interessados saber em "observação aos interessados" além de poder usar a parte do formulário onde se trata de processo seletivo, caso tenha.

  • PARA EVENTOS/CURSOS PRESENCIAIS EM PERÍODO DE PANDEMIA: É necessário um parecer da Comissão de Retorno Gradual do Campus, para isso, antes do cadastro no Siex, é necessário entrar em contato com a Comissão para pegar orientacões sobre como solicitar parecer: comissao.retorno2020@gmail.com (É necessário para eventos dentro e fora da Unifesp).

 

 Para credenciar, acesse o formulário no SIEXclique aqui.
 
 

Para cursos/eventos que envolvem recursos financeiros (taxa de inscrição, auxílio financeiro, entre outros), será necessário preencher a Planilha de Previsão Orçamentária que está em anexa no "clique aqui" do formulário.
clique aqui
Para isso será necessário contatar o NAPES (Núcleo de Atendimento ao Pesquisador) do setor de Convênios para pegar orientações sobre o preenchimento da planilha e o trâmite para abrir o processo no SEI para envio e análise da Diretoria Administrativa e/ou FAP.

Para entrar em contato com o NAPES, é necessário abrir uma solicitacão de serviço no OTRS: https://atendimento.unifesp.br

OBS: Somente após a aprovacão da planilha final de PSPO pela Diretoria e FAP no processo SEI, o proponente do evento/curso deverá voltar ao SIEX para inserir o restante das informações, inserir o anexo da planilha final aprovada na parte "Financeiro", e incluir o número do processo SEI em "Observacão ao pareceristas" depois enviar o cadastro para a CAEC para passar pelas aprovações das demais instâncias.

ATENÇÃO AO PRAZO DE CREDENCIAMENTO PARA CURSOS E EVENTOS PAGOS: Mínimo de 90 dias de antecedência.

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