Orientações para Propor Cursos e Eventos

IMPORTANTE: É de suma importância que o proponente sempre acompanhe no sistema o status, caso se faz necessário ajustes, com a ação sendo retornada ao proponente pelo sistema para a readequação de proposta. Após a finalização do preenchimento do formulário é imprescindível clicar em ENVIAR.

Os cursos e eventos não podem ser cadastrados e credenciados após a realização dos mesmo
REGIMENTO CURSOS E EVENTOS
RESOLUÇÃO_180-CURSOS E EVENTOS

Atualmente é obrigatório cadastrar um coordenador e um vice no curso

ACESSE O MANUAL DE CREDENCIAMENTO DE CURSOS:

MANUAL CREDENCIAMENTO DE CURSOS

O PLANO DE ENSINO PRECISA CONTER:

Título do Curso (Em português; pode ser bilíngue. Evitar uso de termos como: projeto, aperfeiçoamento, programa, especialização etc., que caracterizam outros tipos de ações e cursos - Evitar títulos longos)

• Caracterização/classificação (Definir uma classificacão entre: Iniciação; Atualização; ou Treinamento e Qualificação Profissional)
  • Área Temática
  • Modalidade
  • Ementa (Descrever em síntese o conteúdo programático)
  • Responsáveis (Coordenador e Vice-Coordenador)
  • Departamentos(s) CAEC

• Resultados Esperados
  • Justificativa
  • Metodologia (estratégias, atividades)
  • Conteúdo Programático
  • Cronograma (com responsável pedagógico por tema/aula/assunto)
  • Estratégias de divulgação
  • Critérios/modo de seleção
  • Critérios/modo de avaliação do aproveitamento.

REFERÊNCIAS

• Principal e Complementar

EQUIPE DE TRABALHO VINCULADOS À UNIFESP OU NÃO E INFORMAÇÕES ADICIONAIS

INFRAESTRUTURA, EQUIPAMENTOS, MATERIAL DE APOIO

• Recursos didáticos necessários
  • Espaço Físico necessário (Observar a capacidade do local de realização do curso relativo ao número de vagas do curso. Buscar autorização para uso do espaço físico da Unifesp; Termo de Cessão sem ônus para a instituição para utilização de espaço físico de terceiros etc)
  • Apostila e material didático do curso

CONTATOS PARA DIVULGAÇÃO

• Telefone, e-mail, página/sítio na internet.

PARA O CORRETO PREENCHIMENTO DA AÇÃO NO FORMULÁRIO, É NECESSÁRIO:

• Cadastrar toda a Equipe Unifesp e Equipe Externa envolvida no evento/curso, para que posteriormente conseguir emitir os certificados.
  • A Secretaria (Suporte Adminstrativo) do curso/evento deve ser alguém da equipe, incluído no formulário: Se trata de alguém convidado pelo coordenador para secretariar o curso ou evento, podendo ser também o próprio coordenador. Não se trata da Secretaria da Câmara de Extensão, se trata da secretaria específica do curso/evento ofertado.
  • O responsável pelas inscricões deve ser alguém da equipe do curso/evento ou o próprio coordenador (Não é a secretária da Câmara de Extensão, ao menos que convidada e faça parte da equipe)
  • Em caso de Eventos, os títulos das palestras que constam na programação devem ser inseridas no formulário no campo "Deseja adicionar alguma palestra para esse evento?" e os nomes dos palestrantes devem ser incluídos em Equipe Unifesp ou Equipe Externa e posteriormente atribuir o nome do palestrante à palestra adicionada no formulário.
  • O número de vagas do evento/curso deve ter conformidade com a capacidade máxima do local que ocorrerá a ação, ou o proponente deverá justificar o número ultrapassado do limite no campo "observação aos pareceristas" indicando também como fará a administração dos participantes neste caso.
  • Se o local do evento/curso for fora de estabelecimento da Unifesp, é necessário uma carta de aceite, do estabelecimento onde o evento será realizado, anexada no campo "convênio,termo de cooperação,carta de aceite" do formulário.
  • A carga horário total do curso/evento incluído no formulário, não pode ser maior do que a soma da carga horária que consta na programação.
  • As inscrições que serão feitas fora do site da Proec, deve constar no formulário selecionando "Em endereço Específico" e em caso de inscrição presencial, incluir o endereço. Em caso de inscrição pela internet ou e-mail, escolher a opção "Internet- área restrita" no formulário e acrescentar o link de inscrição no campo "Observação aos interessados"
  • Em caso de cursos que não possuem dias consecutivos, é necessário colocar data e hora de cada dia no campo de calendário do formulário.
  • Eventos e Cursos que possuem algum tipo de parceria, deverá ser relatado no formulário, ainda que não envolva recursos financeiros
  • Para cursos/eventos que envolvem recursos financeiros (taxa de inscrição, auxílio financeiro, entre outros), será necessário preencher a Planilha de Previsão Orçamentária que está em anexa no "clique aqui" do formulário, e contatar a Assessoria de Previsão Orçamentária da PROEC para verificar fluxo e demais trâmites que terá de realizar com a FAP e Setor Administrativo do Campus. Contato:  planilha.proex@unifesp.br  - Voip 8826.

Como credenciar uma ação