Campus Diadema • Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas
Câmara de Extensão Diadema

3_caec.png 

SOBRE O PROGRAMA 

O programa de Extensão Cientista por um Dia visa tornar conhecida as ações do campus Diadema na região. Para isso, ele oferece um programa de visitas pré-agendadas para escolas da educação básica, públicas e privadas, onde os(as) estudantes podem interagir com a cultura científica por meio de atividades investigativas, experimentais e lúdicas, nas áreas de Biologia, Física, Química e Matemática, nos laboratórios da universidade.

Desde o ano de 2017 este programa já recebeu mais de 3000 alunos e professores de educação básica para realizarem atividades nos laboratórios, produzidas e implementadas pelos estudantes de graduação da Unifesp.

Ter contato com a universidade e, mais do que isso, ter a possibilidade de realizar atividades experimentais em um laboratório, tem sido uma experiência enriquecedora para os estudantes da educação básica e uma experiência formativa significativa para os estudantes de graduação. As visitas têm possibilitado a vivência das atividades possibilitam a aprendizagem de conceitos científicos, além de vislumbrarem as diversas perspectivas científicas que existem no nosso dia a dia. Além disso, as visitas permitem que os estudantes conheçam a universidade pública, e reconheça-a como possibilidade para a continuidade de seus estudos.

 

  PROJETOS DO PROGRAMA 

 

Aprendendo Biologia na Unifesp

A extensão universitária tem proporcionado uma aproximação da Universidade de diversos setores da sociedade, sendo uma destes a comunidade escolar da educação básica. Professores e alunos do Ensino Fundamental e Médio, através da participação em projetos e programas de extensão, experimentam novos modos e contextos educativos, que possibilitam diferentes abordagens pedagógicas. O projeto Aprendendo Biologia na Unifesp visa promover uma espaço de visitas de estudantes da educação básica para aprenderem Biologia em um laboratório da universidade, mediante a vivencia de atividades práticas experimentais


Coordenadora: Profa. Dra. Ana Maria Santos Gouw
E-mail: ana.gouw@unifesp.br

Vice-Coordenador: Prof. Dr. Renato Barboza

E-mail: renato.barboza@unifesp.br

 

ALGUMAS ATIVIDADES EXPERIMENTAIS - BIOLOGIA/QUÍMICA

 

Lâmpada de Lava


Sinopse e Organizador do Material:


Este vídeo foi produzido durante o programa de extensão Cientista por um Dia, no ano de 2021, como parte das atividades de curricularização da extensão.

Sinopse: Neste vídeo, inicialmente são abordados conceitos de solubilidade, mistura, densidade e reação química e, posteriormente, é investigado acerca das diferenças de misturas homogêneas e heterogêneas, bem como o motivo de a água não se misturar com o óleo e o funcionamento do detergente.

Organizador do Material: Alexandre Monteiro de Camargo, bolsista Pibex 2021.

Digestão dos alimentos

Transformações químicas - oxirredução

Chuva ácida

Corrosão


Entendendo a densidade em nosso dia a dia

 

Sistema locomotor

Sinopse e Organizador do Material:


Este vídeo foi produzido durante o programa de extensão Cientista por um Dia, no ano de 2020, como parte das atividades de curricularização da extensão.

Sinopse: Neste vídeo, é demonstrado como um corpo se movimenta e quais estruturas responsáveis por sua movimentação, para que posteriormente seja investigado acerca do controle do movimento em determinadas partes do corpo, além das funções que os ossos, articulações, músculos e sistema nervoso exercem na produção do movimento.

Organizador do Material: Anderson Ricardo Júnior da Rocha Silva, bolsista Pibex 2020.

Corrida brilhante

Seleção natural

Sinopse e Organizador do Material:

Este vídeo foi produzido durante o programa de extensão Cientista por um Dia, no ano de 2020, como parte das atividades de curricularização da extensão.

Sinopse: Este vídeo é realizado com o intuito de que os estudantes compreendam de que forma o ambiente atua selecionando os organismos mais adaptados a sobreviverem e se reproduzir. Para tal, o experimento é realizado utilizando diversos pegadores e grãos. Alem disso, são discutidos questões como a adaptação de organismos ao ambiente em que vivem e como essas adaptações surgiram, bem como o conceito de seleção natural e como ela está relacionada com a evolução biológica dos seres vivos.

Organizador do Material: Anderson Ricardo Júnior da Rocha Silva, bolsista Pibex 2020.

 

Fermentação alcoólica

Sinopse e Organizador do Material:

Este vídeo foi produzido durante o programa de extensão Cientista por um Dia, no ano de 2020, como parte das atividades de curricularização da extensão.

Sinopse: Este vídeo tem o intuito de investigar o processo de fermentação alcóolica, bem como verificar seus produtos finais, além de verificar a transformações químicas a partir da fermentação. Para tal, é investigado acerca das condições ideais para que a fermentação ocorra. Espera-se que os alunos discutam e investiguem as reações químicas geradas através do processo de fermentação alcoólica, as condições ideais para que ela ocorra bem como sua sua importância econômica e  biológica.

Organizador do Material: Anderson Ricardo Júnior da Rocha Silva, bolsista Pibex 2020.

Osmose em ovos crus de codorna


DNA: conhecendo o que todos os seres vivos compartilham

Reprodução sexuada das Angiospermas

Quais tipos de células possuem peroxissomos?

Fermentação alcoólica e termoquímica: uma proposta interdisciplinar

Osmose na Batata

Transporte de água nas plantas

 

Cola derivada do leite

Sinopse e Organizador do Material:


Este vídeo foi produzido durante o programa de extensão Cientista por um Dia, no ano de 2021, como parte das atividades de curricularização da extensão.

Sinopse: Neste vídeo o intuito é produzir uma cola a partir do leite e refletir coletivamente sobre os materiais poliméricos presentes nos alimentos, como a caseína e suas propriedades físico-químicas. Para tal, são investigadas questões como os impactos da indústria de adesivos ao meio ambiente, além dos componentes presentes nas colas produzidas industrialmente, se são danosos ao meio ambiente e os efeitos sociais e ambientais do consumo sem crítica. Espera-se que os alunos sejam capazes de compreender o fenômeno.

Organizador do Material: Alexandre Monteiro de Camargo, bolsista Pibex 2021.

Pulmão artificial

Sinopse e Organizador do Material:

Este vídeo foi produzido durante o programa de extensão Cientista por um Dia, no ano de 2020, como parte das atividades de curricularização da extensão.

Sinopse: Este vídeo tem o intuito de demonstrar aos estudantes uma simulação do funcionamento do pulmão humano durante o processo de inspiração e expiração realizado pelo sistema respiratório, através da confecção de um modelo de pulmão artificial. Para tal, são investigadas questões como: 1) a forma que ocorre o movimento dos pulmõesque e 2) o significado de inspiração e expiração. Espera-se que os alunos simulem como partes do sistema respiratório funcionam para melhor compreendê-lo, além de compreenderem que a respiração humana consiste em um processo contínuo de inspiração-expiração, envolvendo o sistema respiratório.

Organizador do Material: Anderson Ricardo Júnior da Rocha Silva, bolsista Pibex 2020.

A esponja de aço contém ferro?

Sinopse e Organizador do Material:

Este vídeo foi produzido durante o programa de extensão Cientista por um Dia, no ano de 2020, como parte das atividades de curricularização da extensão.

Sinopse: Neste vídeo é investigado acerca da constituição da matéria e a formação de substâncias a partir de reações de oxidação, introduzindo aspectos relativos ao cotidiano. Para tal, são investigadas questões como o motivo da mudança de coloração na solução com refrigerante, a adição de água oxigenada, além da diferença entre os íons de ferro existentes e o fenômeno da oxidação. Espera-se que os alunos consigam  identificar se a composição de uma esponja de aço contém ferro e o que ocorre com ela na presença de determinados produtos. 

Organizador do Material: Sabrina Rodrigues, bolsista Pibex 2020. 

Combustão no copo



 

Reação de Oxidação da glicerina


Sinopse e Organizador do Material:


Este vídeo foi produzido durante a Unidade Curricular Experimentação no Ensino de Química, no ano de 2022, como parte das atividades de curricularização da extensão. (Curso de Ciências, Universidade Federal de São Paulo).

Sinopse: Neste vídeo, inicialmente são abordados conceitos de termoquímica, entalpia e reação exotérmica. Após a explicação dos conceitos iremos observar a liberação de calor através de uma reação de permanganato de potássio e glicerina.

Organizador do Material: Pedro Henrique dos Santos, bolsista Pibex 2022.

Link de Acesso: Em breve

Produção de gás carbônico


Sinopse e Organizador do Material:


Este vídeo foi produzido durante a Unidade Curricular Experimentação no Ensino de Química, no ano de 2022, como parte das atividades de curricularização da extensão. (Curso de Ciências, Universidade Federal de São Paulo).

Sinopse: Neste vídeo, inicialmente são abordados conceitos de termoquímica, entalpia e reação endotérmica. Após a explicação dos conceitos iremos observar a produção de gás carbônico como produto da reação.

Organizador do Material: Pedro Henrique dos Santos, bolsista Pibex 2022.

Link de Acesso: Em breve

 

 

 PODCASTS SOBRE FAKE NEWS - QUÍMICA, BIOLOGIA E FÍSICA

 

EPISÓDIO 1 - ALIMENTOS ALCALINOS COMBATEM A COVID-19? (QUÍMICA)

SINOPSE

Será que tudo que está por aí é verdade? O grupo do WhatsApp sempre mostra informações verdadeiras? Bora conversar um pouco sobre noticias compartilhadas nas redes sociais e a química de verdade por trás delas.

EPISÓDIO 2 - AS SUBSTÂNCIAS DA VACINA DO COVID-19 QUE OCASIONAM ALZHEIMER E FIBROMIALGIA (BIOLOGIA)

SINOPSE

Discussão sobre as notícias falsas sobre o desenvolvimento da vacina do covid-19. Informações e detalhes de como está sendo o processo, a fim de imunizar a população brasileira.

EPISÓDIO 3 - EU DEVO TER MEDO DE ME VACINAR? (BIOLOGIA)

SINOPSE

Vamos conversar um pouco sobre vacinas, como elas agem no nosso corpo e porque não devemos acreditar nas informações falsas disseminadas pelo movimento antivacina. Divulgaremos informações respaldadas cineticamente através de artigos científicos e informações de órgãos de saúde e especialistas.

EPISÓDIO 4 - SORRIA! VOCÊ ESTÁ SENDO ENGANADO (BIOLOGIA)

SINOPSE

No episódio "Vai uma Cloroquina aí?" do nosso podcast vamos trazer informações sobre o uso indevido de medicamentos como cloroquina e hidroxicloroquina no tratamento da Covid-19. Esses medicamentos não possuem eficácia comprovada no combate à doença e, em contrapartida, trazem efeitos adversos e prejudiciais aos pacientes. Reforçamos durante o podcast a importância de buscarmos fontes seguras para nos informarmos sobre as notícias que estão circulando nas redes, antes de compartilhar as mesmas e disseminar fake news por aí. Fique ligado!

EPISÓDIO 5 - RADIAÇÃO NOSSA DE CADA DIA: TERMÔMETRO INFRAVERMELHO CAUSA CÂNCER? (QUÍMICA)

SINOPSE

Duas colegas se encontram na cafeteria e levantam uma questão. Quando percebem que não encontraram nenhuma resposta para entender melhor aquilo. Resolvem ir atrás da professora na sala de aula!

EPISÓDIO 6 - A VACINA DE RNA MENSAGEIRO CONTRA A COVID-19 ALTERA O MEU DNA? (BIOLOGIA)

SINOPSE

Neste podcast vamos falar sobre vacinas e sobre uma fake news que está circulando sobre os efeitos da vacina contra a COVID-19 no nosso corpo.

EPISÓDIO 7 - USAR MÁSCARA TE MATA... EU VI NO WHATSAPP (BIOLOGIA)

SINOPSE

Nesse episódio desmentidos a "fake news das máscaras" e falamos um pouco sobre fake news e legislação.

EPISÓDIO 8 - AS FAKE NEWS, O ÁLCOOL E A COVID-19 (BIOLOGIA)

SINOPSE

Neste episódio único para a Unidade Curricular Práticas Pedagógicas II, Felipe Guimarães e Miguel Rubio, da trajetória de Biologia do curso de Ciências da UNIFESP campus Diadema, trazem o jornalista e professor Fernando Geronazzo para um questionamento sobre a natureza das notícias falsas, as fake news, com foco em uma em particular: o consumo de álcool protege contra a COVID-19; e trazem ciência para o ataque às fake news.

EPISÓDIO 9 - COVID-19 É TRANSMITIDA POR UMA BACTÉRIA E SUA TRANSMISSÃO É AMPLIFICADA PELO 5G? (BIOLOGIA)

SINOPSE

“Médicos alemães descobriram que mortes por coronavírus são causadas por uma bactéria e que a Covid-19 é amplificada pelo 5G". Nesse podcast trataremos os conceitos científicos para desmistificar essas (des) informações que são amplamente compartilhadas nas redes sociais.

EPISÓDIO 10 - MACACOS LADRÕES, MICROCHIPS E OUTRAS NOTÍCIAS (BIOLOGIA)

SINOPSE

Neste episódio desmentimos a notícia falsa de que Bill Gates estaria planejando implantar microchips através da vacina da covid. Além disso, explicamos de uma forma simples e didática sobre o que é uma vacina e como ela funciona.

EPISÓDIO 11 - PODCAST DA MASSA: O DIÓXIDO DE CLORO PODE PREVENIR E CURAR COVID-19? (QUÍMICA)

SINOPSE

Podcast criado para abordar temas pertinentes ao nosso cotidiano com uma abordagem científica e acessível, voltado para o ensino de química.

EPISÓDIO 12 - O QUE TENHO EM CASA PODE ME SALVAR DO COVID? (BIOLOGIA)

SINOPSE

Alertando você contra as receitas caseiras que não são a cura pro vírus mais temido do momento.

EPISÓDIO 13 - CHÁ QUE CURA A COVID? (BIOLOGIA)

SINOPSE

Olá! Esse podcast pertence à Unidade Curricular Prática Pedagógica II, do curso de Licenciatura em Ciências, da Universidade Federal de São Paulo. Ele foi elaborado pelos discentes Lucas Vivot e Veridiana Bitencourt. Vamos falar de Ciências!

EPISÓDIO 14 - VITAMINA D E A COVID-19 (BIOLOGIA)

SINOPSE

Tratamos da fake news que relaciona a vitamina D como um possível tratamento para a Covid-19.

EPISÓDIO 15 - MÁSCARAS FAZEM MAIS MAL DO QUE BEM? (FÍSICA)

SINOPSE

Gostaríamos de fazer um agradecimento especial ao Fernando J. Guilger, mestrando do programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, por ter ajudado ao grupo com algumas informações da área da saúde.

EPISÓDIO 16 - ÁLCOOL OU VINAGRE? QUAL SUBSTÂNCIA TEM MAIOR AÇÃO ANTIBACTERIANA  (BIOLOGIA)

SINOPSE

Nesse episódio desmentiremos a fake news que afirma que o vinagre é um agente antibacteriano melhor que o álcool.

EPISÓDIO 17 - FAKE NEWS DIÓXIDO DE CLORO (QUÍMICA)

SINOPSE

Assunto importante sobre o que andou circulando sobre o uso de ClO2.

  

 

 

 

       

© 2013 - 2024  Universidade Federal de São Paulo - Unifesp

Câmara de Extensão e Cultura • Campus Diadema

Funcionamento presencial somente às quartas. Remoto no restante dos dias.
Avenida Conceição, 515 - 2° Andar - Em frente à Sala 28 - Centro, Diadema - SP
Telefone: (11) 4044-0500 - Ramal 3465

                              

  

 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO Pró-Reitoria de Extensão Campus Diadema   Programa de Extensão Centro Aprendiz de Pesquisador Diadema  

CientistasPorUmDia
Acessos: 6143

© 2013 - 2024  Universidade Federal de São Paulo - Unifesp

Câmara de Extensão e Cultura • Campus Diadema

Funcionamento presencial somente às quartas. Remoto no restante dos dias.
Avenida Conceição, 515 - 2° Andar - Em frente à Sala 28 - Centro, Diadema - SP
Telefone: (11) 4044-0500 - Ramal 3465