A Cátedra Sustentabilidade, em parceria com a Rede Paulista de Educação Ambiental (REPEA), com a Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental de São Paulo (CIEA=SP) e com a Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura da Paz (UMAPAZ) organizou e realizou nos dias 30 e 31 de julho de 2022, a IV Encontro Paulista de Educação Ambiental.

O público de mais de 300 participantes nos dois dias de evento,  vindos de diversas partes do Estado de São Paulo, foi composto por educadores/as ambientais, estudantes, lideranças comunitárias, professores/as, pesquisadores/as, representantes de organizações da sociedade civil, profissionais de educação ambiental (formais, não formais e informais), agentes de saúde, profissionais da área ambiental de instituições públicas e privadas, profissionais da segurança pública, sindicatos, associações e outros interessados, e puderam trocar experiências e informações sobre os projetos que vêm executando, bem como se atualizar sobre o andamento da aprovação de políticas públicas na área.

A programação contou com a realização de atividades de integração, com as danças circulares e a yoga coletiva, além de um convescote colaborativo, celebração com alimentos trazidos pelos/as participantes (Mesa da Partilha) que abriu o encontro.

Em seguida, as redes pré-inscritas, que compõem a malha da REPEA, fizeram uma explanação de 10 min sobre seu histórico, território de atuação, quem atua e ações. A Construção do Programa Estadual de Educação Ambiental (ProEEA), seu conteúdo e atualização sobre os tramites de aprovação, também foi tema do encontro, com a apresentação da minuta elaborada pela CIEA-SP que atualmente está em análise pelo governo estadual.

O Prof. Zysman Neiman, coordenador do Encontro, apresentou uma breve explanação sobre os documentos orientadores da Educação Ambiental no Brasil: Tratado de EA, PNEA, DCNEA e ProNEA. Os participantes foram divididos em 3 grupos de trabalho, o primeiro para debater e elaborar um manifesto pela rápida aprovação do ProEEA, outro para fazer a sistematização e iniciar a organização do próximo, e um terceiro para fazer a Revisão da Carta de Princípios da REPEA. Todos os documentos resultantes desses três grupos foram aprovados em plenária final, após a qual o evento foi encerrado.

Para encerrar, ocorreram atividades de confraternização entre os participantes.

Confira as fotos.