QuOFaC - Desvendando a química orgânica dos fármacos e cosméticos

A cidade de Diadema contempla um importante polo industrial da Região Metropolitana de São Paulo. Dentre as principais atividades, as indústrias farmacêutica, farmoquímica e cosmética se destacam devido a grande oferta de emprego. Essa região concentrava, em 2019, cerca de 67% do emprego da indústria paulista de produtos farmacêuticos e farmoquímicos, representando 69% do "Valor de Transformação Industrial" gerado pelo setor no Brasil, com faturamento da ordem de 150 milhões. Por outro lado, a indústria de cosméticos, impulsionada por ações locais, é o setor que mais gera empregos em Diadema. Dada a importância e o desenvolvimento destes dois setores industriais para a cidade, este projeto tem como objetivo principal promover a divulgação científica, por meios digitais, através de vídeos, postagens em redes sociais, elaboração de sites e/ou blogs, sobre as formulações químicas de fármacos e cosméticos, com ênfase nos componentes orgânicos presentes, tendo como público-alvo pessoas envolvidas com formulações cosméticas e farmacêuticas nas indústrias de Diadema e região, estudantes e docentes do curso de Tecnologia em Cosméticos da FATEC-Diadema, bem como consumidores e interessados em produtos cosméticos e farmacêuticos. A área da Química Orgânica se encarregará de criar um portal onde estarão agrupadas as redes sociais e sites onde serão veiculadas as produções dos graduandos. O link para o portal será veiculado nos sites da UNIFESP, da FATEC-Diadema, do SENAI e da Sociedade Brasileira de Química (SBQ). Os estudantes dos cursos de química e química industrial serão os responsáveis pela captação das informações a respeito de "moléculas alvo" e pela preparação do material de divulgação do projeto, o qual abordará características físicas, estruturais, preparações, curiosidades e a importância dos compostos envolvidos nas formulações de fármacos e cosméticos.

Objetivos Específicos:
 - Estabelecer diálogo com os setores farmacêutico de cosméticos de Diadema e arredores, visando a elaboração e divulgação conteúdos acerca de características físicas, estruturais, preparações, curiosidades e a importância das de moléculas orgânicas envolvidas nas formulações de cosméticos e farmacêuticos, os quais serão veiculados nos sites e redes sociais agrupados no Portal da Química Orgânica.
-   Orientação de estudantes de química e química industrial para a criação de conteúdo digital, incluindo vídeos, material eletrônico, sites e blogs para a promoção da divulgação científica;
- Supervisão do conteúdo digital gerado pelos(as) estudantes;
- Supervisionar a interação dos(as) estudantes com o público alvo, mediante monitoramento dos questionamentos, comentários, críticas e sugestões dadas pelos usuários das plataformas digitais onde os conteúdos produzidos serão veiculados.
- Elaboração de relatórios de acompanhamento do projeto.

METODOLOGIA:
1) Seleção dos princípios ativos a serem abordados; sugere-se que um tema seja abordado em UC´s de termos pares e o outro em UC´s de termos ímpares;
2) Seleção do tema a ser abordado referente aos cosméticos: moléculas orgânicas que conferem características do aroma; componentes que conferem cor ao cosmético; componentes que conferem textura ao cosmético; componentes responsáveis pela ação de proteção solar, entre outros;
3) Tema abordado referente aos princípios ativos: escolha da molécula para duas abordagens principais: abordagem estrutural - grupos funcionais, propriedades físico-químicas, polaridade, solubilidade, conformações, estereoquímica, isomeria, etc;
4) Para qualquer tema - Seleção de qual aspecto do tema abordado receberá maior atenção: moléculas orgânicas, reações orgânicas, técnicas de extração, purificação e caracterização de compostos orgânicos, etc;
5) Destacar e conscientizar os estudantes de que a abordagem interdisciplinar nos conteúdos produzidos é importante, pois toda a UNIFESP poderá consumir este conteúdo, bem como Diadema e região;
6) Elaboração de um plano de trabalho com tudo que será abordado pelos estudantes no início de cada semestre;
7) Correção e análise do conteúdo de química elaborados;
8) Acompanhamento e análise crítica da produção de vídeos, esquemas, imagens e textos;
9) Publicação nos meios digitais que serão criados para a divulgação científica dos trabalhos;
10) Divulgação do conteúdo para que alcance o público alvo visando contribuir com a divulgação científica correlacionando a importância dos cursos de química em Diadema;
11) Acompanhamento dos dados de acesso e visualizações dos vídeos e/ou postagens;
12) Criação de canais entre os sujeitos ativos e o público, como por exemplo: blogs, chats, redes sociais, etc.
13) Agendamento de visitas técnicas de estudantes nas indústrias de Diadema.

Esperamos que este projeto de extensão contribua para a formação dos alunos no âmbito da capacidade de correlação entre os conteúdos teórico-experimentais estudados com a formulação e processos de fabricação de produtos farmacêuticos, farmoquímicos e cosméticos produzidos nas indústrias localizadas na cidade de Diadema. Deste modo, na perspectiva de valorizar a produção industrial em Diadema espera-se que os estudantes desenvolvam um trabalho de pesquisa na escolha de alguns produtos comercializados e apliquem os conhecimentos de química orgânica para explorar vários aspectos dos produtos.
Esperamos que a divulgação dos resultados deste projeto de extensão contribua para aproximar a universidade pública da população em geral, por meio do emprego de linguagem acessível ao público alvo, desde o consumidor até os empregados dos setores envolvidos

Coordenação: THIAGO ANDRE MOURA VEIGA
Contato: tveiga@unifesp.br